10 mandamentos de Steve Jobs para colocar em prática em 2018

Blog Português (Brasil)

Ano novo, vida nova, lista de desejos nova. Pode até parecer clichê, mas a chegada de 1º de janeiro é, para muitos, mais do que uma virada de mês. É a vinda do novo ano que traz consigo uma nova carga de energia para os próximos 365 dias de trabalho que estão por vir, além, é claro, das famosas listas de desejos, metas e sonhos.

Para incrementar as suas listas de afazeres e deixar 2018 ainda mais produtivo, preparamos, com base em um estudo feito pelo site Jornal do Empreendedor, uma lista com os 10 mandamentos de Steve Jobs, que foi co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple. Bora copiar?

1- Foco na perfeição

Se for realizar algo, dê o seu melhor: relatos contam que, na noite anterior ao lançamento do iPod, Jobs achou que os fones de ouvido não estavam emitindo o som correto. Por conta disso, pediu que a equipe trocasse todos os plugs, ação que durou uma madrugada inteira.

2- Faça network de qualidade

Aprenda com quem realmente sabe: para desenhar o logo da NeXT, Jobs pediu ajuda para o arquiteto Ieoh Ming Pei e, para o layout do board da Apple, a Mickey Drexler. Dica de ouro: que tal cursar um intercâmbio focado em negócios com professores renomados em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos? Clique aqui e confira os cursos oferecidos pelo LAIOB.

3- Seja impiedoso e realista

Estude o mercado, foque nas oportunidades e nunca descarte as ameaças: Jobs trabalhou duro em um clone do Palm Pilot, produto que morreu muito antes de chegar às prateleiras. O por quê? Ele foi ligeiro ao prever que os smartphones iriam chegar, dominar o mercado e acabar com os PDAs.

4- Ofereça experiências únicas

Sabe aquela história de focus-group (pesquisas realizadas em grupo com o objetivo de avaliar a reação de consumidores em relação a um determinado produto)? Para Jobs, não existia! Para ele, as pessoas deveriam ter experiências singulares, inseridas em suas vidas cotidianas.

5- Não deixe de estudar

E esteja sempre atento as boas referências: Jobs se inspirava em marcas superconhecidas e de renome, como a Sony, além de montadoras e modelos de carros italianos e alemães.

6- Simplifique

Foque no famoso “menos é mais”: Jobs pediu para que os designers da Apple tirassem todos os botões do iPod. O resultado? Eles criaram o icônico scroll wheel.

7- Zele pelos seus projetos

Silêncio: essa é a chave. Você já reparou que nada na Apple é divulgado antes da hora? Lá é regra: ninguém fala e toda e qualquer informação é compartilhada em pequenos grupos de trabalho. Isso, além de gerar mais expectativa e interesse dos consumidores, faz com que os lançamentos ganhem espaços em mídias espontâneas.

8- Tenha times pequenos

Para Jobs, era importante saber o nome de cada componente da sua equipe e, para que ele conseguisse memorizar todos, 100 era o número máximo de pessoas que poderiam compor o time. Era neste escopo que estava formada a equipe que desenvolveu o Macintosh.

9- Recompense ao invés de punir

O que é melhor: entusiasmar ou amedrontar? O time original do Mac trabalhou 90 horas por semana, durante três anos e construiu uma máquina incrível. Tudo isso pautado no carisma de Jobs. Alguma dúvida para responder a pergunta do começo do parágrafo?

10- Faça rascunhos

Para Jobs, eram protótipos. Mas você pode adaptar a sua área de atuação dando o nome de rascunho, planejamento ou moldes. Não importa. A regra é seguir o que o líder e revolucionário das tecnologias fazia e avaliar de perto todos os seus projetos e, se preciso, reconstruir um a um até alcançar a perfeição.