Dicas de livros de motivação profissional

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Estudar Fora

Por mais que se tenha amor pela profissão, existem dias e dias de trabalho. E é normal que em alguns deles você se sinta desmotivado e desinteressado.

Se isso se tornar muito frequente e irreparável, porém, é fundamental reservar esse fator como um ponto de atenção e se dedicar a encerrá-lo. Do contrário, será impossível realizar um bom trabalho dentro da empresa e alcançar suas metas e resultados.

Conversar com gestores e líderes, trocar experiências com colegas de trabalho e tentar mudar sua postura são formas de induzir essa transformação. Mas outra maneira interessante e eficiente de torná-la mais palpável é buscar conhecimento em livros de motivação profissional, conteúdo que jamais envelhece e que é capaz de reacender a chama do entusiasmo em muitos empreendedores.

Gestão e liderança, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Management do LAIOB Experience na Ohio University.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Precisa de uma ajuda para encontrar a leitura certa? Neste artigo, você confere uma lista de títulos que com certeza poderão dar um up na rotina corporativa.

1. A Arte de Fazer Acontecer – O Método GTD – Getting Things Done: Estratégias para Aumentar a Produtividade e Reduzir o Estresse, de David Allen

O autor David Allen é considerado como um dos grandes mestres da produtividade. Por isso, esta obra está entre os livros de motivação profissional mais importante de todos os tempos. Ele afirma que nossa mente deve estar livre para criar e não presa apenas na retenção de informações, que muitas vezes traz mais confusão e caos do que realmente um direcionamento.

A abordagem também defende que ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos mantém mais entusiasmados e nossa mente mais tranquila e clara para atividades práticas. Se você precisa entender a importância de se ter foco diário como um meio mais rápido para alcançar seus principais objetivos, essa leitura também é para você. Um livro de múltiplos ensinamentos que atende a diversos perfis de empreendedor.

2. Motivação 3.0 – Os Novos Fatores Motivacionais que Buscam Tanto a Realização Pessoal quanto Profissional, de Daniel Pink

Este é um dos livros de motivação profissional mais indicados para quem precisa se renovar e se inspirar. Em seu conteúdo, o autor trabalha com três elementos que considera essenciais para manter a motivação em alta mesmo diante de desafios e impasses. Em primeiro lugar, vem a autonomia, para administrar e resolver obrigações, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

Em seguida, ele aborda a excelência, que tem como princípio a determinação para evoluir suas capacidades e se superar a cada dia. Por fim, o propósito é incluído nessa lista, para ajudar a definir metas e objetivos e traçar um caminho de sucesso. É um guia bastante prático, com orientações claras e objetivas realmente aplicáveis na realidade.

3. O Líder 360º, de John C. Maxwell

Lidar com equipes dentro de organizações não é tarefa fácil. O papel do líder é extremamente importante, mas é comum que ele se sinta desmotivado diante de recepções negativas ou momentos conturbados que acontecem dentro da empresa. Por isso, este livro é extremamente importante para quem precisa se estabelecer em posições mais altas, sem perder o jogo de cintura.

O principal ponto dissecado na obra, além de conceitos e práticas de liderança, é como ajustar seu poder de liderança sem se cobrar demais, para evitar desgastes e verdadeiramente inspirar os colegas. Isso, segundo o autor, amplia as oportunidades profissionais, dá uma guinada na carreira e, por fim, reflete também na vida e na família. Uma leitura de linguagem simples, mas repleta de boas orientações.

4. Desafiando o Talento – Mitos E Verdades Sobre O Sucesso, de Geoff Colvin

Muitas vezes, nos sentimos sem talento e desmotivados diante de nossas habilidades. Mas este livro chega justamente para combater este tipo de pensamento ao mostrar mitos e verdades a respeito de como alcançar o sucesso através de suas próprias qualidades. Com algumas orientações e exemplos básicos, é possível entender melhor como ter mais excelência e eficácia profissional, sem perder a força de vontade.

O autor também traça uma comparação entre talento nato e trabalho duro, dois perfis comuns entre empreendedores e que traçam caminhos diferentes para um bom desempenho no trabalho. A leitura é transformadora e ajuda a nos entendermos melhor como profissionais e pessoas, para executar tarefas com maior assertividade sem deixar nossa valorização de lado.

5. O Físico, de Noah Gordon

Também é interessante sair dos livros de motivação profissional mais técnicos e explorar uma leitura diferenciada. Este é um best-seller que deu origem ao filme de mesmo nome, e que propõe uma profunda reflexão acerca das nossas capacidades para superar e encarar desafios diários, inclusive no ambiente de trabalho.

Ele trabalha com algumas virtudes, como a paciência, a resignação e determinação, consideradas indispensáveis para se realizar sonhos. É uma literatura mais contemplativa, para se fazer despretensiosamente em momentos de lazer, mas com grandes aprendizados que ajudam o leitor a reconhecer a verdadeira força dentro de si para crescer e se desenvolver cada vez mais. Uma ótima opção para trazer mais leveza e tranquilidade à forma como você se enxerga profissionalmente.

6. O Gestor Eficaz, de Peter F. Drucker

O autor é um dos mais populares no universo corporativo e este é mais um de seus livros que reúne um estudo sobre a motivação profissional para gerir. Ele diz que se manter entusiasmado na função depende de três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento de tendências administrativas.

Com esses ensinamentos, você conseguirá enxergar também que excesso de trabalho e vida pessoal não combinam e são desafios que precisam ser superados. Ao ensinar uma rotina produtiva, Drucker também trata de conceitos e métodos de vendas e de liderança, de uma forma leve e inteligente. Após essa leitura, muita gente se aprofunda ainda mais no trabalho do escritor para visualizar o mundo corporativo de uma outra forma.

Livros de motivação profissional são, sem dúvidas, materiais ricos em orientação e esclarecimento. Mas não se esqueça também de que você é capaz de construir e manter uma carreira de sucesso, desde que se dedique e procure sempre renovar seu conhecimento na área em que atua.

Gostou de nossas dicas? Já leu algum desses livros e conseguiu se reencontrar em sua função? Divida sua experiência conosco e deixe um comentário aqui embaixo.