As características do empreendedor de sucesso

Blog Português (Brasil)

Começamos o post de hoje com as palavras de Marcos Kayser: “Empreender é inovar, criando o novo até que alguém pare de comprar, quando criamos o novo novamente”. A partir desta afirmação fica fácil entender o que, de fato, significar empreender e ser empreendedor: saber identificar e transformar (inventar e reinventar) uma oportunidade em dinheiro. À primeira vista parece um talento nato, daqueles que o indivíduo já nasce sabendo fazer. Porém, se engana quem acha que não é possível se desenvolver, conquistar o crescimento profissional e se transformar em um empreendedor de sucesso.

O Doutor David McClelland, pesquisador americano da Universidade de Havard, não nos deixa mentir. Segundo ele, “o que faz a diferença entre o fracasso e sucesso é o que as pessoas fazem com os recursos que elas têm”.

Quer saber como os empreendedores de sucesso agem? A gente conta para você:

Eles têm iniciativa:

O primeiro passo para começar a empreender é conquistar a capacidade de se antecipar e, assim, criar novos negócios, produtos e serviços. E lembre-se: mais do que enxergar uma oportunidade, é preciso saber colocá-la em prática.

Eles são confiantes:

Eles acreditam em si, são otimistas, determinados e confiam em suas próprias opiniões. Essas características, além de ajudarem no desenvolvimento de algo novo, geram um sentimento bastante importante no mundo dos negócios: a confiança. A confiança gera segurança, e isso é mandatório na hora de fechar um negócio.

Eles sabem liderar:

Delegam tarefas, orientam e guiam as suas equipes. Eles sabem que essas são atitudes primordiais para o sucesso de uma companhia.

Eles não desistem facilmente:

Pois sabem que errar faz parte do sucesso. E assim, eles não desistem de primeira. Eles enfrentam os obstáculos, mudam os planos e insistem até que os objetivos sejam alcançados.

Eles planejam e estabelecem metas:

Empreendedorismo é um jogo de apostas altas que envolve dinheiro e pessoas. Por isso, organização é a palavra-chave. A primeira coisa que empreendedores de sucesso fazem é desenvolver um plano de negócios. Além disso, eles também estabelecem metas claras e mensuráveis (para curto, médio e longo prazo), criam prazos definidos para cada etapa e monitoram as informações da empresa.

Eles são comprometidos:

E colocam as necessidades dos clientes em primeiro lugar. Eles assumem as responsabilidades do negócio e trabalham para que todos os objetivos sejam alcançados no tempo prometido e com os padrões de qualidade. E quando o assunto é excelência, os verdadeiros empreendedores sempre trabalham para exceder as expectativas.

Eles estudam e se atualizam:

E sabem que devem estar sempre à frente da concorrência. Por esta razão, sempre estão em busca de atualização e novas informações e conhecimentos relacionados a sua área de atuação e ao mercado como um todo.

Eles amam o que fazem:

Fechamos a lista com o item mais importante: a paixão. Os empreendedores de sucesso sabem que o amor é o ingrediente que faz a diferença na hora de alcançar o sucesso. Afinal, estar apaixonado (pelo negócio, pelos clientes e pelo sucesso) é que dá força e encoraja para superar qualquer dificuldade.