BIG DATA: Entenda!

Blog Português (Brasil) Carreira Inovação & Tecnologia

Essa década é marcada por mercados classificados como disruptivos. Isso significa que empresas dispostas a mudar a maneira tradicional de realizar vários tipos de serviços surgem a todo momento. E estruturam seu trabalho na acessibilidade do consumidor, o que torna a tecnologia cada vez mais acessível para todos os perfis de usuários.

A criação desses novos produtos exige um marketing bem direcionado, assim como decisões mais assertivas. Essas questões são possíveis devido a um fator importante: o Big Data, que permite o cruzamento de informações entre inúmeras fontes de dados. Ou seja, uma ferramenta que abre caminhos para novas possibilidades e aplicações.

Deseja saber um pouco mais sobre como ela funciona e como você consegue aproveitá-la bem em sua empresa? Confira este artigo e descubra a respostas para todos esses questionamentos!

O que é Big Data?

Big Data pode ser definido com um grande conjunto de dados, bastante complexo, que envolve diversas fontes de dados. Cada conjunto é bastante volumoso, por isso um software comum de processamento de dados não tem autonomia suficiente para gerenciá-los. Daí a necessidade de uma ferramenta mais potente, que abrigue toda essa quantidade com segurança.

Esse volume de dados pode ser usado para solucionar impasses de negócios de diversas origens, o que facilita bastante as atividades de uma empresa. Especialmente se ela lida com muitos clientes, fornecedores, parceiros e terceiros envolvidos em seu funcionamento.

O grande diferencial nessa questão é que o cruzamento de dados é bastante rápido e fornece novas informações preciosas. Em um mercado cada vez mais exigente, competitivo e com consumidores preocupados, se atentar a esse uso é uma forma de inovar e captar ainda mais valor para seu negócio.

Quais são as características da ferramenta?

O Big Data trabalha com os chamados “Vs”. São cinco características importantes, que complementam bem o que esse conceito significa. Cada uma delas tem uma atuação específica dentro da proposta, mas juntas trazem uma força maior para essa tecnologia. Elas podem ser explicadas da seguinte maneira:

Volume

O volume diz respeito justamente ao grande número de conjunto de dados que a ferramenta abriga, conforme mencionado. Não há estimativa aproximada em termos de números, afinal, isso depende da necessidade específica de cada tipo de negócio.

Variedade

Quanto mais dados e fontes a empresa tem, mais complexo é administrar tudo. Porém, maiores são as chances de conseguir gerar informação útil. Por isso a variedade de dados abrigada pelo Big Data é tão importante. Ele, inclusive, dá conta de dados armazenados em redes sociais, aplicativos e Google Analytics e ferramentas do tipo.

Velocidade

Mesmo com a quantidade de dados, o processo de cruzamento da ferramenta é bastante rápido. Isso permite, inclusive, que a empresa seja mais rápida em suas decisões diárias. Além de proporcionar retornos mais ágeis também para clientes, fornecedores, parceiros e para aqueles que dependem de uma sinalização que resolva determinado problema.

Veracidade

A veracidade diz respeito ao nível de verdade contido em uma informação. A quantidade de dados cruzados pode gerar certa confusão, mas a ferramenta está preparada justamente para evitar esse tipo de problema.

Valor

Na medida em que esforços são aplicados para gerar dados inúteis, o trabalho da empresa perde valor. O Big Data visa evitar que isso aconteça, de modo a gerar informações realmente relevantes, sobre as pessoas certas para o bem do negócio. O que, como consequência, aumenta seu valor.

Como uma empresa pode aproveitar a tecnologia?

Usar Big Data é uma forma de complementar várias atividades corporativas. Desde as pequenas experiências diárias por parte dos colaboradores até as grandes, que envolvam o próprio consumidor final. Aqui estão algumas possibilidades de aplicação.

Para empresas

Algumas empresas usam Big Data para antecipar a demanda de seus clientes. Elas trabalham criando protótipos de produtos e serviços, classificam seus atributos e fazem os ajustes com base nos dados e informações colhidas pelo sistema. É possível também usar grupos de foco, redes sociais e grupos de teste para realizar esse planejamento e lançar os produtos certos para o público.

Para experiência do cliente

A experiência do consumidor diz muito sobre qualquer marca. Com o uso correto de dados, é possível prever falhas, indicar problemas e avaliar implementações que possibilitem que essa experiência, seja de uso ou de compra, seja a melhor sempre. Essa também é uma forma de otimizar tempo e fazer um melhor aproveitamento de peças e equipamentos de produção.

Para evitar fraudes

É muito importante que o negócio se mantenha protegido e longe de hackers desonestos. Requisitos de segurança e conformidade são garantidos com sucesso pela ferramenta, que consegue identificar padrões de informação que estão associadas a esses riscos. Tudo com relatórios completos para aferição e histórico.

Para eficiência operacional

A eficiência operacional é essencial dentro de qualquer organização. Com essa ferramenta, é possível analisar e avaliar todas as suas etapas de produção por meio de feedbacks e retornos de clientes. Assim, interrupções são reduzidas e outras demandas futuras podem ser antecipadas para a satisfação de ambas as partes.

Para trabalhar com Machine Learning

Esse é um tema bastante atual no momento, devido ao cruzamento de dados via Big Data. Neste momento, a tecnologia permite ensinar máquinas ao invés de simplesmente programá-las e a quantidade de informações disponíveis pela ferramenta é o que ajuda nessa etapa de treinamento.

Para impulsionar a inovação

Inovação é sinônimo desse sistema. Com ele, você consegue uma visão ampla de comportamentos, processos e percepções para encontrar novos caminhos que permitam a evolução de seus produtos e serviços. Fica mais fácil aprimorar decisões, implementações e até mesmo valores.

Como é possível perceber, o Big Data fomenta a integração dos dados, seu processamento e também sua análise, de uma maneira uniforme e bastante eficiente para qualquer tipo de negócio. Hoje, sem dúvida alguma, ela representa o futuro das organizações que visam o crescimento e o forte posicionamento no mercado.

Mas essa ferramenta é apenas uma das inúmeras possibilidades de evolução usadas por grandes companhias. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, leia também sobre o que as 10 melhores empresas de tecnologia do mundo têm em comum.