Vale a pena fazer um Mestrado no exterior?

Blog Português (Brasil)

Depois de uma graduação ou de alguns anos de experiência no mercado de trabalho, é natural que o profissional busque formas de renovar seus conhecimentos. E, para aprimorar o currículo com uma experiência de peso, voltar a estudar fora do país é uma das melhores opções para este fim. Programas de extensão, MBAs e cursos de curta duração são populares, mas o mestrado tem ganhado cada vez mais espaço no planejamento de muitos alunos.

Oferecido por diversas universidades renomadas em todo o mundo, esta linha de estudo gera profissionais competitivos para o mercado: a disciplina exigida e o tempo de duração de um mestrado realmente fazem toda a diferença no aprendizado. Para quem deseja ingressar na vida acadêmica, ele também sai na frente como o melhor investimento a ser feito.

Considera fazer um mestrado no exterior, mas ainda se sente inseguro sobre a decisão? Não se preocupe. Este artigo mostra exatamente por que esta vivência vale a pena.

O profissional cria uma nova visão de sua área de atuação

Sem dúvidas, qualquer experiência que envolva estudar fora amplia muitos horizontes na vida de um profissional. Contudo, fazer um mestrado no exterior direciona um pouco melhor esta percepção para a área em que ele atua ou que pretende lecionar. A organização, o cotidiano e a própria estrutura de uma universidade no exterior possibilitam o contato mais aprofundado com uma formação acadêmica e cultural bem diferente da nossa.

Através dela, o estudante consegue fazer uma análise precisa a respeito do mercado brasileiro, o que contribui bastante para seu amadurecimento na carreira. Além disso, ele fica mais consciente a respeito dos problemas, dos atrasos e das possíveis soluções que fomentam o atual cenário do Brasil. Essas concepções são o ponto de partida para uma visão inovadora, lúcida e perspicaz, que pode mudar muita coisa em um setor quando for colocada em prática por alguém que estudou muito a respeito.

A descoberta de novas linhas de pesquisa em um mestrado no exterior é enriquecedora

Com um mestrado no exterior, o estudante aprende novos protocolos, linhas e métodos de pesquisa. Para completar, consegue discutir com especialistas técnicas já conhecidas, mas por uma perspectiva totalmente diferenciada. Esse aprendizado agrega uma bagagem muito interessante ao profissional, que desenvolve suas habilidades de pesquisa e se transforma em alguém mais intuitivo e curioso.

Durante essa trajetória, ele pode se deparar com conceitos, ciências e tecnologias ainda não aplicadas ou desconhecidas em nosso país. Ou, para somar, descobre novos usos para o que já é utilizado recentemente por aqui. Em suma, o mestrado é uma fonte enriquecedora para quem tem vontade de saber mais e realmente aplicar o que foi aprendido. É um período para descobertas, tanto do novo, quanto de como fazê-lo funcionar dentro de determinados contextos.

Contatos profissionais são responsáveis por abrir muitas portas

Não há como medir a dimensão de um networking desenvolvido com a ajuda de um mestrado no exterior. A experiência abre muitas portas para colaborações, intercâmbios e novos projetos de pesquisa de grande visibilidade, pois além do relacionamento estabelecido com colegas, a aproximação dos professores, mestres e docentes em geral costuma ser intensa.

Estar conectado a essas pessoas também é uma maneira de se informar sobre novas oportunidades de titulações acadêmicas no exterior e explorar campos de estudo diferentes, mas que ainda se adequem à área que foi escolhida. E, se a intenção for prosseguir atuando em uma antiga função, chances de indicações e recomendações em grandes empresas podem sempre surgir.

A proficiência do idioma é outra habilidade muito bem desenvolvida

Estudar e viver no exterior exige que a capacidade de comunicação em outra linguagem seja sempre aperfeiçoada. A base diária de convivência e o contexto cultural do país contribuem muito para que isso aconteça, mas o mestrado intensifica um pouco mais o aprendizado.

Afinal, são dezenas de aulas assistidas no idioma em questão, com expressões e termos técnicos e muitas referências específicas. A habilidade melhora ainda mais pela necessidade da escrita: escrever teses, projetos, redações e demais trabalhos pedidos pela grade curricular é um desafio constante e que proporciona resultados incríveis na proficiência da língua.

A motivação para os estudos aumenta cada dia mais

Ao realizar um mestrado no exterior, tudo será novidade. Aulas, professores, colegas e a própria instituição. Mudar de ares passa a ser, então, uma motivação ainda maior para estudar e impulsiona a produtividade de forma significativa. Por ser um ambiente tão diferente, é difícil ficar acomodado e não se interessar pelas inúmeras oportunidades que surgem pelo caminho.

É normal também que uma vontade subconsciente de se destacar e causar uma boa impressão apareça. Não necessariamente para se sobressair a outros estudantes e sim para fazer a vivência em uma instituição de outro país ser válida. A dedicação cresce cada dia mais e, em pouco tempo, acaba por refletir positivamente na postura e nas conquistas profissionais do aluno.

A internacionalização do currículo se torna um diferencial para conseguir novas oportunidades de trabalho

Muitas empresas e instituição de ensino priorizam profissionais com formação internacional em determinados casos. Portanto, o mestrado no exterior acrescentará uma força a mais ao currículo e mostra que o candidato consegue se adaptar às mais diversas situações e localidades ao redor do mundo. Ter esta experiência de intercâmbio fornece ao estudante habilidades que, no Brasil, talvez não sejam edificadas tão profundamente.

O upgrade no currículo é inegável e ele leva também à construção de uma carreira de sucesso seja em qual área for. A organização contratante também lucra com isso, pois integra em seu corpo de colaboradores mais um profissional altamente qualificado para trazer uma atuação fresca e visionária até seus processos.

Pronto! Se havia alguma dificuldade na decisão de fazer um mestrado no exterior, ela provavelmente foi sanada diante de tantos pontos positivos. Nunca é tarde para obter seu diploma e esta experiência vale a pena sim, desde que o estudante esteja realmente disposto a enfrentar desafios e se superar pessoal e profissionalmente.

É o seu caso? Então comece a se planejar e aproveite para contar aqui nos comentários para qual país deseja ir e o que pretende estudar. Participe!