Quais os requisitos para realizar um MBA no exterior?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

 

Realizar um MBA no exterior é a principal meta de muitos profissionais que querem se destacar no mercado. Contudo, para alcançá-la é preciso passar por um caminho repleto de desafios, que começa logo no processo seletivo. As universidades internacionais são bastante rigorosas nesta questão, então é preciso se dedicar e ter muita atenção.

Mesmo que você tenha boa parte das exigências, um pequeno deslize pode prejudicar bastante seu resultado. Por este motivo, é interessante começar a se preparar o quanto antes, tanto para realizar testes e provas quanto para reunir toda a documentação necessária de acordo com as determinações impostas pela instituição de ensino escolhida.

Neste artigo, estão listados os principais requisitos para o curso, com todas as suas especificações. Comece agora mesmo a leitura para não se atrasar em sua organização e nem ficar atrás da concorrência!

Histórico acadêmico com boas notas

O primeiro documento analisado de candidatos que tentam MBA no exterior é o histórico acadêmico. Neste caso, somente as notas do curso de graduação são avaliadas. Elas não são consideradas de forma individual e, por este motivo, é bom que o panorama geral do histórico seja positivo e apresente bons resultados. Algumas universidades brasileiras já oferecem o boletim em inglês, justamente para facilitar a vida de estudantes que decidem estudar fora.

Mas, se este não for o caso da instituição de ensino em que você estudou, o ideal é procurar por serviços de tradução. No caso de universidades americanas, por exemplo, a documentação só é aceita se estiver oficial e comprovadamente traduzida por um profissional certificado. Portanto, não tente realizar o processo por conta própria, pois isso invalida não somente o histórico como qualquer chance de ser aprovado para uma vaga.

Experiência profissional de no mínimo 2 anos

A sigla MBA significa Master in Business Administration. Ou seja, é um curso voltado para negócios, que atrai profissionais deste ramo e empreendedores. Seu objetivo é fornecer conhecimentos em áreas específicas, como Marketing, Projetos e Liderança. Portanto, é fundamental que o candidato tenha pelo menos 2 anos de experiência profissional para que preencha o requisito de exigência das universidades.

O currículo, porém, deve ser totalmente resumido em uma página: mesmo que a experiência seja mais extensa que este período, ela precisa ser descrita de forma sucinta e bastante objetiva. As palavras devem ser muito bem escolhidas, e, se for o caso, somente as experiências mais significativas devem estar presentes no documento. Em outra oportunidade, haverá um momento para que elas sejam comentadas, mas de início é importante se ater somente ao que é realmente necessário e confirme seu know-how.

Bons resultados em teste de raciocínio lógico

Todos que desejam tentar MBA no exterior devem fazer uma prova de admissão. Nos Estados Unidos, ela é chamada de Graduate Management Admission Test, ou GMAT. Apesar desse título, o teste não é direcionado para conhecimentos específicos de empreendedorismo ou negócios e sim para questões de raciocínio lógico. Para bater a competitividade das notas, os estudos devem começar cerca de quatro ou cinco meses antes da data marcada.

Realizar simulados e marcar tempo para respostas são excelentes métodos de treino. A prova é puxada e tem um nível alto de cobrança porque as universidades precisam ter certeza de que seus estudantes conseguem mesmo acompanhar o intenso ritmo do curso. Até mesmo candidatos nativos precisam realizá-la e não há nenhuma exceção ou brecha nesse sentido.

A GMAT é aplicada em centros habilitados através de computadores. A dificuldade das perguntas aumenta conforme o desempenho do candidato se eleva. Por isso, é uma prova longa, que tem duração total de 3h30.

Proximidade da nota máxima em exames de proficiência da língua

Em países de língua inglesa é preciso realizar exames de proficiência, como o TOEFL ou o IELTS. Os dois são responsáveis por comprovar a compreensão de idioma do candidato através de testes auditivos, escritos, de fala e de leitura. Para universidades norte-americanas, o mais indicado é realizar o TOEFL, a menos que no ato da candidatura seja informada a liberdade ou preferência por outro.

A nota máxima desse exame é 120 pontos. Cada instituição de ensino tem uma média específica, mas não basta atingi-la. Para ter mais chances de passar para o MBA no exterior, é fundamental que o resultado tenha proximidade com o valor máximo de pontuação. A inscrição para as provas podem ser feitas e pagas pela internet e são aplicadas em centros de ensino de inglês que tenham autorização para a atividade.

Cartas de recomendação com conteúdo real

Os cursos de MBA no exterior pedem ao menos duas cartas de recomendação profissional. Elas podem ser desenvolvidas por gestores diretos, colegas ou clientes e parceiros do candidato. É essencial que essas pessoas tenham pleno conhecimento do trabalho realizado e também consigam exemplificar a excelência do seu desempenho na função.

Em tempo, se apegar a níveis hierárquicos pode não ser a alternativa correta. Prefira pessoas que saibam falar bem de sua trajetória na carreira e não escolha, por exemplo, o CEO da organização somente por causa de seu título se vocês tiverem apenas um contato esporádico. A escolha dessas pessoas é decisiva na análise, então recorra a quem você confia totalmente.

Redação bem desenvolvida e em conformidade com o tema

A redação, também chamada de essay, é a grande oportunidade de que o candidato mostre realmente quem é. O texto segue a linha do restante da documentação e precisa ser em inglês. As universidades costumam escolher um tema e fazer perguntas específicas que devem ser estruturadas em formato textual. Normalmente, os temas estão relacionados a experiências pessoais ou profissionais.

Caso você decida aplicar em mais de uma universidade, jamais envie a mesma redação. É necessário desenvolver um texto que se adeque à realidade daquela escola e aos seus objetivos quanto aquele local e curso. A redação tem limite de palavras, então novamente é preciso ir direto ao assunto. Seu foco principal são suas expectativas para o futuro, pois a instituição quer confirmar se você está mesmo determinado a atingir seus objetivos e se existe confiança para alcançá-los.

Postura e objetividade na entrevista

As entrevistas, pessoais, por telefone ou por vídeo, são muito comuns no processo seletivo para MBA no exterior. Algumas instituições entrevistam seus futuros alunos após as demais etapas de aplicação, enquanto outras colocam este item logo no início. Então, é importante ficar de olho nas datas, pois se a entrevista não for solicitada em algum momento, é provável que você receba a carta de rejeição.

Neste momento, a postura e desenvoltura do candidato são profundamente analisadas. Portanto, saiba do que está falando, seja cordial e tenha o inglês afiado. É preciso que suas respostas estejam alinhadas com o que foi apresentado no restante dos documentos, do contrário não haverá confiança alguma para que a vaga seja cedida a você.

Os requisitos para realizar um MBA no exterior são muitos, mas são eles que garantem a excelência do ensino e a qualidade de desempenho dos alunos. E então, acha que consegue passar por todos eles? Teve a experiência de consegui-los e deseja compartilhar seu conhecimento? Comente e participe!