11 coisas que as pessoas muito bem-sucedidas fazem, mas que 99% das outras pessoas deixam de fazer!

Blog Português (Brasil)

Ficar rico e deixar um impacto significativo no mundo não é uma tarefa fácil. Se fosse, neste exato momento todos estariam alcançando esse objetivo. E, de certo modo, esse grande feito perderia um pouco de seu valor.

No final das contas, o que este processo exige mesmo é um trabalho duro, que leva um bom tempo para ser preenchido e, assim, conquistar o seu crescimento profissional. É por isso que as pessoas muito bem-sucedidas atuam quando ninguém está olhando. Desenvolvem habilidades e competências de forma discreta, ainda que assertiva, e conseguem ir atrás de seus sonhos por meio delas.

Mesmo que isso leve algum tempo e precise de muita dedicação e esforço, será inevitável ser impulsionado diretamente para o sucesso.

Como conseguir isso? Bem, existem 11 coisas que essas pessoas bem-sucedidas fazem, mas que os 99% restantes deixam de fazer. Quer saber quais são elas e começar a mudar sua postura agora mesmo em busca da realização pessoal e profissional? Continue esta leitura!

1. Tirar proveito de apresentações

Quando alguém apresenta você a outra pessoa, é provável que tenha uma boa razão para isso. As pessoas muito bem-sucedidas aproveitam bem essas ocasiões, pois reconhecem que elas podem levar a grandes e proveitosas oportunidades no futuro.

É fácil ignorar ou se esquivar de uma situação como essa. Mas fazer isso significa perder uma ótima chance de criar um saudável networking, construir relacionamentos mais significativos e interagir com alguém que pensa exatamente como você.

2. Considerar as pequenas coisas em seus relacionamentos

As pessoas bem-sucedidas são admiradas por aqueles que as rodeiam. Isso pode ser associado aos mais diversos fatores: seu trabalho excepcional, suas interações pessoais — e, muito provavelmente, ambos. Pessoas assim têm o dom de causar certa admiração se lembram dos nomes, fazem exatamente o que se propõem e valorizam os pequenos passos necessários para estabelecer um relacionamento.

Por exemplo: enviar uma simples mensagem, desejando melhoras para quem se recupera de um procedimento cirúrgico. Ou para parabenizar aquela pessoa que recebeu uma nova oferta de emprego. Tudo isso faz uma grande diferença!

As outras pessoas reconhecem e valorizam esses atos. E, pode ter certeza, não se esquecem deles.

3. Ler bastante e de forma consistente

Estar em constante busca por conhecimento é uma das principais características das pessoas brilhantes. Há o desejo infinito de aprender cada vez mais e, por isso, a leitura é um imperativo sem igual: um costume que é alimentado sem precedentes e de maneira contínua.

Muita gente dá desculpas para não cultivar o hábito da leitura. Inventam pequenos empecilhos diários e dizem que eles são os responsáveis por não sobrar tempo para ler. Contudo, pessoas bem-sucedidas não se permitem tal deslize.

Elas priorizam sempre a aprendizagem pessoal. Estabelecem metas, como a de ler um livro por semana e, com o objetivo de fomentar aquela rotina, ainda se dedicam a repassá-la a quem se interessar. E, os mais espertos, com certeza criam suas próprias listas e objetivos e se inspiram neste caminho.

4. Manter-se mais saudável

Para se manter sempre disposto e enérgico, a saúde deve ser uma prioridade. Do contrário, você passará a vida toda com menos entusiasmo. Todos os dias.

As pessoas muito bem-sucedidas também não procuram desculpas para cuidar da sua saúde.

Suas decisões sobre comer bem e de praticar exercícios físicos são metódicas e quase sempre bem planejadas. Há uma preocupação sincera a respeito de seu corpo e a consciência total de que, se o organismo não estiver bem, será difícil realizar algo com êxito.

Essa prática ajuda na percepção de como elas começam o dia e como terminam. Suas atitudes passam a ser avaliadas, a fim de ver como a disposição influenciou ali, na tomada de decisões, ou mesmo no tratamento em relação ao próximo. Afinal, sabemos que se o corpo não estiver saudável, dificilmente haverá bom humor e temperamento afável para qualquer coisa.

