Vale a pena estudar fora?

Blog Português (Brasil)

Em um mercado de trabalho tão competitivo, é importante dar muita atenção às escolhas relacionadas à formação acadêmica. Hoje, os cursos, diplomas, certificados e conhecimentos específicos fazem toda a diferença na hora de aperfeiçoar os talentos e conquistar um bom emprego. Por isso, dedicar um período para estudar no exterior é a meta de muitas pessoas que buscam por maior garantia de ter sucesso na carreira.

Esta decisão, porém, envolve diversas outras questões, como o investimento financeiro, a distância da família e dos amigos e a adaptação a novos hábitos e costumes. Além disso, a dedicação ao aprendizado precisa ser ainda maior, pois as aulas e conteúdos são comumente em outro idioma. Mas ainda que estas dificuldades apareçam pelo caminho, também existem muitos benefícios que contribuem tanto para o crescimento profissional, quanto pessoal.

Se você se pergunta se vale mesmo a pena estudar fora, pode tirar suas dúvidas na leitura do artigo de hoje: além de descobrir que a resposta é “sim” — em alto e bom som — também vai perceber detalhadamente todos os motivos que fazem esta oportunidade ser uma experiência incrível e inesquecível. Confira!

Você estuda nas melhores instituições de ensino do mundo

Basta uma rápida pesquisa para descobrir que as universidades norte-americanas estão entre as melhores do mundo. Ou seja, estudar fora e escolher os Estados Unidos como destino, por exemplo, proporciona um grande prestígio para qualquer estudante. Mas esta não é a única vantagem. Em geral, as instituições de ensino de outros países oferecem formação simultânea em mais de uma área.

Ou seja, ao estudar fora e ingressar na vida acadêmica do país, não é preciso escolher o curso de imediato. É possível analisar as matérias disponíveis com mais calma, identificar as de maior interesse e estudá-las primeiro. Após esta formação inicial, a grade poderá ser redirecionada para seu curso de preferência, e você estará muito mais preparado para encarar o desafio.

Não se pode deixar de lado o fato de que as melhores instituições de ensino também contam com os melhores professores do mundo. Você terá o privilégio de estudar com muitas pessoas renomadas da sua área, inclusive com os líderes de empresas de sucesso, startups inovadoras e autores de grandes livros, que com certeza serão referência para qualquer estudante.

Sua rede de contatos será global ao estudar fora

Como você sairá do Brasil para estudar fora, estudantes de todos os lugares do mundo terão a mesma iniciativa. Sendo assim, você poderá conhecer e conviver não só com pessoas do país em que escolheu estudar, mas também com outras mais diferentes culturas, línguas e hábitos, dos mais diferentes continentes.

Esses estudantes, mesmo que compartilhem com você interesses em comum, terão uma visão muito particular a respeito de diversos assuntos para contribuir com a forma que você enxerga certas questões também.

Algumas universidades, inclusive, são líderes em internacionalização. Isso significa que elas são especializadas em receber, abrigar e orientar alunos de nacionalidades variadas com o objetivo de formar uma rede cultural e intelectual extremamente rica e transformadora.

Com isso, esta é a melhor ocasião para que você possa construir um networking global, com estudantes e futuros profissionais da sua área e de áreas afins. Estabelecer um relacionamento com estas pessoas é uma maneira de agregar mais conhecimento, se manter atualizado com a evolução ao redor do mundo, e até mesmo conquistar oportunidades de estudar e trabalhar em outras localidades em um futuro muito próximo.

É possível se aperfeiçoar em um ou mais idiomas

Você só consegue real fluência em um idioma se puder usá-lo em seu cotidiano. E, para isso, estudar fora é uma das melhores opções. Todas as aulas serão no idioma do país escolhido, ou pelo menos a maioria delas, a depender do caso. E você terá que se acostumar ainda com os materiais didáticos, de pesquisa e os que são disponibilizados na biblioteca da instituição.

Será preciso participar de debates, palestras, mesas redondas e alguns trabalhos em equipe. Momentos totalmente oportunos para treinar a escuta e o vocabulário, e trazer desenvoltura na sua comunicação.

Se você já se considera fluente, não tem problema. Com tantos colegas de nacionalidades diferentes, pode aproveitar para estudar e aprender uma nova língua. Algumas universidades disponibilizam espaços para que esses cursos livres sejam ministrados livremente pelos alunos. Assim, eles podem treinar seus talentos docentes e também repassar conhecimentos.

Caso você queira uma certificação nos novos idiomas, é possível fazer provas específicas com datas pré-agendadas. Normalmente, a certificação tem validade de dois a cinco anos e pode ser renovada quando necessário, desde que o estudante refaça as provas. As certificações são valiosas para aproveitar em outras universidades e cursos, e também são exigidas por algumas empresas multinacionais que contratam colaboradores efetivos ou estagiários com base nas indicações das instituições de ensino.

A carga horária é mais flexível

Estudar fora requer muito esforço, concentração e dedicação para aumentar a produtividade. Contudo, as cargas horárias das instituições de ensino são muito mais flexíveis e, de acordo com sua organização financeira e disponibilidade, você poderá encurtar ou aumentar o prazo de estudos no país.

Se preferir passar mais algum tempo, os benefícios são ainda maiores. E você poderá aprender a gerir seu tempo e produzir mais, sem deixar de ter momentos de lazer.

No tempo livre, de acordo com seu programa acadêmico e visto, será possível ter experiências profissionais, acrescentar mais atividades extracurriculares ao currículo e ter mais tempo para a prática. É comum que as universidades ofereçam passeios e visitações às empresas e ainda preparem os alunos para participar de missões corporativas, onde a vivência no setor é muito mais intensa e o contato com grandes nomes do mercado será ainda maior.

Entretanto, depois de manter o foco e estudar, aproveitar essa flexibilidade da grade curricular é essencial. Portanto, será o momento perfeito para fazer passeios turísticos, participar de um tour gastronômico e conhecer outros lugares do país em pequenas e rápidas viagens. Esta será uma forma incrível de mergulhar na cultura local e facilitar a adaptação, pois é importante ter bagagem para trocar ideias com os colegas e professores.

Depois de ler este artigo, fica claro o quanto estudar fora vale muito a pena, certo? Então, não hesite! Comece a organizar suas economias, conversar com agências de intercâmbio, separar a documentação e pesquisar os valores de passagens e programas acadêmicos de seu interesse. Mas, principalmente, não desista de seus objetivos diante de imprevistos. Essa experiência é desafiadora, mas muito gratificante. E o reflexo que terá em sua vida profissional fará com que tudo seja muito compensatório mais tarde.

Você concorda com os itens que citamos aqui? Tem mais algum motivo pelo qual os estudos no exterior são incríveis e válidos? Deixe seu comentário abaixo e participe!