Melhores Cursos no Exterior para Brasileiros

Blog Português (Brasil)

Você já sabe que quer muito fazer um intercâmbio, mas não tem nem ideia de como escolher o curso? Bom, existem vários critérios que você pode utilizar para fazer essa seleção. A melhor pedida tem que combinar com o seu tempo disponível, orçamento, estilo e preferências.

Mas antes de tudo isso, vale a pena saber de uma coisa: você é capaz de encontrar curso que combina mais com brasileiros que outros. Seja pelo método de ensino ou pela seleção dos candidatos, o fato é que existem sim aquelas aulas que tem muito mais chance de você gostar e sair super satisfeito. Como saber isso? Siga essas dicas.

Entenda o seu nível de fluência nos idiomas

A primeira coisa que um intercambista precisa identificar: sei falar algum idioma além do meu? Esse é um ponto de extrema importância ao escolher um curso. E isso é óbvio, pois, imagine que você quer muito fazer um curso de finanças em uma Universidade dos Estados Unidos, mas não sabe nada de inglês. Será pura perda de tempo, certo? Então seja sincero com você mesmo e analise sua fluência em outros idiomas.

SÓ FALO PORTUGUÊS

Se você não sabe nada de nenhuma outra língua, a melhor pedida é fazer um curso de idiomas mesmo. Assim, você pode chegar sem nenhum conhecimento e aprender muito mais. O LAIOB oferece diversas opções de cursos de idiomas, que vão dos mais clássicos em Toronto (Canadá) e Boston (EUA), passando por destinos mais diferentes como Cape Town (África do Sul), St. Julians (Malta) e Dublin (Irlanda), chegando à Torbay e Londres (Inglaterra). Isso se você quiser aprender a língua mais escolhida por todos, o inglês. Se você quer sair da mesmice, outro destino muito legal é Paris. A cidade luz além de maravilhosamente linda, oferece muitas oportunidades de aprender o charmoso francês em meio a muita história e cultura.

Se esses estilos combinam com você, pode investir. A chance de não gostar da experiência é praticamente zero. Dê umas olhadas nas opções: http://laiob.com/blog/idiomas/

ARRISCO NO INGLÊS

Sabemos que o inglês é considerado o idioma mais importante do mundo. Se você chega na Alemanha e não sabe um pingo de alemão, provavelmente para se comunicar em lojas, restaurantes e pontos turísticos, o mais indicado é usar o inglês. No Brasil, esta língua faz parte da grade curricular das escolas, então aprender pelo menos o básico é quase uma imposição. Aprofundar e ganhar fluência no idioma depois só vai depender de você. Mas bom, você aprendeu um pouco na escola, fez até um cursinho à parte e sabe se virar no inglês. Assiste uma série sem legenda vez ou outra, entende trechos de uma música no rádio. Isso significa que sabe se virar, mas também não consegue manter longas conversas com um nativo, por exemplo. E neste contexto, você identificou um curso bem legal, mais voltado para o mercado, mas que advinha? É ministrado todo em inglês. Vale a pena investir?

Vale! Vale sim! Principalmente se o programa aliar estas aulas específicas com as aulas de idiomas. Aí sim, esse é o melhor dos mundos. Porque você vai conseguir desenvolver as habilidades que já tem no idioma durante as aulas específicas e sempre aprender mais nas aulas de inglês. Juntando isso com o fato de estar num país estrangeiro onde todos os moradores falam a língua mãe, vai ser impossível não voltar melhor que saiu. Outra dica legal é procurar cursos específicos voltados para brasileiros, pois os professores têm noção das dificuldades e obstáculos que podemos ter durante a aula e vão dar uma maior atenção a isso, falando sempre de forma pausada, com foco na pronúncia e utilizando um vocabulário mais fácil de entender. Mas aí você pensa, é muito detalhe, nem deve existir um curso assim! Que nada, é mais fácil encontrar que você pensa. A LAIOB mesmo tem opções de Marketing, Management e Corporate Finance na Universidade de Ohio; Marketing e Management na Universidade de Akron; e Business Management na Universidade de San Ignacio, nos Estados Unidos. Todos esses cursos incluem aulas de inglês de manhã e aula do tema escolhido a tarde. Tá bom ou quer mais? Veja no site como funciona: http://laiob.com/blog

AH, ESPAÑOL E PORTUGUÊS É A MESMA COISA

Bom, se você não sabe nada de inglês ou nenhuma outra língua além de português, mas não quer fazer um curso de idiomas, pode pensar assim: “Espanhol e português são tão parecidos, vou fazer um curso específico da minha área em espanhol. Não é possível que não vá entender nada.”. Só temos uma coisa a dizer sobre isso: NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA. Já experimentou assistir uma daquelas novelas mexicanas sem dublagem? Já viajou para o Chile, Uruguai ou pior, Argentina (pois o sotaque é ainda mais diferente e difícil) e tentou entender uma conversa entre duas pessoas locais? Já escutou um Raggaeton e arriscou traduzir toda a letra da música? Então, quem passou por alguma destas situações sabe muito bem que espanhol é sim similar ao português e pode parecer fácil. Mas quando falado normalmente por pessoas que nasceram falando o idioma a conversa acaba sendo tão rápida e cheia de palavras novas, gírias, que muitas vezes é tão difícil de entender quanto japonês. Então confie na gente, arriscar assim pode ser um grande prejuízo. Dedique-se primeiro a aprender a língua, pelo menos o trivial, para depois escolher uma opção destas.

Pronto, deu para ver que o idioma é essencial na hora de escolher aquele curso que fará parte do seu intercâmbio. Se conhecer e ser sincero nesta análise é muito importante para não se arrepender depois. Portanto dedique um tempo, pesquise, planeje e claro, conte com a gente no que precisar. A LAIOB está aqui para te ajudar nesse processo e proporcionar a melhor experiência de todas! É só chamar: http://laiob.com/blog/contato/