Gestão horizontal e sua aplicação em gerenciamento de projetos

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo

A gestão horizontal de projetos tem como principal aspecto não trabalhar com a valorização do poder. Ou seja, vai contra o conceito de verticalidade, em que a hierarquia é priorizada.

Um método organizacional mais horizontal conta com a participação de diversas equipes, é mais democrático e tem decisões tomadas em conjunto, com responsabilidades divididas entre os membros de um time.

Isso amplia a capacidade de solução mais ágil de problemas, já que é possível ter diferentes pontos de vista e reportório com foco no mesmo objetivo final. E por que essa é a tendência do futuro? Confira mais sobre o assunto.

Gerenciamento de projetos e inovação, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Innovative Project Management do LAIOB Experience na The University of Akron.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Por que projetos multifuncionais e horizontais devem ser adotados?

Projetos multifuncionais e que têm um desenvolvimento horizontal devem ser adotados por alguns motivos básicos. Em primeiro lugar, essa é uma maneira de incentivar colaboradores a se posicionar e a expressar a sua opinião.

A partir disso, eles conseguirão estar mais alinhados com o direcionamento da empresa e poderão trabalhar com um foco maior para atingi-los. Como um projeto horizontal exige uma responsabilidade grande acerca das atividades envolvidas, o profissional precisa se atentar ao seu papel para que tudo corra conforme o esperado. Deste modo, realiza seu trabalho com muito mais autonomia, o que poupa tempo e traz mais confiança para suas ações.

Em suma, a equipe toda se mostra mais produtiva do que quando está supervisionada de perto por gestores. Essa liberdade é adotada por grandes startups e empresas, como o Google e Netflix.

Qual case de sucesso pode ilustrar esse método?

A gigante Tesla Motors é um case de sucesso quando o assunto é horizontalizar a gestão de projetos. No fim de 2017, o CEO Elon Musk enfrentou uma queda brusca no valor das ações da empresa.

A partir disso, decidiu implementar uma gestão mais horizontal. A decisão foi anunciada em abril de 2018. E, para justificar a baixa, alguns acontecimentos da época foram usados de exemplo: problemas de fábrica, acidentes com carros de direção automática e problemas financeiros.

Para os ajustes em futuros projetos, Musk iniciou algumas mudanças na comunicação da empresa. “A comunicação deve percorrer o caminho mais curto necessário para fazer o trabalho, não através da ‘cadeia de comando’. Qualquer gerente que tente impor a comunicação baseada na cadeia de comando logo estará trabalhando em outro lugar”, anunciou.

Com o fim na hierarquia da comunicação, os projetos começaram a ter menos processos em seu desenvolvimento. O que prova um ponto importante dessa questão: simplificar a comunicação facilita, e muito, a busca por soluções de um problema.

Como se adaptar ao novo modelo horizontal?

Para se adaptar ao modelo horizontal de projetos, o colaborador precisa, em primeiro lugar, organizar seu tempo. Isso porque não haverá um gestor para cobrar ou montar a sua agenda, e definir suas prioridades será muito importante.

É preciso também saber se comunicar com todos os envolvidos naquele projeto, para uma definição correta das responsabilidades. A proatividade e a criatividade serão grandes aliadas nesse momento, para que as soluções encontradas sejam mais dinâmicas e assertivas, além de executadas em prazo menor.

E lembre-se: um projeto horizontal não é aquele onde cada um faz o que quer. E sim, um em que cada um sabe o que e como fazer, de maneira não excludente.