9 filmes na Netflix sobre Marketing

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva

O marketing é um dos componentes essenciais para o sucesso de uma empresa. Além de servir para a divulgação e o aumento do alcance da marca, favorece o

posicionamento e até a diferenciação. Então, é preciso agir da forma correta.

Em um cenário cada vez mais dinâmico, surgem muitas possibilidades, como redes sociais, a mídia digital e os anúncios de todo o tipo. Mas, afinal, por onde começar? Como obter os melhores resultados?

Para ter inspiração e aprimorar os seus conhecimentos, veja 9 filmes na Netflix sobre marketing e descubra novas possibilidades!

1. Steve Jobs

Quando se fala em marketing, é praticamente impossível não citar um dos maiores nomes modernos: Steve Jobs. O gênio por trás da Apple e da Pixar foi um dos principais responsáveis pela aceleração da transformação tecnológica. Os lançamentos da maçã, como o primeiro iPhone, revolucionaram o mercado e abriram caminho para o cenário atual.

Em “Steve Jobs”, de 2015, os três momentos mais importantes de sua carreira são abordados. Com caráter biográfico e estrelada por Kate Winslet, a produção foi vencedora do Globo de Ouro em duas categorias.

É ideal para entender o poder do marketing ao longo das últimas décadas e como o posicionamento da Apple fez toda a diferença para o sucesso.

2. Jiro Dreams of Sushi

Por falar em colocação no mercado, o branding é um dos componentes para o êxito de qualquer empreendimento Sabendo disso, o restaurante de Jiro Ono explora todo esse potencial.

Em “Jiro Dreams of Sushi”, de 2012, é possível conhecer o estabelecimento de 10 lugares e pratos de 300 dólares de Tóquio. O documentário demonstra o poder de disparar os gatilhos mentais certos e, acima de tudo, de estabelecer uma experiência única como segredo para atrair o público.

Agora, o filho assumirá o posto do patriarca de 85 anos e continua em busca de criar o sushi perfeito para consolidar a posição do restaurante.

3. Fome de Poder

Ainda sobre a relevância do branding, “The Founder” é um dos importantes filmes na Netflix sobre marketing.

Lançado em 2017, conta a ascensão do McDonald’s, uma das marcas mais famosas e valiosas do mundo. Tudo começou quando o vendedor Ray Kroc encontrou os irmãos Maurice e Richard Mac McDonald. A dupla tinha acabado de colocar em prática o conceito inovador de fast-food e Kroc viu potencial.

Com os investimentos certos e movimentos precisos, o ex-vendedor tirou os irmãos da jogada e construiu um império. Uma verdadeira lição de estratégia, tino para os negócios e uso do marketing a favor dos objetivos.

4. O Senhor das Armas

Estrelado por Nicolas Cage, “Lord of War” foi lançado em 2005. O longa conta a história de Yuri Orlov, um traficante de armas que atua em todo o planeta.

Ao mesmo tempo em que Orlov fatura alto, tem que lidar com Jack Valentine em seu pé. O agente da Interpol segue implacável para tentar interromper aquele que fornece até para alguns dos maiores ditadores do mundo.

Se, a princípio, parece apenas uma ficção, saiba que é um dos bons filmes na Netflix que leva  a reflexão sobre a ética profissional no marketing. Afinal, o personagem principal explora um mercado nocivo e de grande impacto na humanidade.

5. As Mil Palavras

Lançado em 2012 e estrelado por Eddie Murphy, “A Thousand Words” teria tudo para ser apenas uma comédia. Na produção, Jack McCall é um trapaceiro e tagarela profissional.

Após tentar uma de suas trapaças, descobre uma árvore com mil folhas em seu jardim. A cada palavra, uma delas cai. Ao final da contagem milionária, ele morrerá, o que leva a uma reflexão profunda sobre tudo o que será dito.

Para o marketing, é muito importante ser persuasivo e falar. Ao mesmo tempo, é fundamental escolher bem as palavras, então o filme é um ótimo exercício de comunicação.

6. Chef

No mundo das redes sociais, ter um bom gerenciamento de crise e de imagem faz a diferença. Lançado em 2014 e estrelado por Jon Favreau, o filme “Chef” aborda essa questão de um novo ângulo.

O chef Carl Casper comandava um restaurante badalado em Los Angeles, até que entra em uma discussão, via Twitter, com um renomado crítico. Demitido e com o bate-boca viral, ele perde muitas outras oportunidades e decide se mudar para Miami. Lá, abre um food truck e recomeçar do zero.

Além de demonstrar a relevância de um bom marketing, aborda a necessidade de se reinventar e de saber começar novamente.

7. Audrie & Daisy

Por falar nas redes sociais, elas são ótimas oportunidades para se divulgar e conseguir projeção. No entanto, elas também exigem um cuidado extra. O documentário “Audrie & Daisy”, de 2015, mostra exatamente isso.

O documentário conta a história de Audrie Pott e Daisy Coleman, duas amigas e estudantes do Ensino Médio. À época com 15 e 14 anos, respectivamente, elas sofreram violência sexual e bullying por causa do mau uso das redes.

Embora não esteja diretamente ligado a empresas, é uma forma de reconhecer o poder das redes — e como elas devem ser usadas do jeito correto.

8. Forrest Gump: O Contador de Histórias

Estrelado por Tom Hanks, “Forrest Gump” é um dos maiores clássicos do cinema. Lançado em 1994, conta a história de Forrest Gump, um jovem com baixo desenvolvimento intelectual e um otimismo inabalável.

Repleto de boas intenções, encara diversas obras do acaso e passa por momentos importantes da História — mesmo sem querer. No meio disso tudo, ainda pensa em seu amor de infância.

É um dos melhores filmes na Netflix de marketing porque, primeiramente, demonstra a importância de um bom slogan — afinal, “Corra, Forrest, corra” é um dos maiores emblemas do cinema. Além disso, faz refletir sobre o papel do marketing de contar histórias e envolver as pessoas na narrativa.

9. Sujeito a Termos e Condições

Ao mesmo tempo em que a tecnologia oferece novas possibilidades para o marketing, ela traz preocupações. Lançado em 2013, o “Sujeito a Termos e Condições” permanece atual — principalmente diante de grandes escândalos de empresas, como o Facebook.

O documentário mostra como os negócios de tecnologia usam dados e, algumas vezes, até invadem a privacidade. Outros empreendimentos utilizam essas informações para criar anúncios relevantes e tudo começa com um passo: o ato de aceitar os termos de uso.

O documentário é um dos bons filmes na Netflix sobre marketing porque desperta uma reflexão cada vez mais necessária. No final, ainda é possível ver uma situação inusitada com um dos maiores nomes das redes sociais.

Os filmes na Netflix sobre marketing trazem novas ideias, abordagens de branding e até reflexões necessárias. Ao assisti-los, é possível moldar a sua atuação rumo ao sucesso!

Além disso, se manter atualizado e por dentro das características e habilidade das estratégias de marketing e inovação, são fundamentais e podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Marketing Strategies & Innovation do LAIOB Experience na The University of Akron.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira: