Como conseguir bolsas de estudo no exterior?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Estudante preenchendo candidatura para conseguir bolsas de estudo no exterior

Não é nenhuma novidade que uma vivência acadêmica internacional agrega um valor incrível ao seu currículo. Além de incrementar suas experiências profissionais, pois uma universidade no exterior faz toda a diferença no currículo, você ainda ganha uma evolução pessoal sem medidas, com aprendizados que levará por toda a vida.

E por que não complementar a chance de estudar fora do país com o benefício de bolsa de estudo? Sim, o processo é concorrido, mas isso não significa que ele é também impossível. Afinal, existem diversas opções de programas que cobrem diferentes tipos de curso, desde os de curta duração até mestrados e MBA. A parte mais difícil, na verdade, é apenas burocrática.

De resto, basta muita preparação e dedicação para se destacar entre estudantes de todo o mundo. Quer saber mais sobre como conseguir uma bolsa de estudo para estudar no exterior? Então embarque na leitura deste artigo!

Quais são as exigências para conseguir bolsas de estudo no exterior?

Para se candidatar a uma bolsa de estudo e conseguir estudar no exterior, existem algumas exigências e determinações que precisam ser devidamente cumpridas. Como são vários detalhes em jogo, o ideal é que você comece a se preparar com pelo menos um ano de antecedência. Por exemplo, se o ano letivo em outro país começa em setembro, você deve iniciar os procedimentos burocráticos em outubro do ano anterior. E aqui está a lista do que você precisa fazer:

Comprovar fluência em outro idioma

Estados Unidos, Canadá e Inglaterra são os países mais procurados por quem deseja estudar no exterior, mas países europeus e asiáticos também oferecem opções muito interessantes de bolsas e cursos. Boa parte desses programas exige fluência em língua inglesa ou da língua local, por vezes até mesmo das duas.

Portanto, é preciso se preparar para realizar testes específicos de proficiência da língua, como o IELTS ou o TOELF. Essa necessidade consta nas regras para concorrer à bolsa, então é bom ler com atenção para fazer exames que são realmente aceitos pelas universidades. Lembre-se de que você deve agendar essas provas com pelo menos dois meses de antecedência, pois é preciso reservar vaga e a procura é grande.

Organizar documentos oficiais

Outra parte importante para aplicar para uma bolsa de estudo fora do Brasil é a tradução juramentada de todos os documentos oficiais pedidos pela universidade. Primeiro, é preciso validar diplomas, históricos acadêmicos e certificados para depois realizar a tradução. Esse processo pode ser feito apenas por um tradutor público de seu estado, ou seja, não adianta pedir ajuda para um amigo ou professor.

Os preços em geral são tabelados, então dê uma pesquisada para se preparar financeiramente e não ter nenhuma surpresa. Algumas universidades exigem que os documentos sejam enviados por correio, enquanto outras permitem que sejam escaneados e enviados por e-mail. Sendo assim, não se esqueça de escaneá-los na frente e no verso, com todas as assinaturas e carimbos visíveis, porque eles serão analisados com o mesmo cuidado.

Preparar cartas de recomendação e redações pessoais

Em todos os processos de admissão para bolsa de estudo, é preciso enviar pelo menos duas cartas de recomendação. Em geral, elas precisam vir de professores, mas a depender de seu curso e da nova formação que você deseja, é permitido também enviar pareceres de chefes, gestores e colegas de trabalho. O conteúdo dessas cartas deve afirmar que aquela pessoa em questão conhece você muito bem e tem segurança para indicá-lo para a vaga.

Embora muita gente procure por modelos na internet, é melhor evitá-los e deixar o tom da produção bastante pessoal. Além disso, você também terá que enviar redações escritas por você mesmo, algumas com temas pré-determinados e outras para que você fale um pouco de si, conte sobre seus pontos fortes e explique a sua relação com essas pessoas que escreveram sobre você com tanto afinco e dedicação.

Desenvolver um bom currículo

Para estudar no exterior com bolsa de estudo, seu currículo também é analisado e deve ser formatado de acordo com as especificidades da universidade. Esse currículo também deve ser traduzido e complementado com formulários fornecidos pela própria universidade. Nem sempre a tradução exigida é a oficial, então se você optar por traduzir tudo sozinho, fique atento para não cometer erros e deslizes.

Cursos de mestrado ou pós-graduação também podem pedir que você comprove sua experiência através de exames conhecidos como GMAT ou GRE. Eles testam suas habilidades verbais, lógicas e analíticas e são muito comuns em universidades americanas e de alguns locais na Europa. Para a graduação, você talvez tenha que realizar também o SAT ou o ACT, que atua como uma espécie de ENEM e é obrigatório nos Estados Unidos. Por fim, você pode ser chamado para uma entrevista, pessoalmente, por telefone ou online. Então, prepare sua postura, ensaie sua pronúncia e vá confiante para essa etapa final.

O que fazer para sair na frente da concorrência?

Ao concorrer a uma bolsa de estudo para estudar no exterior, você estará disputando um lugar ao sol com estudantes de todo o mundo. Por isso, preste atenção em algumas pequenas providências para conseguir alguns pontos a mais e se destacar por seu compromisso e responsabilidade também. Primeiro, antes de enviar seus documentos e cartas, seja por e-mail ou correio, verifique todo o material.

Releia tudo, faça um checklist e confira se todos os arquivos estão nomeados como a instituição de ensino pede. Um simples erro que deixa sua candidatura fora do padrão faz com que você seja imediatamente desconsiderado pelos recrutadores, então não arrisque seu esforço e sua vaga por algo que pode ser definitivamente evitado.

Além disso, esteja sempre atento a datas e prazos limites para enviar seus documentos e preencher formulários. Não se esqueça de respeitar o fuso horário do outro país, pois cinco minutos de atraso são suficientes para que você também perca todo o trabalho que já foi feito. Caso algo do tipo aconteça, você terá que esperar um ano inteiro para tentar aplicar de novo, então nunca deixe nada para a última hora.

E então, está preparado para tentar conseguir uma bolsa de estudo para estudar no exterior? Para onde deseja ir e o que você gostaria de estudar? Já iniciou o processo para se candidatar? Comente aqui no blog.