Como usar o LinkedIn a seu favor

Blog Português (Brasil)

Que as Redes Sociais são um instrumento de grande importância para conectar pessoas, todos sabemos! Quem nunca reencontrou no Facebook um amigo da época da escola e conversou por horas para colocar o papo em dia? Ou começou a seguir alguém que sempre foi apaixonado e conseguiu marcar um encontro? Todo mundo tem uma história assim. E o legal é que existem redes com várias propostas como amizades, namoros e claro, trabalho! Nesse último caso, o LinkedIn é sem dúvidas a melhor delas! Você sabe como usar essa rede a seu favor e descolar aquele emprego dos sonhos? Siga essas dicas:

Cuidado com a sua imagem

Como a finalidade aqui é profissional, todo cuidado com a imagem é pouco. Escolha com cuidado uma foto para o perfil e certifique-se que ela esteja atualizada e tenha boa qualidade. Perfis com foto tem 14 vezes mais visibilidade do que os que não tem. É bom lembrar que numa rede que liga profissionais, sua foto deve ser coerente com o que você faz. Ou seja, se você é da área de publicidade pode ser mais despojado (mas não exagere) ou se for do ramo de negócios um pouco mais formal. Não esqueça também de atualizar de tempos em tempos para que todos te reconheçam com facilidade.

 

Atualize sempre o perfil

Além da foto, é essencial manter atualizada também informações sobre onde está trabalhando agora, inspiração profissional, quais empresas já trabalhou, universidades e cursos que já estudou. Isso vai ajudá-lo a encontrar pessoas de diferentes fases de sua vida. Não, você não precisa ter uma mega experiência e lotar seu perfil de informações para que ele seja interessante. Vale também participar de discussões em fóruns, alimentar o feed com assuntos interessantes e relacionados com suas aspirações profissionais, postar na timeline, mudar o status e assim por diante. Isso mostra que você está engajado e por dentro da sua área de atuação.

 

Customize a URL do seu perfil

Assim, depois do endereço linkedin.com pode aparecer seu nome (linkedin.com/seunome). Para isso, basta ir em configurações e privacidade, e depois em editar seu perfil público. No canto direito haverá uma caixa para alterar a URL do seu perfil público.  Isso permite que o seu perfil fique muito mais limpo, sem aquela quantidade exorbitante de números e letras aleatórias. Divulgar seu endereço de LinkedIn em seu cartão de visitas pode fazer com que mais pessoas façam parte de sua rede.

 

Invista em conexões

Interagir é o principal motivo pelo qual você vai começar a utilizar essa rede social. Por isso, envolva-se em grupos que tenham relação com o seu segmento de atuação no mercado (lembrando que o próprio LinkedIn recomenda algumas opções). Por meio deles você irá conectar-se cada vez mais com pessoas da área. A ideia não é fazer “amigos”, mas conexões profissionais. Conecte-se com quem realmente poderá fazer boas contribuições à sua rede e que estejam alinhadas com seus objetivos. Afinal, o networking começa aqui: pelas conexões, você pode encontrar profissionais que, pessoalmente, seriam quase inacessíveis, como um CEO de uma empresa americana.

 

Procure vagas de emprego

É possível procurar vagas no menu Empregos, localizado na parte superior da página. Pesquise por palavras-chave, cargos, empresas, setores, localidades, nível de experiência, entre outros. Outra maneira é visitar a página das empresas e procurar oportunidades por lá. Seguir a empresa para receber atualizações ou entrar em grupos que compartilhem esse tipo de informação também são boas opções.

 

Separamos o básico para começar a sua conta no LinkedIn. Invista nessa rede com carinho para descobrir todas as oportunidades legais que ela pode oferecer e sucesso!