Jovem mulher de blusa laranja segurando um notebook

Carreira profissional: o que é e como alavancar a sua?

Carreira

Em um mercado de trabalho extremamente competitivo, é essencial descobrir novas capacidades e buscar meios de desenvolver a carreira profissional. Existem muitas pessoas com os mesmos objetivos e quem quiser se destacar precisa estar um passo à frente.

Os desafios para alavancar a carreira são muitos e demandam sacrifícios como a mudança de hábitos, atitudes e comportamentos. Uma transformação que exige planejamento e preparação adequados, envolvendo dedicação e força de vontade.

No conteúdo, traremos o conceito de carreira profissional, exemplos e tipos mais desenvolvidos. Continue lendo e veja como melhorar seu perfil profissional!

O que é carreira profissional?

O conceito se refere ao conjunto de toda a vivência de trabalho, formando uma jornada que engloba experiências e formações. Além do aprendizado prático, a carreira profissional se constrói por meio dos cursos de graduação, especialização e qualificação, com aprimoramento das hard skills e soft skills.

Para conquistar um perfil de talento valorizado no mercado, é essencial demonstrar um percurso dedicado na construção de uma carreira bem estabelecida. Assim, nesse processo, investir em si se torna uma alternativa inteligente.

Vale ressaltar que as carreiras mais promissoras requerem a adaptação a novas tendências que permitam se projetar a outro nível. Com uma boa gestão pessoal e profissional, torna-se possível ir cada vez mais longe.

Exemplos de carreiras profissionais

Embora o mercado seja competitivo, a boa notícias é que existem diversas carreiras demandadas e em ascensão. Muitas delas exigem habilidades e competências mais específicas, tanto técnicas quanto emocionais. Veja algumas áreas e exemplos de carreira:

  • Administração — gestor, coordenador, analista, assistente;
  • Engenharia — gerente de projeto, engenheiro de nível sênior e júnior, consultor;
  • Publicidade e Marketing — executivo de conta, analista, gerente de projeto, assistente;
  • Conteúdo — redator, revisor, estrategista, analista, gerente;
  • Tecnologia da Informação — desenvolvedor, programador, analista, gerente de projeto;
  • Empreendedorismo — prestação de serviços, e-commerce, profissionais autônomos.

Profissão e Carreira são o mesmo?

Embora seja comum fundir os dois conceitos, são diferentes, porém podem estar relacionados dependendo de como o profissional define sua trajetória. Veja:

Carreira

É o somatório das experiências de trabalho que incluem formação, estudo, vivência, construindo um percurso de evolução. O desenvolvimento da carreira ainda envolve comportamentos, decisões, de permanecer em um ponto ou investir para evoluir continuamente.

Profissão

Já a profissão é mais específica por se referir à área de estudos, determinada pelos cursos em diversos níveis de formação — médio, superior, pós-superior — como assistentes, médicos ou doutor ciências que direcionam a carreira em uma via única de desenvolvimento.

Tipos de Carreira

Existem diferentes tipos de carreira profissional para atender aos anseios de quem almeja sobressair no mercado, ser valorizado ou ocupar posições de destaque. A seguir, trouxemos alguns exemplos:

  • Proteana ou multifacetada — flexível, dinâmica, com jornada gerenciada pelo profissional e não pela organização em que trabalha;
  • Craft Career — caracterizada pela transformação, onde o profissional tem a necessidade de se reinventar periodicamente, explorando novos ares, possibilidades      e oportunidades;
  • Sem fronteira — voltada para profissionais que não precisam atuar em um só lugar, podendo trabalhar de maneira digital e online, dentro ou fora do país de origem;
  • Portfólio — baseada na capacidade do profissional de desempenhar múltiplas      funções e trabalhar em diversas atividades de um mesmo ramo;
  • Multidirecional — para profissionais que desejam aprender mais, explorar mais, além da profissão, para ampliar o conhecimento e aproveitar as oportunidades de crescimento.

Como alavancar a carreira em 6 passos?

Muitas empresas entendem que a força de trabalho é seu principal ativo e investem em seus profissionais com um plano estruturado de carreira. No entanto, você não precisa atribuir essa responsabilidade apenas a seu empregador.

Listamos 6 dicas do que fazer para ter uma carreira profissional mais atrativa e interessante para o mercado. Veja a seguir!

1. Aprimore suas habilidades

Você pode realizar cursos de curta duração, participar de workshops e fazer treinamentos de atualização em sua área de atuação. Se houver tempo suficiente, ainda vale a pena apostar em um intercâmbio acadêmico.

Essa experiência também é interessante tanto para quem está no começo de suas atividades quanto para quem já tem mais de 30 anos e uma boa experiência corporativa. Que tal fazer um MBA ou uma pós-graduação em outro país e ampliar sua visão de mercado e de mundo? 

