O Mercado de carne vegetal no Brasil

Alumni em Pauta Blog Português (Brasil)

De acordo com informações divulgadas pelo Google, no Brasil as buscas pelo termo “carne vegetal” aumentaram cerca de 150% entre 2015 e 2019. Seguindo as tendências mundiais, a nova tecnologia desenvolvida para o consumo de proteínas vegetais similares a animal está tomando cada vez mais espaço no dia a dia dos brasileiros.

Gigantes como JBS e Marfrig já adaptaram seu portfólio para aproveitar a nova tendência do mercado, no entanto o crescimento desta nova indústria trouxe também oportunidades para pequenos e médios empresários.

Leandro Venetillo, alumni do LAIOB e também analista de desenvolvimento comercial na Fazenda Futuro, salienta os impactos positivos da carne vegetal no que tange principalmente às práticas ambientais, já que em comparação com a produção de proteína animal, o novo mercado tem um consumo de água muito menor, baixo impacto no índice de desmatamento e uma mudança necessária na relação homem-animal.

Em entrevista ao LAIOB, Leandro também explica que apesar do rápido crescimento do mercado de carne vegetal no Brasil, o país é um dos maiores consumidores de carne no mundo. “O principal desafio do mercado é propor uma mudança nos hábitos alimentares para uma população que tradicionalmente tem como base uma alimentação de proteína animal.”

Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

Como você acha que o setor de carne vegetal pode afetar no mercado como um todo? Quais são suas perspectivas para o futuro desse setor no Brasil?

 “Acredito que o impacto seja imenso, esse setor chegou para fazer uma revolução necessária para forma como vivemos hoje”. Leandro considera que os principais impactos do mercado de carne vegetal no Brasil estão ligados a três pontos:

  • Diversificação: com a nova tecnologia, o consumidor final hoje tem uma opção diferente para o consumo de proteína sem depender apenas de produtos de origem animal.

De acordo com dados da consultoria Nielsen, nos EUA as vendas de substitutos de carne cresceram 42% entre março de 2016 e março de 2019, isso por que atualmente o consumo desses produtos não está limitado apenas aos vegetarianos e veganos, mas estende-se também aos “flexitarianos” (termo usado para adotantes de dietas flexíveis que visam diminuir cada vez mais o consumo de carnes animais).

Vale ressaltar que o principal diferencial e atrativo da carne vegetal é sua similaridade quanto ao sabor e textura da carne animal.

  • Socioambiental: diferente dos processos comuns de produção de carne animal, a indústria de carne vegetal não contribui para o consumo excessivo de água e desmatamento desenfreado em seu processo produtivo.
  • Zelo animal: nota-se cada vez mais a consciência por parte da população quanto ao zelo animal, fazendo que grande parte dos consumidores priorizem adquirir produtos com valores sustentáveis.

A carne vegetal torna-se um grande aliado neste tópico, já que em seu processo produtivo não apresenta prejuízos na relação homem-animal.

De acordo com Leandro, “a consciência puxa a mudança e a inovação” e dessa forma a principal perspectiva hoje para o novo mercado é de um crescimento exponencial nos próximos anos.

Considerando a sua atual experiência profissional, quais você considera serem os principais desafios enfrentados pelo mercado de carne vegetal no Brasil?

O principal desafio do mercado é conseguir propor uma mudança nos hábitos alimentares da população. De acordo com dados fornecidos pela BBC, o Brasil está entre os países com maior índice de consumo de carne animal, sendo que em média uma pessoa consome de 50 a 100 kg de proteína animal por ano.

Leandro também salienta que culturalmente no Brasil a carne não é apenas um alimento, mas também um instrumento de socialização e classificação social. Diversas vezes eventos de reunião entre amigos e família são promovidos por churrascos ou alimentação fora de casa.

Além disso, é comum também entre a população associar tipos de carne animal a condição

social. Nota-se que hoje alguns cortes, devido aos seus preços, são majoritariamente consumidos por uma determinada classe social; por exemplo, cortes como filet mignon comumente representam a alimentação de pessoas de maior renda enquanto cortes como coxão mole normalmente representam a alimentação de pessoas de menor renda.

O maior desafio é conseguir propor uma reeducação alimentar na população, fazendo as pessoas entenderem que existe outra forma delas se alimentarem sem agredir o meio ambiente e os animais, e paralelamente garantindo a nutrição necessária e um bom sabor.

Considerando sua trajetória, como você descreveria o impacto do LAIOB na sua vida? Antes do programa, você comentou que sua principal ambição profissional era ter uma posição de liderança na sua equipe, você acha que o curso te auxiliou quanto a essa meta?

 Me considero uma pessoa bastante persistente e determinada, ao longo da minha trajetória de vida, acredito que minhas principais conquistas foram: concluir minha faculdade, sou formado em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; conquistar uma rede de contato qualificada; e estudar fora do país.

Considero que o curso junto ao LAIOB e a The University of Akron foi a realização de um sonho. Durante o programa consegui estabelecer relações interpessoais e conexões de amizades que levo até hoje; tive também a oportunidade de contato com professores capacitados e trocas gratificantes sobre experiências que iam muito além das aulas; além disso, construi uma bagagem de conhecimento extremamente positiva fruto do mix de perfis que encontrei na turma, sendo todos profissionais qualificados de diferentes cargos, vivências e com variadas posturas. Considero que o curso foi uma virada de chave para mim.

Voltando ao Brasil, percebi que adquiri mais convicção no meu desempenho e nas minhas habilidades, fazendo com que ganhasse mais confiança por parte dos meus companheiros de trabalho. Para mim, ter a confiança do meu time é muito melhor que só um cargo de liderança.

 

Dê uma dica, um conselho ou uma frase que te inspire e você gostaria de compartilhar com as pessoas.

 Acho que a principal dica é tenha persistência – é preciso saber passar pelos obstáculos para conseguir alcançar os objetivos.

Além disso, tem também uma frase de um amigo meu que eu gosto muito: “Voe, voe muito, por que a vista de cima é muito mais bonita”.

Quer saber mais sobre os nossos programas executivos que são focados na área de negócios e ter uma imersão profissional em uma Universidade nos EUA? Aproveite, estamos com um processo seletivo de bolsas de estudo de até 100% na Ohio University em aberto. Acesse o link inscreva-se!

PROCESSO SELETIVO – OHIO UNIVERSITY – TURMAS JULHO DE 2021