Como aproveitar ao máximo o talento em sua equipe

Blog Português (Brasil)

Se você é o proprietário de uma empresa e pretende contratar mais talentos, existem duas opções. A primeira é buscar pelos melhores candidatos disponíveis em um banco de talentos. A outra é escolher profissionais que já trabalham em sua empresa e investir para que eles se destaquem ainda mais.

Em muitos casos, a segunda opção é a melhor: você já possui funcionários qualificados em seu pipeline, o que significa que não precisa competir com outras organizações por colaboradores que apresentam as competências necessárias. Além disso, correr riscos de aumentar a sua taxa de turnover custa pelo menos duas vezes mais caro do que a remuneração de um colaborador previamente contratado.

Mas como é possível incentivar mais contratações e promoções internas? Colocar em prática as dicas deste artigo pode ajudar bastante a solucionar esse dilema. Confira!

Contrate os melhores talentos desde o início

Primeiro, é preciso se certificar de que talentos de primeira linha sejam contratados desde o início. Isso envolve mais do que se basear apenas na análise de currículos: você também deve contratar pessoas que tenham o perfil adequado para sua organização. Para que o processo seja eficiente, essas orientações devem ser seguidas:

Confie na sua intuição

Se um entrevistado lhe der uma má impressão ou apresentar um comportamento inadequado durante a entrevista, passe para outro candidato.

Não avalie apenas a experiência

Como Barbara Corcoran disse: “Certifique-se de escolher pessoas boas para fazer negócios, pois elas determinarão 80% do seu sucesso. As melhores pessoas têm muito entusiasmo. Não se preocupe muito com o nível de experiência deles quando estiver entrevistando, já que a postura correta sempre proporciona muito mais do que apenas experiência.”

Contrate pessoas que se encaixem na cultura da sua empresa

Tenha em mente que uma boa equipe conta com personalidades que se dão bem e se complementam, de modo a gerar um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável.

Busque referências

Faça questão de entrar em contato com as referências de um candidato. Eles fornecerão muitas informações verdadeiras sobre o candidato. Mesmo que ele pareça ser um funcionário qualificado e excelente, conversar com as referências pode ajudá-lo a determinar se o candidato é mesmo bom para o cargo disponível.

Envolva sua equipe

O processo de contratação não precisa ser um projeto solo. Procure a opinião da sua equipe. Como eles conhecem a cultura da empresa, conseguem identificar funcionários em potencial com maestria.

Mantenha o controle dos perfis de funcionários

Depois que você contratar as pessoas certas, tenha certeza de que elas ocupam a posições certas. Afinal, você não contrataria um gerente de mídias sociais para ser seu contador, certo? Ao mesmo tempo, incentive os membros de sua equipe a desenvolver todas as suas habilidades e preferências.

Tenha um sistema em vigor que possa ser atualizado facilmente quando alguém adquirir uma nova habilidade ou experiência. Além disso, se um membro da equipe sair, os registros mostrarão se já existe outro funcionário com as características necessárias para ocupar a vaga.

Crie uma cultura organizacional convidativa

A cultura organizacional é basicamente a personalidade do seu negócio e desempenha um papel crucial na contratação de talentos. É também uma das principais razões pelas quais os funcionários estão dispostos a permanecer na empresa.

Para criar uma cultura empresarial, assegure-se de que você contratou as pessoas certas e pense em como você gostaria que elas representassem sua marca. Depois, confirme se elas conhecem seus valores e sua missão.

Permita que seus colegas de equipe compartilhem suas opiniões e façam sugestões sobre como melhorar seus negócios. Incentive a comunicação eficaz e esteja sempre pronto para ouvir o que eles têm a dizer.

Acredite na sua equipe

Você pode não perceber, mas os membros de sua equipe conseguem facilmente dizer se você acredita neles. Eles identificam essa informação ao avaliar sua linguagem corporal, contato visual, fala e decisões.

É possível materializar esse sentimento através de uma nota de agradecimento manuscrita ou até da concessão de mais autonomia a um funcionário. Mas o mais importante é como você interage com eles diariamente, e se transmite confiança e interesse suficientes para motivá-los.

Entenda objetivos individuais

Por falar em conhecer a equipe, dedique um tempo para entender o desempenho de cada funcionário, bem como seus objetivos de longo prazo. Isso irá guiá-lo na decisão de como recompensar e incentivar cada funcionário.

Por exemplo, você pode ter um membro da equipe que prefere oportunidades educacionais a férias remuneradas. Este pode ser um caminho mais adequado para cumprir principal meta que ele tem e é fundamental respeitar sua opção.

Permaneça conectado

Cada membro da equipe é único e traz algo diferente para a organização. Ao mesmo tempo, todos devem em direção a um objetivo comum. A única maneira de conseguir isso é através da capacidade de entender o que acontece interna e externamente com os colegas de equipe. Se alguém está passando por problemas pessoais, é compreensível que ele não consiga se concentrar em seu trabalho com clareza.

Ele pode precisar de algum apoio emocional ou simplesmente de alguns dias de folga para se recuperar. Faça questão de ficar conectado com sua equipe. Basta passar alguns minutos com cada um para compreender melhor o que eles precisam para ter sucesso.

Incentive oportunidades de crescimento

Além de oferecer aos membros de sua equipe a chance de fortalecer ou desenvolver novas habilidades, você também pode dar a eles a oportunidade de crescer através do cumprimento de metas. Promova uma mentalidade de crescimento e comece a elogiar esforços durante este processo, para que percebam que este é o combustível para o sucesso.

Aos poucos, cada colaborador conseguirá estabelecer um mindset para mudar sua visão a respeito da vida e do trabalho e poderá evoluir ainda mais. Forneça ferramentas, recursos e liberdade não só para que eles exerçam melhor suas atividades, mas também para ampliar suas possibilidades de conquistas.

Seja inspirador, não intimidante

Há uma diferença entre ser transparente e intimidar sua equipe. Por exemplo, fornecer feedback construtivo e honesto sobre como alguém pode melhorar é benéfico. Mas ser verbalmente abusivo e fazer críticas pessoais é definitivamente bullying.

Em vez de adotar a abordagem intimidadora de “faça isso ou aquilo”, inspire sua equipe ao oferecer apoio e seja um exemplo positivo. Arregace as mangas e trabalhe lado a lado com os colaboradores. Mostre que eles são apreciados e sugira oportunidades de brilhar.

Saiba envolver

Se você realmente quiser ver o quão incrível é sua equipe, reserve um tempo para pedir sugestões sobre como melhorar seus processos, quais novos serviços oferecer e como eles podem resolver problemas dentro de sua empresa. Isso não apenas faz com que eles se sintam valorizados, mas também mostra do que sua equipe realmente é feita e como ela pode se encaixar em seu plano de longo prazo.

Não segure colaboradores na empresa

É difícil ver membros mais talentosos deixarem sua empresa, mas você não pode segurá-los para sempre. Eles precisam de oportunidades para aprender e crescer, pois merecem ser pessoas bem-sucedidas mesmo fora de sua organização.

Contratar novos talentos é estressante, demorado e caro. Vale a pena determinar primeiro se você tem as ferramentas e o talento de que precisa dentro de sua própria empresa. E você, concorda com esses tópicos? Já colocou algum deles em prática em sua organização? Comente e participe!