Vale a pena fazer um curso de curta duração no exterior?

Blog Português (Brasil)

O mundo dos negócios requer bons conhecimentos e uma visão ampla de mercado. Por isso, muitos profissionais optam por estudar fora para aperfeiçoar o currículo. Contudo, por vezes, a falta de tempo se torna um impasse: como conciliar compromissos no Brasil durante todo um período? Se este é o seu caso, não se preocupe.

Os intercâmbios com duração de um ou dois anos são mesmo muito populares. Mas, para que estudantes com menos disponibilidade de permanência não desistam deste sonho, agências e instituições de ensino já oferecem hoje cursos com menor duração. Portanto, nada de adiar os planos! Se este item está em seu projeto de carreira, este será um excelente caminho a ser seguido.

Mas, se você ainda quer ter a certeza de que vale mesmo a pena fazer um curso de curta duração no exterior, leia este artigo. Com suas dúvidas sanadas, investir nesta alternativa será muito mais seguro e assertivo. Confira!

Por que vale a pena fazer um curso de curta duração no exterior?

Mesmo que esta seja uma experiência rápida, ela será intensa. Assim como todo tipo de intercâmbio, você retornará ao Brasil muito diferente de como embarcou. Toda a experiência adquirida fora é valiosa, ainda que só dure 1 ou 2 semanas, e fará uma diferença enorme tanto em seu currículo quanto em sua atuação profissional.

Fazer um curso de curta duração no exterior requer disciplina. Afinal, será uma oportunidade para mergulhar decididamente em um novo aprendizado, inclusive no que diz respeito à língua. A maioria das aulas é ministrada em inglês, o que contribui bastante para que sua fluência atinja um nível elevado. Para completar, você terá acesso a uma extensa gama de vocabulário técnico, o que garante ainda mais profundidade no conhecimento acerca de seu setor de atuação.

Esses, sem dúvida, são os principais fatores que mostram como estudar fora por um período menor é extremamente válido. A disciplina adquirida em tão pouco tempo produz resultados incríveis, que refletem diretamente na adaptação a um novo ambiente de trabalho e na coragem e determinação para encarar os desafios constantes de qualquer profissão.

Quais são as principais vantagens deste tipo de programa?

Estudantes que escolhem fazer um curso de curta duração no exterior costumam ter uma imersão completa no assunto estudado. São cerca de 60 a 80 horas de atividades em uma carga horária que abrange teoria e prática. Além disso, as instituições que trabalham com este tipo de estudo oferecem total respaldo para que os alunos vivam de forma tranquila e segura. Este fator faz toda a diferença, pois somente através dele é possível tirar o máximo de aproveitamento da ocasião.

Outra vantagem de programas menores é que você não precisa deixar seus compromissos no Brasil de lado por muito tempo. Em um simples período de férias ou recesso, por exemplo, é possível investir neste projeto sem maiores preocupações. Se não for possível aproveitar essas datas, a negociação no trabalho ou na faculdade é mais fácil, justamente por não tomar um tempo tão longo que comprometa desempenho e responsabilidades.

Muitas pessoas pensam que quanto mais tempo você faz intercâmbio, mas barato é seu valor final. Mas lembre-se de colocar na balança suas metas e prioridades. No final das contas, você perceberá que a quantia gasta em um curso mais curto também vale a pena financeiramente e terá um retorno muito gratificante para seu bolso em um futuro próximo.

Por fim, considere que por ser mais rápido, o programa permitirá que você também ganhe mais desenvoltura e habilidades na área de estudo em muito menos tempo. Por ser mais exigente, o curso de curta duração dá aquele empurrãozinho para destravar conhecimentos mais enferrujados e também para absorver melhor todas as novidades que apresenta.

Quais cuidados são fundamentais para que a experiência valha a pena?

A infinidade de vantagens que fazer um curso de curta duração no exterior traz também vem acompanhada de alguns cuidados. Assim como toda experiência fora do país, é importante definir muito bem qual será o país de destino. Confira a época do ano em que você pode viajar e pesquise sobre condições climáticas, hábitos alimentares e atrações turísticas disponíveis, pois em seu tempo livre você também poderá tirar proveito dessas opções.

Pessoas com nível mais avançado do idioma apresentam um desempenho mais expressivo. Portanto, se seu curso de curta duração não tiver foco no aprendizado da língua, comece a treinar e estudar já no Brasil, para evitar muitas dificuldades de compreensão e se comunicar melhor com professores e colegas.

Por fim, por mais que o seu grande objetivo seja assistir aulas e aprender, não se restrinja somente ao ambiente escolar. Explore, passeie, abrace os costumes locais e conviva com o máximo de pessoas diferentes que puder. Construa um networking saudável para troca de ideias e experiências. Ter esse convívio social bem desenvolvido também faz diferença na vida pessoal e profissional, pode ter certeza.

Como escolher o curso certo para fazer?

Existem diversas opções de curso de curta duração no exterior. Você deve decidir o melhor para você conforme seus objetivos. Ele pode, inicialmente, ser focado no aprendizado da língua estrangeira, para que você tenha a proficiência adequada para ir além em seus estudos. Se você já tiver alcançado este patamar de forma satisfatória, pode então optar por grandes e famosas universidades que oferecem cursos profissionalizantes, especializações e programas de extensão.

Em geral, o processo seletivo para este tipo de curso é mais simples. Você precisa apenas comprovar a sua habilidade linguística, além de apresentar os documentos corretos para matrículas. Em alguns casos, uma simples prova final é suficiente para garantir que a sua matrícula seja fechada.

Não se esqueça de conferir as oportunidades para bolsas de estudos. Em cursos de menor período elas também são disponibilizadas e podem ser uma mão na roda para facilitar sua viagem em termos financeiros. Estudar no exterior por tempo curto não é difícil. Basta dedicação, foco e, é claro, muito interesse por todo o contexto que será vivenciado.

Portanto, a resposta para a pergunta inicial deste post é: sim, vale a pena fazer um curso de curta duração no exterior. Que tal começar a planejar o seu agora mesmo? Aproveite e deixe aqui nos comentários quais são seus objetivos e aonde você deseja estudar. Queremos saber qual será a sua experiência!