Quais são os melhores cursos de empreendedorismo?

Blog Português (Brasil)

Empreender vai muito além de ter uma boa ideia e colocar a mão na massa. Para conseguir este objetivo, é preciso estudar e pesquisar muito. Afinal, o mercado está sempre em constante mudança é fundamental acompanhar todo este desenvolvimento. Ao atualizar conhecimentos, o profissional se prepara não só para encarar desafios diferentes, mas também para aperfeiçoar sua proposta.

Cientes de um aumento significativo da procura por cursos na área de empreendedorismo, as instituições de ensino têm se preparado muito bem para oferecer aos alunos opções diversificadas. De curta ou longa duração, no Brasil ou no exterior, é possível escolher exatamente o que preencherá sua necessidade de aprendizado, conforme seu setor de atuação.

E para ajudá-lo a escolher um bom caminho de estudos, aqui está uma lista com os melhores cursos de empreendedorismo atualmente. Com certeza um deles fornece o conteúdo que você precisa para ser um empreendedor de sucesso. Confira!

Sillicon Valey Intensive

Realizado na Draper University, o Sillicon Valley Intensive tem como público os profissionais ambiciosos que desejam alavancar seu direcionamento no mercado. Isso se deve ao fato de que todo o seu conteúdo é voltado para melhorar habilidades empreendedoras e fomentar objetivos mais específicos para a carreira. De curta duração, os alunos participam durante 11 dias de diversas atividades.

Os assuntos são abordados de forma dinâmica e ministrados por professores de renome internacional. O empreendedorismo é mostrado dentro de diversos âmbitos de estudo, como marketing digital, a programação neurolinguística e a liderança. Para completar, são oferecidas palestras com alguns dos principais empresários e investidores do Vale do Silício.

A experiência fica ainda mais prática ao disponibilizar para os estudantes visitas interativas a grandes empresas e outras instituições de ensino da região. Chamado de imersão, o programa promove ações que vão de 9h às 20h. O conhecimento em inglês é recomendado, pois as aulas são todas neste idioma. Portanto, vá preparado!

Innovation & Entrepreneurship

O curso de Innovation & Entrepreneurship é uma parceria do LAIOB com a Innovalab e considerado outro entre os melhores cursos de empreendedorismo do momento. Também é uma imersão profunda e objetiva no Vale do Silício, considerado o berço da tecnologia mundial. É ministrado em duas localidades diferentes: São Francisco e São Jose, ambas cidades do estado da Califórnia. Este fator proporciona aos alunos a oportunidade de viajar para atividades em diferentes universidades bastante conhecidas.

As duas principais são a Stanford University e a University of California – Berkeley. Além disso, eles poderão visitar polos de inovação como Google e Facebook, de acordo com a agenda e a disponibilidade de cada uma das empresas. Qualquer interessado em empreendedorismo pode participar, mas o conteúdo tem foco nas áreas de tecnologia, marketing digital e inovação.  Neste caso, também é recomendado o pleno conhecimento da língua inglesa, então providencie este conhecimento o quanto antes.

SV Draper Hero

Este programa também acontece dentro da Draper University. Quem gosta da prática real do empreendedorismo pode fazer o investimento neste curso sem medo algum. Ele oferece uma grade inovadora e é liderado por Tim Draper, o próprio fundador e investidor de empresas como Skype e Hotmail.

Por estar localizada no coração do Vale do Silício, a experiência nesta universidade é apropriada para aqueles de mente jovem, que pretendem fundar uma startup ou começar a atuar e investir neste mercado. Também oferece tours por empresas e instituições acadêmicas e permite a imersão total do aluno na proposta, além de um ótimo contato com a língua inglesa.

Startup Nation Mission – Israel

O programa de imersão em Israel tem como principal objetivo ensinar as últimas tendências de gestão e tecnologia para os alunos. Através de uma metodologia de qualidade, é possível finalizar o curso totalmente preparado para enfrentar as mudanças pelas quais o mercado vem passando.

Com um conceito questionador, o estudante também aprende a entender a cultura de uma empresa e descobre o que é preciso fazer para inovar e incorporar a tecnologia em seus métodos. As visitas às empresas proporcionam interação com fundadores e investidores e deixam claro suas melhores práticas, bem como seus pontos de falha e seus grandes destaques e acertos.

Para complementar a diversidade de sua proposta, são ministrados workshops e seminários de discussão com especialistas do setor. Sem dúvida alguma, apostar neste estudo é entender em plenitude o que faz de Israel um dos melhores lugares para empreender no mundo. E por que não aplicar estes segredos também em sua realidade, assim que você estiver de volta ao Brasil? Não é à toa que este é considerado um dos melhores cursos de empreendedorismo para quem quer ser um visionário.

Aprender a empreender

Se você ainda está começando e não tem disponibilidade de sair do Brasil para aprender mais sobre empreendedorismo, pode apostar nos cursos do SEBRAE. Gratuitos, eles fornecem uma boa base para quem ainda está se aventurando pela área e precisa de conhecimentos iniciais. O melhor deles e mais indicado é o chamado Aprender a empreender.

Seu principal intuito é moldar o perfil empreendedor dos participantes, ao mesmo tempo em que promove conhecimentos acerca do mercado, da administração de finanças e da própria essência do empreendedorismo. São três módulos que podem ser estudados em apenas 16h, com total garantia de capacitação e orientação de um tutor especializado nestes assuntos.

Como escolher o que fazer entre os melhores cursos de empreendedorismo?

Com tantas opções de cursos de excelência, fica mesmo difícil definir qual será o escolhido. Por isso, é importante que você tenha seus objetivos de negócio bem definidos, para conseguir encontrar a vertente correta de estudos. Analise também sua condição financeira e o tempo que você pode permanecer fora do Brasil, se este for o caso.

Se você já estiver com seu negócio em pleno funcionamento, deixe sua equipe bem preparada para suprir sua ausência e tomar decisões quando for necessário. Não se esqueça de prestar muita atenção em todas as aulas, palestras e workshops. Este conhecimento não deve ficar parado só na sua mesa.

Tenha consideração em repassar o que foi aprendido para seus parceiros e colegas. Assim, você cria um ambiente colaborativo e muito mais produtivo e transmite todas as informações importantes adquiridas nos melhores cursos de empreendedorismo dos quais participar. Caso ainda tenha dúvidas a respeito desta experiência, saiba como é estudar no Vale do Silício, nas palavras de um aluno do LAIOB!