Dicas de livros de Management

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo

Mesmo na era digital, a leitura se posiciona como uma das principais fontes de conhecimento em todo o mundo. Através dela, profissionais se atualizam em sua

profissão, aprendem como aplicar certos métodos em sua rotina e compreendem melhor a teoria por trás de suas atividades diárias. Além, é claro, de melhorarem sua aptidão para se comunicar, aprender e ensinar.

Por todos esses motivos, é um hábito obrigatório para gestores de qualquer tipo de negócio. Em um mercado que se transforma rapidamente e se firma perante um fluxo gigantesco de informações, manter uma empresa na ativa é um desafio constante. A vivência do cotidiano traz forças aos empreendedores, mas sempre é interessante contar com bons livros de gestão para um aprofundamento maior no assunto.

Não sabe por onde começar? Então é hora de ler este artigo e conferir uma lista completa de indicações atuais que vão mudar seu modo de trabalhar.

1. Vantagem Competitiva, de Michael Porter

Não é preciso consultar livros de gestão para saber que a vantagem competitiva é o principal diferencial de uma companhia. Mas é preciso sim navegar pelas páginas dessa famosa obra de Michael Porter para entender com a sua empresa tem se posicionado em relação a isso. E, caso não seja de maneira satisfatória, há tempo para seguir o direcionamento do autor e mudar esse cenário.

Porter guia administradores e analistas de modo a construir etapas de ação específicas e trabalhar pontos de melhoria rumo ao sucesso. Ele ensina a analisar cada setor da empresa em particular, mas também como visualizá-las de maneira geral. Essa perspectiva é o que deixa o mercado mais competitivo e é fundamental saber como lidar com ele sem ficar para trás.

2. Blink: A Decisão num Piscar de Olhos, de Malcolm Gladwell

A obra do conceituado autor Malcolm Gladwell é considerada como revolucionária. Nessas páginas, o leitor se depara com a afirmação de que decisões assertivas nem sempre dependem de longos processos e análise de informações: que podem até mesmo criar situações desgastantes e transformar algo simples em muito complicado em segundos.

Decidir algo com mais rapidez também pode ser uma excelente saída, inclusive para poupar esse tempo que nem sempre está disponível. Gladwell explica também a existência do chamado “inconsciente adaptável”, que interfere diretamente nesse senso de urgência e que evita erros e demais atrasos, desmistificando a concepção de que a tomada de decisões é um verdadeiro bicho de sete cabeças.

3. Quem Pensa Enriquece, de Napoleon Hill

Livros de gestão de qualidade são aqueles que, mesmo com o passar do tempo, continuam atuais. É o caso de Quem pensa enriquece, de Napoleon Hill, publicado pela primeira vez há mais de 70 anos. Ele continua sendo indicado como referência por abordar a maneira com a qual a atitude de uma pessoa se posiciona imperativamente, de modo a resultar em sua prosperidade.

Os exemplos do livro vão muito além da realidade corporativa e englobam também questões pessoais. O autor afirma que a relação entre esses dois pontos é estreita e somente em equilíbrio é possível atingir a riqueza. Hill também evidencia que conseguir esse balanço ideal é muito mais importante do que ter em mãos qualquer informação privilegiada.

4. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie

Um dos fatores de sucesso mais importantes é a habilidade de manter relacionamentos estratégicos, estabelecer um networking saudável e gerenciar pessoas. De nada adianta se preocupar apenas com números, dinheiro e metas da empresa se você não sabe como conciliar tudo isso com a necessidade de se posicionar diante das pessoas.

Pessoas, inclusive, das quais você depende para guiar a organização rumo ao sucesso. Este é um dos livros de gestão mais abrangentes, que merecem sua atenção por apresentar um conteúdo muito amplo, objetivo e com orientações simples de se colocar em prática na vida real. Acrescente em sua estante o quanto antes.

5. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Muitas pessoas com QI alto não têm uma vida profissional de sucesso. Por outro lado, aquelas dentro da média apresentam um desempenho incrível. Isso deveria ser alguma surpresa? Neste livro, Daniel Goleman pontua que não. Algumas características simples, como motivação e persistência, é o que tornam essas pessoas mais inteligentes emocionalmente e capaz de alcançar resultados melhores.

O autor afirma que carreiras são destruídas frequentemente diante da ausência da inteligência emocional, que atrapalha a capacidade clara de realizar uma boa gestão e tomar as decisões certas para o negócio. Hoje, as ideias do autor são utilizadas como treinamento para adaptar o comportamento de colaboradores e intensificar habilidades administrativas dentro de muitas organizações.

6. A Arte da Guerra, Sun Tzu

Este é um livro que foge das teorias pesadas e dos conceitos de gestão. Para quebrar um pouco o peso dessas informações, é interessante dar atenção para este best-seller, que traz um tratado militar de 5.000 a.C republicado. As estratégias desenvolvidas pelo general Sun Tzu carregam em si um conhecimento extenso da verdadeira natureza humana.

Elas ultrapassam a realidade da batalha e são transmitidas diretamente para a competitividade enfrentada em qualquer ambiente do mundo corporativo. Entre desafios internos e externos, afinal atender ao público também não é uma função fácil, é fundamental aprender a enfrentar e superar dificuldades. Isso significa conhecer a si mesmo e também a seu inimigo, para não desistir facilmente por causa de qualquer impasse.

Esses são apenas alguns livros de gestão com os quais você pode contar para incrementar suas ações dentro da empresa. Troque ideias com outros profissionais e descubra o que eles estão lendo, para estimular a troca de informações e criar um ambiente corporativo cada vez mais focado na aquisição de conhecimento e na atualização de competências. Colaboradores e companhias só têm a ganhar com essa iniciativa, pois a tendência é que os profissionais fiquem mais interessados em buscar melhorias para si e para atingir os objetivos propostos por seus empregadores.

E você, se interessou por quais livros de nossa lista? Gostaria de contribuir com mais uma indicação particular? Então deixe um comentário abaixo e compartilhe novas informações conosco!