Músicas para ajudar na concentração

Blog Português (Brasil)

Sabe aqueles dias que você está cheio de coisas para fazer, mas não consegue se concentrar em nada? Momentos como esse podem atrasar (e muito) o seu dia, suas demandas, além de acumular tarefas que uma hora ou outra você vai precisar resolver. Se você está com esse problema, calma! Existem várias técnicas para ajudar a estimular o cérebro e auxiliar na concentração, uma delas é a música.  Segundo o especialista em memorização, Felipe Lima, executar tarefas que exigem concentração ouvindo música “traz benefícios excelentes para a modulação da frequência mental e o estímulo da concentração”. Ficou afim de testar? Separamos algumas dicas para escolher o som ideal para você:

Estilo

O segredo está em encontrar o estilo de música que terá este efeito de melhorar a SUA concentração. Até porque é impossível se concentrar ouvindo um estilo musical que não te agrada, né? Gostos e reações aos estímulos sonoros variam entre as pessoas, por isso você deve encontrar o seu. Agora, tome cuidado para não escolher aquelas músicas que você é super “fã” e ao invés de focar no trabalho ou estudo, passar o dia cantando!

Volume

Geralmente, o mais indicado é que seja baixo, quase que inaudível, segundo o especialista. Agora, se você sentir que hoje é um daqueles dias em que o trabalho ou o estudo não está rendendo, experimente escolher uma música mais alegre e agitada, e aumentar o volume. Às vezes você está precisando apenas de impulso e ânimo para aguentar o tranco de um dia cheio.

Letras

Se você precisa trabalhar habilidades cognitivas, prefira músicas instrumentais já que elas estimulam seu lado criativo, principalmente se o seu trabalho envolver algum tipo de escrita ou criação. Agora, se você não é muito fã de músicas instrumentais, aqui vai um aviso: ao ouvir música com letra, seu cérebro terá que trabalhar com essa informação e aí, até mesmo escrever um simples e-mail acaba sendo um desafio enorme. O truque? Criar uma playlist só com músicas estrangeiras, de preferência em uma língua que você não domine!

Notas

Sabia que, ao ouvir uma música, seu cérebro é capaz de prever as notas mais altas que vem a seguir e isso acaba tirando completamente a sua concentração enquanto espera o ápice da canção finalmente chegar? Por isso, quanto mais simples a música, melhor! Que tal um pouquinho de música clássica, erudita, jazz, músicas mais lentas ou até trilhas sonoras de filmes? No Spotify existem várias playlists com esses gêneros que eu tenho certeza que vão te ajudar bastante! Uma legal é essa aqui

Cuidado

Para finalizar, não exagere! Passar o dia todo escutando músicas sem parar também não é uma boa ideia. Um estudo realizado em 1972 descobriu que o benefício da música desaparece quando passamos a ouvi-la sem intervalos. É que as vezes nosso cérebro precisa de todas as cognições possíveis para trabalhar direitinho. Por isso, se você está diante de uma tarefa mais complexa, como tabelas ou contas, o melhor é realizá-las em silêncio.

Agora é só colocar tudo em prática e um dia de muito trabalho ou estudo para você!