Amazon adquire Startup Zoox por US$ 1,2 bilhão

Blog Português (Brasil) Empreendedorismo Inovação & Tecnologia Silicon Valley

Ao visitar o Vale do Silício, uma das coisas mais impactantes de se ver são tecnologias em fase de testes no meio das cidades. Você pode ver desde robôs fazendo delivery de comida no campus da UC Berkeley,

lojas sem caixa nem filas da Amazon go em São Francisco, lojas de produtos em fase beta na B8ta store no centro de Palo Alto e até pessoas voando de mochila com propulsores a jato! É literalmente, uma visão do futuro!

Zoox

Nos últimos anos, durante as visitas ao Vale, a equipe do LAIOB Connect viu um aumento substancial de carros repleto de câmeras e sensores andando pelas ruas. No começo, achamos que eram carros do Google Street View, mas logo percebemos que eram muitos e de vários tipos. Foi então que percebemos que se tratava de carros autônomos com direção assistida em fase de testes. Carros de empresas como Cruise, adquirida pela General Motors, Waymo, do grupo Alphabet e um dos mais chamativos de uma empresa chamada Zoox. Esta última, uma startup fundada em 2014 por Jesse Levinson e Tim Kentley Klay.

Cruise – General Motors

Na sexta-feira passada, a Amazon anunciou a aquisição da Zoox por 1.2 Bilhões de dólares. No entanto, a empresa continuará como um negócio independente e manterá a atual CEO Aicha Evans e o CTO e co-fundador Jesse Levinson.

Waymo – Alphabet

A aquisição da Zoox pela trilionária Amazon, visa especificamente ajudar a startup a “trazer sua visão de passeio autônomo à realidade”, e não utilizar a tecnologia nas operações de logística e operações de entregas da Amazon, pelo menos, não imediatamente.

Porém, se o Zoox realmente permanecer no caminho de carona de passageiros, isso poderia abrir um mercado totalmente novo para a Amazon – um que o colocaria frente a frente com Uber e Lyft quando a tecnologia de direção autônoma amadurecer.