Mercado Multicultural: seu crescimento nas empresas e o fator de competitividade

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Silicon Valley Startups Inovadoras

O mercado multicultural é uma proposta que está em ascensão nas empresas, mas pode ser considerada um grande desafio para líderes e gestores.

Ainda assim, pode configurar também uma oportunidade perfeita para destacar o desempenho de uma organização.

A diversidade dentro do ambiente corporativo não é somente uma realidade, mas também um fator de competitividade. Trabalhar com diferentes etnias, idades e classes sociais é mais do que inclusão: agora, é também um a mistura saudável de ideias e visões de mundo.

E como isso funciona, na prática? É possível lidar bem com essa transformação? Saiba mais sobre o tema com a leitura deste artigo.

Como incorporar a empresa ao mercado multicultural?

É muito importante que o gestor coloque em prática sua inteligência cultural, para que a empresa se adeque a este novo mercado. Isso significa que ele deve ter a capacidade de lidar com diferentes perfis culturais e direcioná-los de maneira estratégica dentro da companhia.

Além disso, ele deve mais do que nunca aplicar valores tidos como universais. Pode parecer básico dizer, mas integridade, respeito e integração devem fazer parte de todas as atividades e de todos os setores corporativos.

Por fim, é importante mencionar que a empresa deve aprender a incorporar as diferenças entre os membros da equipe de uma maneira positiva. Ou seja, descobrir como extrair o que cada um tem de melhor de forma a acrescentar a seu crescimento ou se tornar um fator de competitividade geral.

Como usar a diversidade e a inclusão como elementos estratégicos?

A diversidade e a inclusão ajudam a potencializar o valor de uma empresa dentro desse mercado multicultural. Deste modo, atuam como elementos estratégicos para ajudar a sociedade a reconhecer determinada marca.

Esses dois pontos devem estar bem claros, tanto para colaboradores quanto para consumidores. A comunicação deve sempre se pautar no respeito, assim como as remunerações e os cargos. O papel de um colaborador internacional deve ser reconhecido, assim como o daquele gestor que está a mais tempo na empresa.

Trabalhar dessa maneira não quer dizer usá-la como forma de publicidade. Pelo contrário, é fazer de diferenças atributos naturais e característicos da empresa, para abrir portas para novos públicos e negociações. A visão multicultural deve ser acolhedora se quiser ser rentável.

Por que esse fator é tão competitivo?

O objetivo de uma empresa inserida no mercado multicultural é construir um mundo mais igualitário. Por isso, esse fator pode ser considerado com competitivo: mostra que a organização, mais do que interessada em ganhar dinheiro, também quer causar certo impacto social.

Ainda dentro deste ponto, ser multicultural inclui receber inúmeras experiências e linhas de conhecimento provenientes de diferentes países e instituições de ensino. Ou seja, as ações criativas da empresa passam a ser muito mais inovadoras, sem que ela precise ir buscar essas características fora de seu próprio espaço.

Essa mudança não é a única transformação a ser adotada por quem deseja alavancar seu negócio e fazer com que ele realmente transforme o mundo. Confira também pelo menos três tendências no ambiente de trabalho do futuro para as quais você deve estar preparado!