Quais são os melhores filmes para empreendedorismo?

Blog Português (Brasil)

Empreender é um desafio diário. Neste caminho profissional, é preciso investir na constante renovação de conhecimentos para alcançar objetivos e bater metas. Mas não é somente nos estudos que a ajuda para tais tarefas são encontradas. A inspiração para um bom trabalho também pode ser encontrada na ficção.

Não é à toa que o cinema mundial aposta frequentemente em produções sobre a vida e os méritos de grandes empreendedores. A experiência real dessas pessoas serve para abrir mentes e ampliar a visão de quem está do outro lado da tela e pretende lidar com o próprio negócio.

Além disso, existem também histórias baseadas em situações muito comuns neste tipo de mercado, com personagens fortes e lições muito importantes, que podem ser aplicadas no contexto de seu negócio. Ficou interessado? Então conheça agora mesmo os melhores filmes para empreendedorismo e tire um tempo para assisti-los!

Fome de Poder (The Founder, 2016)

Nesta produção, os irmãos McDonald’s já possuíam um negócio considerado como inovador. Contudo, não pensavam que expandi-lo seria uma boa ideia. Mas um visionário próximo insistiu por algum tempo a respeito da expansão, que incluía unidades em todo o território dos Estados Unidos. Os irmãos aceitaram, mas a jornada não foi nada fácil.

Em contrapartida, o novo sócio da dupla começa a se tentar eliminar ambos de todos os processos envolvidos no projeto. Repleto de exemplos positivos e negativos, Fome de Poder atua como um alerta a respeito de diversos pontos importantes para o empreendedorismo: fechamentos de contratos com pessoas desconhecidas e estratégias de negociação são os principais.

E é a partir de todos esses fatores que a trajetória de sucesso da conhecida cadeia de fast food começou a tomar forma. Hoje, o McDonald’s é conhecido como um verdadeiro império no setor alimentício e movimenta milhões de consumidores por todo o mundo.

Joy: o nome do sucesso (Joy, 2015)

Tido como um dos melhores filmes para empreendedorismo baseado em uma história real, Joy: o nome do sucesso também é um excelente exemplo para mulheres empreendedoras. O filme conta a respeito da vida de Joy Mangano, uma mulher criativa que precisa enfrentar inúmeros problemas familiares.

Mesmo diante de todos os impasses da rotina ela inventa um esfregão de limpeza milagroso. Em pouco tempo o produto se torna um fenômeno de vendas, e a estrutura de seu negócio começa a se desenvolver de forma próspera e lucrativa.

Conforme a produção cinematográfica relata, Joy conseguiu vender 18 mil esfregões durante a sua primeira aparição na televisão. Uma de suas maiores características era o carisma, que pode mesmo trazer mesmo resultados surpreendentes até hoje, em um mercado tão competitivo como o atual.

À procura da felicidade (The Pursuit of Happiness, 2006)

Para quem quer empreender, a motivação deve se fazer presente em todas as etapas do processo. Por isso, se você precisa de um incentivo a mais para se sentir entusiasmado, precisa assistir À procura da felicidade. De forma emocionante, o personagem Chris Gardner enfrenta muitas dificuldades e desafios para tentar melhorar não só sua vida, mas também a de seu filho pequeno.

O primeiro passo para isso é um estágio que ele consegue em uma empresa bastante prestigiada. O problema é que o trabalho não é remunerado e, neste meio tempo, Chris é despejado de seu apartamento e fica sem ter onde morar. Ele e a criança passam por vários abrigos, mas o protagonista jamais perde o empenho e a determinação de se fazer reconhecido como profissional.

O empreendedor que inspirou o filme tem uma frase marcante, que segundo ele, direcionou todo seu caminho: “não aceite o plano B”. Segundo Chris, você deve mirar em seu verdadeiro sonho e seguir firme em busca dele, sem desistir diante das complicações que surgirem. Uma verdadeira lição não só de empreendedorismo, mas também de vida.

Jobs (Jobs, 2013)

É inegável o fato de que Steve Jobs é a referência favorita da maioria dos empreendedores ao redor do mundo. Em 1976, ele abandonou a faculdade, juntou-se a um amigo e começou o que seria uma significativa revolução tecnológica. A invenção do computador Apple 1 ocorreu na garagem dos pais de Steve Jobs e se transformou em uma empresa que realmente mudou o mundo.

Todo o projeto é retratado nesta produção, sem dúvida alguma, é um dos melhores filmes para empreendedorismo dos últimos anos. Embora o gênio da Apple não hesite em passar por cima de pessoas e situações para levar seus negócios em frente, há também muitas mensagens positivas e úteis para a vivência profissional.

Durante a narrativa, é fácil perceber que existe uma grande fixação pelo perfeccionismo e também pelo domínio sobre a empresa. Jobs é movido por sua grande paixão pelo trabalho, e é ela que se torna a essência de tudo o que produz. A visão estruturada que sua empresa recebeu desde os primórdios na garagem também deve ser bem absorvida, pois apresenta uma gama variada de acertos e inspirações.

Walt antes do Mickey (Walt before Mickey, 2014)

Walter Elias Disney foi um dos maiores empreendedores de todos os tempos. Mas, até ganhar este título, ele passou por muita coisa. Foram anos e anos de foco e empenho para criar o tão marcante personagem Mickey Mouse, hoje conhecido e aclamado mundialmente.

Neste filme, conhecemos a história do criador da Disney e vemos que ela não foi pautada em contos de fada. Além de muita criatividade, Walt sempre fez questão de contar com o auxílio de seus amigos e de sua família. Afinal, ao determinar seus objetivos, ele precisou aprender a ser e a crescer como empreendedor.

Apesar de ter uma excelente equipe e muito talento, a empresa precisou quebrar o caixa algumas vezes e se reerguer das cinzas. Este não foi motivo para nenhuma desistência. O empresário tinha como guia a frase significativa do pai: “sempre termine o que você começou”. E assim ele fez, não é mesmo?

Gostou dessas dicas sobre os melhores filmes para empreendedorismo do momento? Não perca tempo em assisti-los para se inspirar. Mas, é claro, não deixe também de investir em cursos no exterior, intercâmbios, programas de imersão e no aprendizado intenso. A soma desses fatores é que vai elevar seu negócio a um novo patamar.

E, para mais conteúdos interessantes e informações sobre o mercado, curta a nossa página no Facebook! Manter-se atualizado é essencial.