6 dicas de livros de Gestão de Pessoas

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Sem categoria

As maiores companhias do mundo, além de produtos e serviços de excelência e talento para estratégias, também mantêm um modelo de gestão de pessoas exemplar. Isso porque é impossível chegar ao topo sem faturamento e produtividade, ou seja: boa parte do sucesso é mérito de seus colaboradores. Por vezes, podemos ver rotinas peculiares nessas empresas, inclusive.

Flexibilidade de horário, liberdade para trabalhar sem uniforme e outros detalhes do gênero costumam fazer a diferença neste cenário. Mas para entender melhor porque isso faz tanta diferença no desempenho geral da organização, é preciso estudar e ler bastante sobre o tema. A cada ano que passa, novas análises são feitas para explicar esse fenômeno, então é importante se manter sempre atualizado.

Para ajudar, aqui está uma lista com 6 livros de gestão de pessoasindispensáveis para sua estante. Com certeza, após a leitura deles, vocêconseguirá implantar uma nova e melhor maneira de gerir sua equipe.

1. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações, Idalberto Chiavenato

Essa é considerada uma obra atemporal quando se trata de livros de Gestão de Pessoas. Idalberto Chiavenato é um escritor renomado nesse assunto, e a cada edição o conteúdo se torna mais atual e obrigatório para quem atua no ramo de negócios. A leitura é bastante objetiva e aborda cada etapa envolvida nesse processo de gestão.

Desde a seleção, passando pelo treinamento e chegando na retenção de talentos. Mas, mais do que isso, o livro também trata de ações interessantes para se introduzir dentro de uma companhia, quando se trata de gerir equipes. Recompensar, monitorar e desenvolver são algumas delas, bem explicadas e detalhadas para a aplicação perfeita no cotidiano.

2. Descubra seus pontos fortes, de Marcus Buckingham e Donald. O Clifton

Esse é um dos livros de Gestão de Pessoas mais populares dos últimos anos. Pautado em uma pesquisa realizada pelos dois autores, ele destrincha a descoberta de que profissionais bem-sucedidos buscam desenvolver seus pontos fortes, ao invés de focar na melhoria de seus pontos fortes.

De acordo com a obra, a maior parte das organizações focam na correção desses erros, pois acreditam que assim o profissional atingirá melhores resultados. Mas isso pode estar equivocado. Nesta nova concepção, trabalhar pontos fortes é o que mapeia a capacidade de qualquer colaborador, e isso inclui a necessidade de se conhecer ainda mais. Para descobrir como, basta se dedicar à leitura.

3. Bom chefe, mau chefe – Como Ser o Melhor… E Aprender com o que Há de Pior, Robert Sutton

Robert Sutton é professor da Universidade de Stanford, berço dos maiores empreendedores do Vale do Silício. Ele escreve um dos melhores livros de gestão de pessoas com base em casos reais, que ele acompanhou de perto e, por muitas vezes, ajudou a solucionar problemas muito comuns na rotina dos gestores.

Sutton era frequentemente consultado por pessoas que reclamavam incessantemente a respeito de seus chefes. Sendo assim, ele registrou cada um desses episódios de forma divertida e descontraída para explicar, exemplificando, como ser um chefe legal e o que evitar para não se tornar um dos piores. O assunto é sério, mas ao ser levado dessa forma, fica até mais fácil encarar a necessidade de mudar sua postura.

4. Execução: a disciplina para atingir resultados, Ram Charan e Larry Bossidy

Dois grandes nomes da área de negócios se juntam neste livro para inspirar gestores a executar suas ações com total comprometimento. De fato, ter disciplina pode ser difícil às vezes, mas para gerir pessoas e alcançar resultados, ela é fundamental. Sendo assim, eles ensinam nessas páginas a unir pessoas, elaborar estratégias e, então, bater as metas.

A narrativa é bastante prática e mostra de maneira ampla o passo a passo para estabelecer a construção desse método dentro de uma organização. É um guia perfeito para grandes, médias e pequenas empresas, para que elas continuem a crescer sem sobrecarregar seus colaboradores, mas sim inspirando cada um a sempre dar o melhor de si.

5. Como dizer – A arte de dar e receber feedback, Eliane Pitta

Eliane Pitta é responsável por um dos livros de gestão de pessoas mais importantes no momento. Afinal, dar e receber feedback é sempre um assunto polêmico dentro de qualquer corporação e não é de hoje. Ter um incentivo a mais para fazer isso de forma correta pode transformar a forma como você é visto como gestor.

A autora procura esclarecer a cultura do feedback dentro de empresas e especifica como ela pode transformar o trabalho das pessoas. Ela ensina como dar respostas de maneira positiva, ainda que seja algo negativo, para que o colaborador se sinta estimulado a melhorar e corrigir suas falhas. Além disso, encerra a obra comentando que o gestor também é passível de críticas, e fala um pouco sobre como enfrentá-las.

6. Grandes decisões sobre pessoas. Por que são tão importantes, por que são tão difíceis e como você pode dominá-las a fundo, Claudio Fernándes-Aráoz

O autor deste livro dirige uma das maiores empresas de hunting do mundo. Ou seja, ele sabe muito bem o que se deve procurar em pessoas para que elas trabalhem alinhadas com a imagem da empresa. Além disso, ele é especialista no desenvolvimento de pessoas, portanto, essa é considerada uma verdadeira bíblia da gestão de pessoas.

Aqui, ele apresenta conceitos teóricos e práticos sobre o assunto, o que torna o livro fonte de referência para gestores de qualquer ramo do mercado. As diretrizes enumeradas se tornam simples na linguagem do autor, por isso a leitura é bastante fácil e desmistifica vários problemas que fazem parte do dia a dia de um gestor.

Pronto! Com essas dicas de livros de gestão de pessoas você estará preparado para enfrentar os mais diversos desafios, sem perder a capacidade de lidar bem com equipe, colegas e superiores. Sem dúvidas, vale a pena se dedicar a um momento diário para algumas páginas e testar em seguida a prática dentro de seu ambiente de trabalho. De pouco em pouco, uma significativa mudança para melhor pode acontecer.

Agora, conte nos comentários: qual desses títulos mais chamou sua atenção e por que? Tem mais alguma sugestão para incluir nessa lista? Contamos com sua participação!