Como melhorar sua produtividade

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Startups Inovadoras

Melhorar a produtividade, de fato, consiste em um desafio constante. Para tanto, o primeiro passo é implementar algumas mudanças no seu cotidiano. Alguns hábitos e a ajuda de recursos tecnológicos, como aplicativos e ferramentas online, são suficientes para trazer um bom resultado e mudar de vez a sua perspectiva. Você pode até mesmo inspirar outros colegas a fazer o mesmo e transformar de modo significativo o próprio ambiente da empresa.

Gestão e liderança, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Management do LAIOB Experience na Ohio University.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Organize sua rotina assim que chegar ao trabalho

Melhorar a produtividade depende da sua capacidade de organização. Logo que chegar ao trabalho, desenvolva uma lista com tudo o que você tem para fazer e defina a prioridade de cada item. Assim, você não perde tempo com atividades sem importância e consegue resolver o que é mais difícil em primeiro lugar. Não confie na memória, pois você pode fazer confusão. O melhor mesmo é utilizar alguma ferramenta digital para isso ou mesmo papel e caneta.

Tenha cuidado apenas para não adiar tarefas pequenas, porque com o tempo elas podem se transformar em grandes impasses. A intenção desse tipo de organização não é procrastinar, mas sim ajudá-lo a eliminar todas as pendências da semana antes que ela chegue ao fim. Se preciso for, peça ajuda a colegas ou delegue afazeres para ganhar impulso nessa resolução.

Fique longe de distrações

Muitas pessoas acham que não dá para melhorar a produtividade porque não têm tempo. Por isso é tão importante conseguir gerenciar distrações: e-mail, celular e redes sociais devem ser deixados de lado durante a realização de certas atividades. Se você já tentou fazer isso e ainda assim acha que não tem disciplina suficiente, existe uma saída.

Hoje existem diversos aplicativos e extensões para navegadores que bloqueiam acesso a esses recursos durante apenas algumas horas. Assim, se você cair em tentação, ele logo barra a tarefa e você retorna com tranquilidade para aquilo que realmente é essencial. De 90 em 90 minutos, aproximadamente, faça uma pausa para um café e aproveite para consultar esses sites. Depois retorne para suas obrigações com o mesmo foco de antes. A melhora será expressiva e você desperdiçará muito menos tempo com informações aleatórias.

Entenda como seu tempo é gasto

Na medida em que produz e finaliza suas tarefas, observe quanto tempo foi gasto em cada uma delas. Verifique também se você faz intervalos muito longos e em excesso. Existem algumas plataformas online, gratuitas e pagas, para fazer esse tipo de controle. Ao iniciar uma atividade, é só apertar um botão de contagem de tempo. No fim do mês, é possível retirar relatórios completos sobre isso.

Com os detalhes em mãos, procure entender o tempo médio gasto com atividades importantes e pequenas e veja se a distribuição está satisfatória. Ajuste tudo o que for preciso para moldar seu tempo de acordo com as necessidades da empresa e também com o seu horário de trabalho. Se muitas horas extras estiverem sendo feitas e se o excesso de trabalho também atrapalhar você a cumprir períodos de férias e feriados, isso também é um problema, então fique de olho.

Aplique a regra dos dois minutos

Essa é uma regra muito importante. Se uma tarefa leva até dois minutos para ser terminada, ela deve ser feita o quanto antes. Mesmo que outra atividade um pouco mais trabalhosa ainda esteja em andamento. Responder a um e-mail, assinar um documento ou ler uma ata parecem coisas simples, mas que, se foram muito adiadas, podem se tornar críticas.

Evite acúmulos e fique livre para se dedicar com mais afinco ao que realmente importa. Outra dica é trabalhar sem interrupções nesse tipo de tarefas por pelo menos 10 minutos. Assim, você se finaliza vários compromissos de uma única vez logo no começo do dia e depois pode tirar um intervalo para tomar um café ou passar na sala de um colega para trocar ideias. Mais tarde, ao se dedicar a atividades mais complexas, você ficará com a mente livre de pequenos incômodos e com a sensação maravilhosa de dever cumprido.

Tenha cuidado com a saúde para melhorar a produtividade

Melhorar a produtividade é algo ligado não somente a atividades no ambiente de trabalho, mas também fora dele. Se você não se alimenta bem, não tem boas noites de sono e não pratica exercícios físicos, dificilmente terá a mente e o corpo saudáveis para aguentar a intensidade da rotina dentro da empresa. E, pare bem para pensar: quantos casos sobre afastamento devido a altos níveis de stress você conhece no seu círculo de convivência? Os dados a respeito disso, de modo geral, são bastante preocupantes.

Portanto, faça consultas médicas regulares, mantenha os hábitos citados em dia e acrescente a isso uma boa hidratação. Não fique somente no cafezinho o dia inteiro, porque, em excesso, ele pode se tornar um inimigo ao invés de um aliado. Beber água evita fadiga, cansaço e falta de foco, portanto tenha sempre uma garrafa ou filtro perto de você. Se ainda assim você se esquecer, acrescente um alarme ou lembrete diário no celular.

Como você pode ver, a melhor maneira de melhorar a produtividade é simplesmente encontrar uma maneira de tornar tudo mais simples. Com a ajuda de cada uma dessas dicas, ficará mais fácil tomar decisões assertivas e demonstrar mais eficiência em tudo o que for de sua responsabilidade. E, por consequência, sua vida pessoal também mudará para melhor.

E então, você se considera um empreendedor produtivo? Como você mantém essa postura em seu local de trabalho? Conhece mais alguma recomendação que poderia ser incluída nessa lista? Comente e participe do blog.