As principais diferenças entre startups e empresas comuns

Blog Português (Brasil)

Já explicamos aqui que startups são empresas que estão no início de operação e buscam explorar atividades inovadoras no mercado. Inclusive, demos várias dicas legais para quem quer começar uma. Mas bom, com essa explicação podem surgir algumas dúvidas: toda empresa jovem é uma startup? Quais são as principais diferenças entre ela e uma empresa comum? 

Para começar, nem toda empresa jovem pode ser considerada uma startup, mas toda startup é uma empresa jovem. Não entendeu? A gente explica! A maior diferença entre estes dois tipos de empresa está em seus objetivos principais. As pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e valor estável a longo prazo, enquanto que as startups estão focadas nas receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento. Isso significa que, para ser uma startup, são necessários alguns pré-requisitos não obrigatórios em empresas comuns. Sabe quais são eles?

Ser repetível e escalável

Ser repetível significa entregar da mesma maneira um produto de maneira ilimitada. Isso significa que o produto ou serviço pode ser fornecido independente da demanda. Ser escalável está diretamente relacionado ao repetível. Escalável significa um poder de rápido crescimento sem que isso interfira no custo da empresa. Ou seja, uma startup pode crescer sem precisar mudar seu modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Para isso é preciso ser bastante paciente e persistente para continuar se esforçando em prol do sucesso.

Requerer investidores

Investimento para startups é importante, pois sem capital de risco é muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócios enquanto não existe receita. E após a comprovação de que ele existe e a receita começar a crescer, provavelmente será necessária uma nova leva de investimento para essa startup se tornar uma empresa sustentável. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisa se reinventar – ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.

Ser inovadora

Por precisar desse modelo de negócio de rápido faturamento e crescimento, normalmente uma startup é inovadora em seu ramo. Já a empresa, apesar de poder trazer traços inovadores, não será uma revolução em seu campo — e nem busca ser dominante na área, pelo menos a curto prazo.

Correr riscos

Por normalmente trazer um modelo de negócio diferente, o sucesso não é certo. O CEO da Warby Parker reforça essa definição. “Uma startup é uma empresa que está trabalhando para resolver um problema em que a solução não é óbvia e o sucesso não é garantido”, afirmou para a Forbes. Já uma empresa tradicional não tem esse foco no rápido crescimento. Uma companhia convencional tem planos mais à longo prazo e até sem tantas ambições como uma startup.

Deu para entender qual a diferença entre os dois modelos de negócio? Então, se quiser saber como ser o dono de uma startup, veja essas dicas do que é necessário para abrir a sua.