O que o WhatsApp Business pode fazer e como usá-lo nos negócios

Blog Português (Brasil)

A incrível popularidade do WhatsApp não é nenhum segredo no mundo altamente conectado de hoje em dia. Por meio de mensagens instantâneas, basta um simples plano de dados ou Wi-Fi para se comunicar com os amigos ou qualquer pessoa ao redor do mundo.

Vendo aí uma grande oportunidade, muitas empresas começaram a investir no recurso para se comunicarem melhor e mais rapidamente com seus clientes e fomentarem suas negociações.

E pensando em uma melhor experiência de uso comercial, o Facebook inc., atual proprietário da marca de mensageiro mais usada no mundo, decidiu complementar sua usabilidade e criar o WhatsApp Business. Com ele, as empresas terão mais facilidade para responder os contatos, sem misturar as mensagens pessoais com as do negócio. Será ainda mais simples proporcionar uma ótima experiência on-line e promover a presença oficial de uma marca na rede.

A nova vertente do aplicativo estará disponível em Android de forma gratuita e para o mundo todo em pouco tempo. E, se você deseja se informar sobre tudo o que ele faz e quais são seus diferenciais, continue a leitura deste post!

Como o WhatsApp Business funciona?

Para começar, o WhatsApp Business é uma excelente fonte de informações úteis que sempre precisam ser repassadas aos clientes. Por meio dele vai ser possível criar um perfil empresarial, com dados de descrição comercial, e-mail de contato, endereço físico e website.

Respostas mais rápidas

As ferramentas de mensagens são inteligentes e fornecem respostas rápidas para as perguntas frequentes. Por exemplo, há permissão para programar mensagens de saudação, apresentação da empresa e ausência, para quando você ou seus atendentes estiverem muito ocupados para responder.

Além disso, o fluxo de mensagens pode ser analisado através de métricas simples. Com elas, o controle de mensagens lidas e respondidas pode ser realizado e indicar se o atendimento está realmente funcionando para seu negócio.

Versão web e conta verificada

Assim como na versão original do aplicativo, o WhatsApp Business disponibiliza a versão web, a fim de que você tenha mais conforto em utilizá-lo diretamente em um computador.

E por último, mas não menos importante, sua empresa será listada como uma conta comercial. Você poderá pedir pela verificação de conta, a fim de confirmar que ela é oficial e tranquilizar seus clientes a respeito dos contatos estabelecidos.

A mesma incrível funcionalidade

Os usuários comuns continuarão utilizando o WhatsApp, como de costume. Para se comunicar com as empresas, não será necessário baixar extensões ou aplicativos adicionais.

O controle sobre a comunicação também continuará igual: será possível bloquear os números e reportar SPAMs, de modo a garantir a qualidade de conteúdo que circula pela ferramenta.

Para diferenciar o WhatsApp Business, apenas seu logotipo foi mudado: agora, ele leva a letra “B” junto à tão conhecida marca do mensageiro.

Como ele pode ajudar nos negócios?

Sem dúvida alguma, a principal vantagem do WhatsApp Web é o aperfeiçoamento relacionado ao atendimento aos clientes. O aplicativo será um canal exclusivo para que um consumidor tire suas dúvidas, confirme informações sobre produtos e serviços e se informe a respeito de tudo o que for preciso antes de realizar a compra.

Quando a compra se concretizar, o WhatsApp Business ainda pode ser um recurso apropriado para colher feedback e fidelizar seus clientes. Com uma simples mensagem, o responsável pela venda poderá se informar a respeito da satisfação do comprador e sobre demais observações que tenha a fazer.

É importante lembrar que clientes costumam ter diferentes disponibilidades de horário para este tipo de contato. Por isso, o WhatsApp Business poderá atuar em todos os turnos do dia e trazer mais flexibilidade para esses contatos. Dessa maneira, será possível atender muito mais pessoas do que de costume e gerir melhor o tempo.

Há algum fator de risco para a utilização do aplicativo?

Muitos empreendedores podem considerar o WhatsApp Business um bom meio para divulgar seus produtos e serviços. Mas não é exatamente assim, e esta questão deve ser avaliada com muito cuidado.

Sua principal função é mesmo otimizar o relacionamento entre os clientes e a empresa. O uso desleixado do app pode ser muito prejudicial para as vendas e para a imagem da organização.

O ideal é que ele não seja empregado para oferecer produtos ou informar sobre novidades. Os clientes podem se sentir incomodados e considerar a abordagem muito desagradável, vindo a bloquear o número da empresa e desfazer qualquer possibilidade de contato direto. Existem outras ações de marketing muito mais eficazes e inteligentes para este caso.

É importante ainda ter muita certeza a respeito dos números cadastrados na listagem de seu telefone. Avalie se são clientes efetivos, consumidores em potencial ou antigos compradores que precisam ter seu interesse renovado. Essa é uma forma potente de manter seu fluxo de comunicação sempre saudável e evitar qualquer incômodo a quem não seja seu público real.

Quais são as estratégias para fazer um bom uso da ferramenta?

É imprescindível que os responsáveis pelo atendimento no WhatsApp Business estejam muito bem treinados. Mesmo que já exista o hábito de mexer no aplicativo, é preciso que fique clara a intenção de uso da ferramenta, para que ela não seja desperdiçada e nem seja motivo para eventuais reclamações dos clientes.

Caso o negócio exija a criação de grupos de clientes, é interessante fazer um monitoramento esporádico daqueles conteúdos que sejam compartilhados nesse canal. Mesmo que os clientes possam se retirar do ambiente, sempre que quiserem, o foco é mantê-los interessados e mais participativos, de forma reiterada.

Crie também uma linguagem padrão, mas criativa, para ser utilizada nas conversas. A forma como você ou seu time se comunica com seu consumidor diz bastante sobre o negócio e acaba se tornando uma referência quando seus clientes indicam a empresa para amigos e familiares.

Trace objetivos específicos para o aplicativo e não tenha receio de impor condutas e regras de comunicação para sua equipe. Todos devem estar completamente cientes da imagem que a empresa deve passar para se conservar sólida e representativa no mercado.

Como você pode ver, é só ter bom senso para traçar um planejamento de uso inteligente para o WhatsApp Business. A ferramenta tem bastante a acrescentar, tanto na agilidade quanto na qualidade dos atendimentos de sua empresa. E está entrando na lista de aplicativos que todo empreendedor precisa ter. Assim que o recurso estiver disponível no Brasil, não perca tempo: baixe e implemente o aplicativo mais utilizado do mundo, agora na versão corporativa, em sua rotina de negócios.

Quer ficar por dentro de outros temas e novidades como essa? Siga o LAIOB no Facebook, no LinkedIn e no YouTube para ficar sempre atualizado!

Texto-base: Apresentamos o aplicativo WhatsApp Business (WhatsApp para negócios)