5. Abraçar a ambiguidade

A ambiguidade pode ser um fator muito complicado. Quando um caminho não é devidamente explicado, quer dizer que mais decisões desafiadoras precisam ser tomadas. O grupo de 1% que abriga as pessoas muito bem-sucedidas adora investir nessa “ambiguidade”, pois os riscos valem a pena, de acordo com sua visão.

Isso acontece porque situações ambíguas abrem portas para ser mais criativo e se destacar de quem está ao redor. Não importa se uma daquelas decisões for de fato difícil: há a consciência de que, quanto mais delicada ela for, mais impactante e gratificante poderá ser.

6. Adaptar-se constantemente

Se você não consegue olhar para trás e ver que era uma pessoa drasticamente diferente do que é hoje, então você não está crescendo rápido o suficiente. Esta constatação é verdadeira desde quando somos bem pequenos.

Os empreendedores e trabalhadores independentes e bem-sucedidos estão constantemente se desenvolvendo em novos âmbitos para se adaptar às novas realidades que aparecem. Eles deixam as barreiras de lado e estão de contínuo interessados em melhorar cada vez mais. E, como resultado, são mais produtivos e felizes.

A questão pode ser bastante desafiadora para muitos, porque significa abandonar sua zona de conforto, se tornar um pouco vulnerável. Mudar o que estamos habituados a fazer é o mesmo que aceitar que nossas antigas escolhas não foram assim tão boas.

7. Definir objetivos

Definir objetivos é uma ação muito subestimada. Grande parte das pessoas considera que o tempo gasto para isso é um esforço que realmente não vale a pena. Entretanto, é importante repensar a questão: estabelecer suas metas ajuda a alinhar ações e a pensar profundamente a respeito do que você quer realizar, e por que quer essas coisas.

Quem consegue trabalhar esta competência mostra muito mais produtividade e é mais focado em todas as suas obrigações. E nem é preciso dizer como isso deixa qualquer um mais perto do sucesso e do verdadeiro impacto positivo no mundo.

8. Ter outras pessoas excelentes por perto

Dizem que somos a média das principais pessoas que nos cercam. Portanto, é fundamental ter outras pessoas excelentes por perto. Pessoas bem-sucedidas tendem a ser amigas antes de se destacarem porque fizeram um esforço, desde o início, para motivar os outros e incentivar seu sucesso.

É triste e complicado abandonar pessoas destrutivas ou abandonar aqueles amigos que, no fim das contas, não nos acrescentam pouca ou nenhuma coisa. Porém, as melhores pessoas do mundo conseguem fazer isso porque sabem que estão prestes a encontrar muitas outras, que trazem um perfil bem mais parecido com o seu.

9. Persistir

A persistência também é uma habilidade muitas vezes subestimada. Afinal, é fácil realizar uma atividade simples, como correr ou enviar vários e-mails, durante alguns dias. Difícil é levar isso adiante e explorar as possibilidades quando ninguém está olhando, e é aí que 99% das pessoas erra.

As melhores pessoas trabalham duro e empregam muito bem a inteligência. Seus esforços são adquiridos ao longo do tempo, assim como os atletas, que precisam treinar por anos a fio para chegar ao topo.

Talento e sorte nem sempre são responsáveis pelo sucesso. A persistência é que leva o mérito.

10. Perseguir suas paixões

Pessoas muito bem-sucedidas não perdem tempo vivendo o sonho dos outros. Ao contrário, elas perseguem as suas próprias paixões. E usam toda a sua energia para tirá-las do papel, sem deixar de manter o foco.

Assim, fica mais fácil agir e pensar de forma mais independente. Além de superar o fato de que não será possível agradar a todos e que é muito importante se colocar em primeiro lugar. Esse entendimento deixa a vida muito melhor.

11. Ter responsabilidade

Culpar os outros por suas falhas e equívocos é uma atuação comum, entre muitas e muitas pessoas. Os benefícios podem ser imediatos, mas se transformam em algo bastante prejudicial a longo prazo. Não ter responsabilidade impede o crescimento pessoal e ainda fomenta a má reputação da pessoa, algo que dificilmente será desconstruído no futuro.

As pessoas muito bem-sucedidas assumem seus atos e assumem as consequências, sejam elas boas ou ruins. Com isso, ganham mais respeito e muito mais espaço para crescer.

E você, se considera uma pessoa bem-sucedida? Cultiva alguns desses hábitos ou faz parte do grupo de 99% da população que ainda não investe em suas próprias conquistas? Deixe o seu comentário abaixo e conte um pouco de suas experiências!