4 empreendedores brasileiros de sucesso dos últimos 5 anos

Blog English Blog Português (Brasil) Carreira Empreendedorismo

Quando o assunto é empreender, não tem jeito: quem deseja seguir esse caminho logo busca inspiração em outras pessoas que já tiveram sucesso em seu caminho. Esses exemplos são excelentes maneiras de enxergar como se posicionar melhor no mercado e o que fazer para traçar um caminho sólido em meio a tanta competitividade. Ao redor do mundo, é fácil considerar nomes como Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Mas aqui no Brasil, muitos nomes caminham para uma relevância também grande. Embora muita gente pense que não vale a pena abrir um negócio por aqui, existem aqueles que mostraram que é possível sim fazer diferente. As oportunidades foram abraçadas em diferentes setores de atuação e mostram histórias repletas de desafio, mas também de muita satisfação.

Quer conferir uma lista completa com os empreendedores brasileiros de sucesso dos últimos 5 anos? A hora é agora, e tem gente de vários segmentos e idades! Continue a leitura para saber como eles podem te ajudar a fazer mais e melhor.

1. Nathália Arcuri, criadora do Me Poupe!

A empreendedora Nathália Arcuri iniciou sua carreira na área de comunicação e jornalismo. Porém, apesar de ter se consolidado como repórter, sempre seguiu em paralelo com seus estudos sobre finanças e investimentos. Com isso, conseguiu compreender melhor como multiplicar aquilo que ganhava com seu trabalho e a levar uma vida totalmente independente.

Por volta de 2013, ela percebeu que já era hora de crescer e sair de sua zona de conforto. Em mãos, tinha como alternativa continuar em seu ramo de atuação ou usar seus estudos autodidatas a seu favor. Escolheu a segunda opção e criou o blog Me Poupe! Em março de 2015, recebeu título de especialista em planejamento financeiro, levou seu conteúdo para o YouTube e hoje guia a maior plataforma de entretenimento financeiro do Brasil.

2. Felipe Dib, da plataforma Você Aprende Agora

Felipe Dib é um dos empreendedores brasileiros de sucesso mais surpreendentes. Em 2011, ele sofreu um grave acidente que mudou sua vida. Decidiu agradecer por ter sobrevivido ao iniciar seu trabalho no YouTube, ao ministrar curtas videoaulas de inglês. Dois anos depois, se preparou para lançar sua startup, denominada “Você Aprende Agora”. Seu diferencial? Aulas gratuitas de três minutos.

Hoje, seu negócio contabiliza nada menos do que 12 milhões de aulas. A inovação é focada na agilidade, fornece certificado aos estudantes e na eficiência do ensino. Sua escola virtual desbanca várias instituições presenciais e tem Felipe à frente de todas as aulas. Agora, ele também administra uma nova empresa, voltada para ensino na língua espanhola e se prepara para conquistar seu espaço na América Latina.

3. Candice Pascoal, do crowdfunding Kickante

Na área de tecnologia, o nome de Candice Pascoal se destaca em meio aos empreendedores brasileiros de sucesso. Especializada no segmento de crowdfunding, é considera como uma das 10 mulheres mais inovadoras no setor em nosso país. Candice é fundadora e CEO da empresa Kickante, popular site de financiamento coletivo. Com esse projeto, a empresária foi premiada pelo Cartier Women’s Initiative Awards 2017 e nomeada como uma das 50 profissionais mais bem-sucedidas na área de marketing e comunicação do Brasil.

Com tanta experiência e reconhecimento acumulados, ela lançou o livro “Seu sonho tem futuro”, com várias dicas para quem quer tirar seus planos do papel em 6 meses. Iniciou sua carreira no exterior, onde viveu por 15 anos e participou de inúmeros projetos de arrecadação de fundos. Em outubro de 2013 lançou seu próprio projeto, que hoje é a plataforma mais utilizada para esse tipo de campanha.

4. Davi Braga, da startup List-It

Davi Braga tem menos de 20 anos e já um dos maiores empreendedores brasileiros de sucesso. Com apenas 13 anos de idade ele fundou a startup List-It. Aos 14, já ministrava palestras no TEDx para pessoas de todo o mundo. Hoje, sua empresa rende cerca de 600 mil reais por ano. E ele não para, pois já anunciou que a sua meta é dobrar esse valor. Para contar sua experiência, também publicou um livro.

O intuito do aplicativo que ele criou, e que já tem mais de 3 mil clientes ativos, é simples e dentro de sua realidade: agilizar a compra de material escolar, sem que o indivíduo precise ir até a papelaria. É uma lógica invertida de e-commerce, pois basta preencher alguns campos para que a lista se materialize e você realize a compra. A ideia surgiu porque seus pais são donos de uma loja do segmento e o menino enxergou ali a grande oportunidade de negócio de sua vida.

Viu só como nosso país é recheado de talentos e boas referências? Esses são apenas alguns empreendedores brasileiros de sucesso nos quais você pode se inspirar para trilhar sua jornada de negócios. E não se esqueça: foco, dedicação, trabalho árduo e muito estudo são fatores importantíssimos para que você tenha seu nome junto ao deles nesse ranking. Portanto, não desanime! Para alguns, o processo é mais rápido, mas para outros, o sucesso chega um pouquinho mais devagar.

E então, qual dessas pessoas da lista tem uma história que mais chama a sua atenção? Existe algum outro nome que poderia fazer parte desse artigo? Contribua com a sua opinião aqui embaixo, nos comentários!