Conheça 6 fintechs de sucesso

Blog English Blog Português (Brasil) Inovação & Tecnologia Silicon Valley Startups Inovadoras

As startups voltadas para o setor financeiro denominadas fintechs recebem cada vez mais atenção mundial. Sozinhas, elas movimentam bilhões de investimentos por ano: nos próximos anos, estima-se que cerca de 100 bilhões de dólares sejam aplicados em empresas que desenvolvem esse conceito. Ou seja, a chance de que elas se tornem um fenômeno gigante são igualmente enormes.

Tudo isso porque elas simplesmente chegaram para acabar com a burocracia de instituições bancárias tradicionais através de soluções rápidas e simples. Para tanto, buscam fundamentos na tecnologia, especialmente digital, e, portanto, dedicam-se a criar sites, aplicativos e plataformas que materializem seus produtos e serviços. Com cada vez mais adeptos, as fintechs atendem desde necessidades de um simples consumidor até a de investidores de grande porte que aplicam seu dinheiro em grandes startups.

Quer conhecer as fintechs de sucesso com maior destaque no momento e entender por que elas ganham tanto espaço? Então acompanhe esta lista e conheça como cada uma delas funciona.

1. SoFi

Embora o nome do bilionário americano Peter Thiel seja lembrado como um apoiador de Donald Trump, ele está também ligado a uma das maiores fintechs de sucesso do mundo. Além de ser fundador do PayPal e investidor do Facebook, ele está à frente da SoFi, uma plataforma online voltada para empréstimos e que recebe também investimentos do Softbank.

Essa fintech se destacou ainda mais a partir do momento em que decidiu ser anunciante do Super Bowl, um dos eventos esportivos mais amados pela população dos Estados Unidos. Hoje, a empresa tem uma carteira de crédito avaliada em mais de 5 bilhões de dólares, que é dividida entre cerca de 170 mil correntistas. E a tendência é que esses números só aumentem, especialmente nos próximos quatro anos.

2. Kensho

A Kensho exibe uma proposta ainda mais inovadora no cenário financeiro e por isso ocupa uma posição alta na lista de fintechs de sucesso. Ela alia a inteligência artificial à análise de eventos importantes que ocorrem no mercado. A partir disso, consegue responder a questionamentos de investidores e elaborar relatórios precisos com previsões de novas tendências.

Por este motivo, foi apelidada de “Siri” das bolsas de valores, uma referência a famosa assistente da Apple. Todas essas premissas, à primeira vista, podem parecer surreais e assustam muitos empreendedores, mas vale dizer que os robôs da empresa já estão invadindo Wall Street e até sendo incorporadas na rotina dos investidores, uma vez que conseguem substituir o trabalho de inúmeros analistas humanos.

3. Square

A Square é comandada pelo criador do Twitter, Jack Dorsey. Ele, inclusive, sofreu bastante pressão para abandonar o cargo e assumir unicamente a responsabilidade sobre a rede social, que também é bastante lucrativa. No entanto, a Square é também uma das fintechs de sucesso mais bem avaliadas, pois vale aproximadamente 5,1 bilhões de dólares.

Por ser especializada em meios de pagamentos pelo celular, ela é também extremamente rentável a curto prazo. Afinal, o número de usuários de dispositivos móveis cresce a cada dia, assim como interessados em poupar tempo e filas para pagar contas. Em uma decisão acertada, ele decidiu ficar para ver que a empresa está cada vez mais sólida.

4. Black Swan

Você com certeza já ouviu falar no termo Black Swan. Em 2007, durante o período de crise econômica nos Estados Unidos, ele foi bastante utilizado para falar de eventos financeiros que não eram previstos pelo mercado. Com o impulsionamento desse conceito, a fintech de mesmo nome tem saído na frente de muitas empresas do ramo.

A startup de Israel pauta seus serviços em Big Data e computação cognitiva. Com esses recursos, ela consegue fazer análises de riscos para governos ao redor do mundo, bem como para instituições financeiras tradicionais que não têm disposição, tempo ou recursos para efetivá-las por conta própria. Ou seja, traz mais segurança e agilidade para solucionar problemas bastante sérios.

5. Ant Financial

A China é um dos polos de maior inovação em todo o mundo. Portanto, é também lar de uma das fintechs de sucesso dessa lista, a Ant Financial. Ela também é voltada para facilitar meios de pagamento: acredite, quem frequenta hoje uma loja do país pode pagar pelo produto com um sorriso, já que a empresa desenvolveu um sistema de reconhecimento facial que permite que isso aconteça.

Até o momento, esta é uma das startups mais valiosas do mundo e está avaliada em 150 bilhões de dólares. Fica atrás apenas do Uber. A Ant Financial antigamente era controlada pelo Alibaba, mas devido a seu grande desempenho, logo foi desmembrada. Jack Ma é o responsável por controlar suas operações e movimentações, e agora a empresa sob seu comando já bate de frente com gigantes como o PayPal.

6. Atom Bank

O Atom Bank é uma empresa financeira digital, que oferece todo tipo de serviços bancários através de um aplicativo para smartphone. Não existe nenhuma filial física da empresa, justamente para reforçar seu conceito de que tudo pode ser resolvido apenas com a ajuda de um dispositivo móvel. Em março de 2017, captou cerca de 83 milhões de euros em financiamento e, anualmente, arrecada aproximadamente 5 mil novas assinaturas de clientes por dia.

Devido à grande demanda, a empresa foi obrigada a dar fim a uma oferta especial de taxa de juros. Esse fator gerou uma grande polêmica e foi assunto abordado em peso por muitas publicações financeiras de reconhecimento mundial. Contudo, ela se mantém firme e forte no mercado e se destaca entre as 100 fintechs mais expressivas do momento.

Ao analisar essa lista, é possível perceber que as fintechs de melhor desempenho estão ligadas a empréstimos, pagamentos e mercados de capitais. Isso mostra tendências bem definidas de nosso cenário atual e como elas estão bem focadas em suprir necessidades, oferecer soluções específicas e desenvolver melhorias a respeito de seus produtos para continuarem firmes e atender a demanda.

Pronto! Agora você já está por dentro das maiores fintechs de sucesso do mundo. E então, depois de conhecer tudo o que elas oferecem, você acha que consegue abandonar serviços burocráticos de bancos e adotar recursos tecnológicos para administrar suas finanças? Já é adepto das soluções de alguma fintech? Comente e participe do blog.