Dica: 12 livros para quem quer empreender

Blog Português (Brasil)

Que tal complementar os seus estudos e aprender um pouco mais sobre empreendedorismo?

Para isso, selecionamos alguns livros que prometem, além de ampliar o conhecimento, aprimorar as técnicas e trazer muitos insights. Boa leitura!

De zero a um. O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício, Peter Thiel

Neste livro, você não encontrará a fórmula para o sucesso. Muito pelo contrário, afinal, para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor de diversas startups, como o Facebook, o progresso vem do monopólio, não da competição. Seguindo este pensamento, o autor apresenta técnicas para criar coisas novas e tendências para o futuro da tecnologia.

A estratégia do oceano azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Melhor do que competir com diversas empresas do mesmo segmento é descobrir mercados inexplorados. Concorda? Pois é isso que W. Chan Kim e Renée Mauborgne defendem neste best-seller que já conquistou o mundo. Quer fugir da mesmice? Então embarque nesta leitura e descura como criar novos mercados e tornar a competição algo bastante irrelevante.

Trabalhe 4 horas por semana, Timothy Ferriss

Impossível não se sentir atraído pelo título deste livro. Afinal, quem é que não gostaria de aliar trabalho e sucesso com qualidade de vida? Timothy Ferriss ensina, de maneira descomplicada, como construir um estilo de vida que valoriza o tempo livre. Segundo o autor, é possível aproveitar seu tempo, multiplicar o salário e viver onde quiser. Revolucionário!

Made to stick: why some ideas survive and others die, Chip Heath e Dan Heath

A regra é clara: um bom empreendedor precisa saber se comunicar. E este é exatamente o foco deste livro: como se comunicar de maneira com que as pessoas consigam entender e gravar a sua mensagem. Uma leitura obrigatória.

The crowdfunding bible: how to raise money for any startup, video game or project, Scott Steinberg e Rusel DeMaria

É inevitável no mundo dos negócios, tudo o que é novo precisa de investimento. Por isso, os autores Scott Steinberg e Rusel DeMaria prepararam algumas dicas de ouro para você conseguir financiamento para os seus projetos.

How to work for yourself, Bryan Cohen

Já imaginou como seria bom se alguém soprasse no seu ouvido maneiras de conseguir tempo e energia para começar a empreender? Pois é isso que Bryan Cohen faz neste livro. Um verdadeiro manual para os jovens empreendedores!

From dust to diamonds: how small entrepreneurs can grow and prosper in any economy, David Oreck

Transformar poeira em diamante, foi isso que o norte-americano David Oreck, dono de uma empresa que fabrica aspiradores, fez e registrou nesta biografia. Quer inspiração? A resposta pode estar neste livro!

Social media marketing unleashed, John Elder

Que as redes sociais foram e continuam sendo verdadeiros fenômenos, a gente sabe. Sabemos também que precisamos delas para obter sucesso no ambiente digital. E é isso que John Elder, um dos pioneiros no estudo de redes sociais nos Estados Unidos, apresenta neste livro: como alavancar seus negócios com a força das mídias sociais.

The hard thing about hard things, Ben Horowitz

A gente está cansado de saber, nem tudo são flores do universo dos negócios. E é isso que Ben Horowitz faz questão de deixar claro: as durezas de tocar uma empresa. O autor, que é cofundador da Andreessen Horowitz e presença marcante no Vale do Silício, se baseia na própria experiência para falar de assuntos que precisam ser dominados por todos os empreendedores.

Criatividade S.A., Ed Catmull

A Pixar e seus grandes sucessos, como Toy Story, Monstros S.A. e Procurando Nemo, são temas principais do livro de Ed Catmull, que conta, de maneira leve, a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. Uma excelente indicação para quem busca inspiração.

How Google works, Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg

Como a Google inova e motiva seus colaboradores para atingirem o sucesso. É exatamente isso que você encontrará neste livro. Um verdadeiro guia para gestores em formação e também para aqueles que buscam inovação.

A trajetória de Abilio Diniz, o empresário brasileiro mais importante do varejo global

A vida de Valentim dos Santos Diniz, o fenômeno do varejo do Brasil, é contada em detalhes: o pioneirismo, os bastidores do processo de saída do empresário do Pão de Açúcar, a disputa familiar e muitas outras histórias inspiradoras.