Como gerir o seu tempo e produzir mais

Blog Português (Brasil)

“Tempo é dinheiro”. Quem nunca ouviu essa expressão? Apesar de parecer um exagero, essa frase é verdadeira e explicada inclusive pela Economia. Quando somos pagos por um trabalho, conseguimos medir quanto vale a nossa “hora” produtiva. Ou seja, se usamos este mesmo tempo para lazer ou descanso, são horas produtivas que estamos “deixando” de trabalhar e, portanto, de sermos remunerados. Mas enfim, o que isso significa? Que não temos tempo a perder! Quanto mais conseguirmos otimizar e utilizar nossas preciosas horas para nos dedicar ao que realmente importa, melhor. Por isso, perder tempo com o que não interessa não é vantajoso para ninguém. A nossa dica então é: seja produtivo! Faça render as suas horas de trabalho. E o tempo que sobrar? Dedique aos bons momentos da vida.

Quer saber como aumentar a sua produtividade? Selecionamos aqui algumas dicas de como administrar as suas horas e não perder tempo:

Defina Prioridades

Antes de tudo, você precisa definir suas demandas ao longo do dia, semana e mês. Liste estas tarefas e defina as prioridades. Distribua no mês sempre seguindo esta ordem de importância, intercalando com tarefas que mais se relacionem. Por exemplo, você precisa urgentemente ir ao banco e quando puder, passar na lavanderia. Se estes dois lugares ficam próximos um do outro, aproveite a viagem, mesmo que uma das tarefas não seja urgente. Assim você vai economizar tempo (e dinheiro, se considerar a gasolina, por exemplo).

Organize o Ambiente

Se você vai fazer seu trabalho em casa, no escritório ou em algum ambiente fechado, organize o local onde vai ficar boa parte do dia. Elementos como iluminação, mesa, cadeira podem não parecer, mas são importantes para a produtividade. Permanecer em um ambiente que evite distrações, mas te deixe confortável pode fazer seu tempo render melhor. Afinal, trabalhar deitado na cama é legal, mas pode dar um soninho, né?

Tenha Disciplina

Defina bem os horários que pretende executar cada tarefa, assim como o início e término do seu dia de trabalho. Ter uma rotina ajuda bastante na produtividade. É claro que muitas vezes vai ser necessário fazer algumas adaptações, quando uma tarefa levar mais tempo que o previsto ou ocorrer emergências ao longo do dia. Mas o importante é sempre manter a disciplina e tentar seguir seu cronograma. Desta forma, você deixa menos coisas acumuladas para o dia seguinte e ainda pode curtir aquela sensação de dever cumprido quando chegar depois de um dia cheio e ver que conseguiu cumprir todas as metas!

Evite Distrações

Isso não significa ficar 8 horas seguidas vidrado em uma tela de computador, ok? Mas vem dizer que nunca aconteceu de você estar superconcentrado e o celular na mesa começar a apitar com várias mensagens legais de um grupo no Whatsapp? É normal a vontade de parar e se distrair um pouco, mudar o foco. Por isso, tente colocar o celular no silencioso ou não deixar o facebook aberto enquanto trabalha. Essas pequenas coisas podem fazer você perder o fio da meada e atrasar todas as demandas.

Não esqueça de descansar

Afinal, existe tempo para tudo, não é? Reserve pausas ao longo do dia para esticar um pouco as pernas, trocar umas palavras com os colegas, tomar um café. Um tempinho assim para aliviar a cabeça também faz muita diferença. Isso sem falar nos momentos de descanso ao final do expediente e finais de semana. Sair com os amigos, dormir bem e dedicar tempo para os seus hobbies vão ajudar a organizar os pensamentos e deixar você preparado para mais um dia de muita produtividade.

Saber como administrar o tempo no trabalho é indispensável para obter resultados de qualidade e alcançar o alto desempenho. Faça testes e escolha o método que melhor funciona para você. Estamos na torcida pelo seu sucesso!