6 dicas de livros de Empreendedorismo

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Estudar Fora

Em qualquer profissão e área de atuação, é extremamente importante buscar referências em materiais diversos para se manter atualizado. Ter acesso a diferentes pontos de vista ajuda não somente a construir conhecimento a respeito de determinado assunto,

mas também estimula a reflexão a seu respeito e amplia sua visão de mundo. E manter o hábito da leitura é uma das melhores maneiras de garantir esses pontos.

Empreendedores sabem muito bem disso. Através das páginas inspiradoras de um livro, é possível conhecer histórias de outros empreendedores, dicas sobre como guiar um negócio e insights que contribuem para a tomada de decisões e o planejamento dos próximos passos de uma empresa. Alguns títulos são obrigatórios na estante de quem deseja ir mais além na carreira e ter uma marca de sucesso.

Quer saber quais são eles? Então acompanhe essa lista com dicas de livros de Empreendedorismo que com certeza terão muito a acrescentar na sua rotina de trabalho.

1. “The Hard Thing About Hard Things”, de Ben Horowitz

Sem dúvidas, empreender sobre o que se escuta muitas coisas boas. Mas, por vezes, os desafios que são enfrentados nessa jornada ficam um pouco maquiados diante de tantas informações positivas. Por isso, esse é um dos livros de empreendedorismo mais importantes dessa lista. Nele, o autor Ben Horowitz abusa da sinceridade e coloca em jogo os percalços de ter um negócio próprio.

Ben é um dos fundadores da empresa Andreessen Horowitz e um dos nomes de maior respeito dentro do Vale do Silício. Baseando-se em sua própria experiência e nas dificuldades que enfrentou até então, ele trata de temas polêmicos, como a demissão de um colega próximo ou o momento de reconhecer que a empresa precisa ser vendida. Tudo com bom humor, mas bastante objetividade.

2. “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, Daniel Kahneman

Nesta obra de Daniel Kahneman, é possível descobrir as diferentes formas para se controlar a mente. Seja o pensamento rápido intuitivo e emocional, ou o devagar, pautado na lógica e na ponderação, ambos devem ser usados na hora certa e em situações apropriadas. Porém, como fazer isso quando se há, por exemplo, urgência em decidir uma questão?

É isto que o autor explica, além de ensinar como e quando confiar em seus próprios pensamentos. Afinal, nossos desejos também influenciam em decisões importantes, e podem acabar atrapalhando algo de suma importância. Portanto, essa é uma leitura indispensável para quem lida constantemente com escolhas pessoais e profissionais.

3. “Criatividade S.A.”, Ed Catmull

Pois bem, você sabia que a história de sucesso de filmes como Toy Story e Monstros S.A. podem ser encontradas em livros de empreendedorismo? Sim, por incrível que pareça, o mais lucrativo estúdio de animação da atualidade é responsável por um dos mais incríveis cases de sucesso do mundo. Com este livro, você descobre como a Pixar cresceu tanto e qual foi o papel de Steve Jobs nessa trajetória.

O autor aborda detalhes sobre como eram feitas as sessões de brainstorm entre os funcionários, passa informações a respeito da forma de gestão da empresa e conta como, aos poucos, ela desenvolveu uma cultura de criatividade globalmente popular. Esta é uma leitura definitiva para quem quer se inspirar e fazer diferente.

4. “Novos Negócios Inovadores e de Crescimento Empreendedor no Brasil”, Silvio Meira

Empreender no Brasil não é fácil. Quem conhece essa realidade não pode deixar de ter esse entre seus livros de empreendedorismo. Silvio Meira fala sobre a inovação e o empreendedorismo em nosso país com maestria, uma vez que também é conhecido por realizar palestras sobre o tema. Além de analisar a situação socioeconômica brasileira, ele fala sobre a influência da educação e da oportunidade em nossos negócios.

É um livro repleto de conceitos e dicas, que intercala a teoria e relatos do próprio autor sobre suas experiências. Sem dúvidas, proporciona um aprendizado único, pautado na realidade crua em que vivemos, mas sem deixar que o empreendedor se desanime ao se deparar com os percalços inevitáveis que nosso cenário apresenta.

5. “O Jeito Disney de Encantar Clientes”, Disney Institute

Ao redor do mundo, todas as empresas conservam um objetivo em comum. Atender cada vez melhor seu público e melhorar seus serviços e produtos. Ou você deixa todo mundo satisfeito, ou simplesmente perderá seu espaço no mercado. Nesse contexto, consegue perceber que a Disney é uma empresa extremamente consolidada, que dificilmente desagrada seus clientes?

É isto que essa obra explica, ao mostrar os bastidores dos estúdios e avaliar as melhores práticas internas que correm entre seus colaboradores. A filosofia e ação da Disney são destrinchadas para a realidade empreendedora ao abordar questões como oferecer um atendimento de qualidade no Walt Disney World, formas de tratamento com o elenco e envolvimento dos executivos no processo. Uma verdadeira viagem a este mundo mágico e extremamente relevante mesmo depois de tantas décadas de atividades.

6. “Abílio – Determinado, Ambicioso, Polêmico”, Cristiane Correa

Também focado em um relato nacional, este livro fala sobre o imigrante Valentim dos Santos Diniz, que um dia decidiu abrir uma doceria chamada Pão de Açúcar. Seu primogênito Abílio, também conhecido por Seu Santos, o acompanhou posteriormente na ideia de abrir um negócio familiar: um pequeno supermercado. A partir desse passo, nasceu a maior companhia varejista de nosso país.

O empresário responsável pela jornada do Pão de Açúcar no Brasil, repleta de impasses, como disputas familiares e polêmicas, até hoje tem um nome forte em território nacional. Mas em meio a tudo isso, ele conseguiu erguer um império, que fatura mais de 60 bilhões de reais por ano. Ou seja, vale a pena conhecer mais a fundo como tudo isso aconteceu.

Esses são apenas alguns livros de empreendedorismo fundamentais para quem deseja alcançar o sucesso e fomentar conhecimento. A lista poderia ser ainda mais extensa, portanto, não deixe de ir mais além e conhecer novos conteúdos para complementar nossas indicações. Com bastante dedicação e estudos, não há dúvidas de que seu caminho será repleto de conquistas.

Gostou de nossas dicas? Já conhece ou já leu algum dos livros citados? Qual deles chama mais a sua atenção? Deixe um comentário aqui no blog.