Pode ter certeza de que esse detalhe em seu currículo será motivo de reconhecimento e admiração.

2. Construa um bom marketing pessoal

A sua imagem é tão relevante quanto seu conhecimento e sua competência para fazer seu trabalho. Por isso, tenha atitudes e ações que coloquem em evidência tudo aquilo que você faz de melhor. 

Dessa forma, você desenvolve a própria identidade pessoal, cria diferenciais em relação aos seus concorrentes e se coloca bem diante dos olhos de seus gestores e líderes.

Considere que não basta ser bom: todos ao seu redor precisam saber disso e mais, o mercado também precisa saber. Enquanto conseguir aperfeiçoar esse quesito, tenha certeza de que comunica com eficiência os resultados. Você pode começar a investir em seu marketing pessoal com coisas simples, como ter cuidado com o que posta nas redes sociais e ter um bom relacionamento com colegas.

3. Encare bem os desafios

Encarar impasses profissionais é uma forma de alavancar a carreira ao contar com uma nova oportunidade para aprendizado e ainda demonstrar que você tem jogo de cintura para se adaptar às adversidades do mercado, que não são poucas.

Em momentos de crise, as empresas buscam por perfis flexíveis, que demonstram disponibilidade para se desenvolver no ambiente corporativo e em conjunto com os objetivos da organização. 

Não tenha medo de pedir ajuda se necessário, ou de recorrer a outras fontes para obter orientações. A ideia é se manter firme em seu propósito para descobrir do que você é capaz.

4. Aprenda a lidar com críticas e sugestões

“Como alavancar minha carreira diante do que os outros acham de mim?” Esta é uma dúvida que impede muitos profissionais de seguirem em frente. Mas a dica é bastante simples: basta ter a humildade em buscar entender o que é falado para você. 

É essencial ser sensato para extrair a parte boa daquela observação e usá-la para progredir. Converse com quem pontuou algo sobre seu trabalho e descubra melhor o que você pode melhorar. Profissionais humildes costumam ter excelentes resultados no mercado ao contarem com a capacidade de extrair feedback positivo em vez de se colocarem para baixo.

5. Tenha um bom networking

O quinto passo não pode ficar de fora: formar uma rede de relacionamentos saudável. Muitas pessoas conseguem o emprego dos sonhos por meio de networking, sabia? 

Participar de eventos, interagir via redes sociais, estar presente em reuniões e palestras são apenas algumas maneiras de fazer crescer o número de pessoas que você conhece dentro da sua área.

Cultive essas conexões de maneira tranquila, sem forçar aproximação. Gradualmente, você ganhará mais liberdade para expor seus projetos e ambições e fará seu nome circular. Com as referências e indicações, novas propostas chegarão e você poderá escolher aquelas que contribuirão para sua carreira.

6. Aprenda com seus erros

É natural que erros ocorram ocasionalmente. Profissionais bem-sucedidos e renomados enfrentam desafios até hoje, mas a distinção está na habilidade de transformar falhas em aprendizado, mantendo-se em constante evolução. 

Esse conceito, inclusive, é amplamente difundido internacionalmente, como no Vale do Silício. O melhor acontece para quem não tem medo algum de se arriscar e tentar encontrar soluções diferenciadas para o mercado.

Como um curso internacional ajuda você a ter uma carreira profissional de sucesso?

Uma vivência de aprendizado profissional em destinos internacionais é transformadora em muitos aspectos. Desde aprimorar as habilidades e se capacitar para aceitar desafios maiores até a oportunidade de criar uma rede de relacionamentos com pessoas de outras nacionalidades.

Além disso, ter contato com as diferentes culturas e práticas do país escolhido, geram insights de aplicações no retorno, adequadas à realidade do Brasil. O aprendizado e aprimoramento permite melhor desempenho e, consequentemente, a alavancagem da carreira.

Com o LAIOB (Latin America Institute of Business) você pode ter uma experiência internacional incrível, por meio dos programas e imersões realizados em instituições sediadas nos Estados Unidos e em Portugal.

Com uma abordagem focada no aperfeiçoamento, as soluções do Instituto visam qualificar e desenvolver os profissionais da América Latina com uma curva de aprendizado que possibilita ao indivíduo a construção de uma carreira profissional de sucesso.

Fazer um curso no exterior enriquece a bagagem pessoal e profissional, melhora o currículo e fortalece o relacionamento com a empresa. Assim, se ampliam as chances de ver a carreira deslanchar e se consolidar, trazendo mais segurança para competir no mesmo nível com outras pessoas talentosas.

E você, o que tem feito para evoluir profissionalmente? Acesse agora mesmo a página do LAIOB e conheça os nossos programas que podem ajudar você a aumentar seu conhecimento, além de aprimorar suas habilidades e competências!