Conselhos de ouro dos bilionários mais famosos do mundo

Blog Português (Brasil)

Conselho é bom e a gente dá sim! Afinal, todo profissional em desenvolvimento de carreira tem, e muito, o que aprender com as experiências já vividas por quem conseguiu chegar ao topo. Para isso, fizemos uma seleção com 10 frases motivacionais dos maiores bilionários do mundo.

1- “Se você teve uma ideia, tire da sua cabeça e comece a trabalhar nela”, disse Jack Dorsey, o co-fundador do Twitter e do Square. O programador autodidatativo, que possui uma fortuna avaliada em 1,66 bilhão de dólares, fez essa afirmação durante uma entrevista para a Bloomberg. Segundo ele, este (apesar de parecer bastante simples!) é o melhor conselho para jovens empresários.

2- “É muito importante você saber o que não quer fazer. Só assim você terá certeza do que realmente quer”. A fala de Oprah Winfrey pode parecer confusa quando escutada ou lida pela primeira vez, mas tem grande significado. Ainda mais quando você conhece a história da apresentadora, que ganhou uma bolsa de estudos para a Universidade Estadual do Tennessee, mas largou, aos 19 anos, para começar sua carreira na mídia. Agora, a conta bancária dela detém 2,9 bilhões de dólares.

 

3- “Procuro encontrar pessoas que amam e acreditam no que eu faço – e respeito pessoas que fazem o que eu não faço”. É assim que Ralph Lauren, fundador de uma das maiores empresas de moda e dono de 5,3 bilhões dólares, encara suas relações profissionais.

4- “Quando você falar: ‘é agora que eu vou enlouquecer’, essa é a hora exata de seguir em frente”. Não concorda? E se a gente contar que essa frase foi dita pelo bilionário Travis Kalanick (com fortuna de 6,3 bilhões de dólares!), co-fundador da Uber.

5- “Cuide primeiro dos seus clientes e funcionários, e os lucros surgirão”. Um conselho simples e direto dado por Jack Taylor, detentor de 7 bilhões de dólares (no momento de seu falecimento) e fundador da Enterprise Rent a Car.

6- “Eu costumo falar aos novos gestores que eles não deveriam dizer que podem aprender sobre assuntos relevantes da mesma maneira que eles adquiriram habilidades técnicas (por exemplo: lendo e treinando), pois as funções gerenciais exigem muita experiência”. Esse é um dos conselhos de ouro de Dustin Moskovitz, um dos co-fundadores do Facebook e um dos mais jovens bilionários do mundo, segundo a Forbes, em março de 2010. Moskovitz é dono de um patrimônio de 11,8 bilhões de dólares.

7- “Não faça algo porque alguém falou para você fazer. Encontre aquilo que você realmente ama fazer”. Este conselho de Michael Dell deve ser levado em consideração em todos os aspectos da vida. E devemos aceitar que fica ainda mais difícil de discordar quando é dito por alguém que possui uma conta bancária de 20,7 bilhões de dólares.

 

8- “Eu acho que o sucesso acadêmico é uma vantagem, mas de modo algum garante a vitória no mundo dos negócios”. Veja bem, o conselho de Larry Ellison, co-fundador e diretor executivo da Oracle Corporation e dono de 54,7 bilhões de dólares, não tem como intuito desencorajar os estudantes. Pelo contrário! A ideia do empresário é de que ninguém deve parar de aprender e que a faculdade é apenas uma porta de entrada para o sucesso profissional.

 

9- “As pessoas geralmente decidem começar uma empresa antes mesmo de decidir o que querem fazer, e isso parece bastante retrógrado”, disse Mark Zuckerberg, o famoso bilionário (são 61,9 bilhões de dólares!) dono de uma das redes sociais mais famosas do mundo, o Facebook.

 

10- “O otimismo muitas vezes é descartado como falsa esperança. Mas também há falsas desesperanças”, afirmou Bill Gates, magnata, filantropo e autor, conhecido por fundar, em parceria com Paul Allen, a maior empresa de software do mundo, a Microsoft. Ele, que detém mais de 87 bilhões de dólares, fecha a nossa lista de conselhos valiosos.

Fonte: Entrepreneur