Vale a pena empreender no Brasil?

Blog Português (Brasil)

 

Mesmo que não pareça, é em um cenário de crise que a vontade de empreender cresce e pode dar mais certo. Quem não quer ser reconhecido por inovar e manter um negócio próprio em tempos tão conturbados? A tarefa, porém, realmente não é para todos! Os desafios de mercado são constantes, tanto quanto suas mudanças, e é preciso estar bem preparado para encará-los.

Mas essas questões não são um problema para tantos brasileiros. Uma pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e patrocinada pelo Sebrae revelou que em 2015 a taxa de crescimento do empreendedorismo do país aumentou em 39,3%. Índice alto assim não foi visto por pelo menos 14 anos. A taxa se mantém em crescimento e mostra que a população permanece confiante e interessada em empreender no Brasil.

Você também tem este sonho? Não sabe se realmente vale a pena tirá-lo do papel e realizar um investimento? Não se preocupe. Este artigo oferece uma visão geral sobre o assunto, que pode esclarecer muitas de suas dúvidas. Acompanhe agora!

Para começar, o que é empreendedorismo?

Por mais que o termo empreendedorismo seja conhecido, muitas pessoas ainda não têm uma noção clara sobre seu significado. Ao mencionar a palavra, a primeira imagem que surge em mente é um empresário, com negócio próprio e que começa seu trabalho do zero. Mas esta é somente uma parte da realidade de quem deseja empreender. Há muito mais por trás disso.

Para ser empreendedor, é preciso não somente investir em um novo modelo de aquisição de renda, mas também ter foco em bons resultados para crescer economicamente. Essas movimentações precisam ser muito bem administradas. Os riscos podem ocorrer a qualquer momento, e aquele que tem habilidade empreendedora conhece todos muito bem para saber como contorná-los.

O pensamento estratégico é outra característica importante dentro do empreendedorismo. Definir um caminho de atuação, enxergar longe e apostar em produtos e serviços de qualidade é fundamental para que o negócio caminhe com pernas fortes. E, por fim, inovar é preciso: a experiência do cliente deve ser inesquecível, diferenciada e apresentar uma solução realmente efetiva.

Como é possível empreender no Brasil?

Normalmente, empreender no Brasil parte de dois pretextos. O primeiro é a necessidade. A crise econômica é vista como grande impulsionadora deste fator, e isto é explicado como um reflexo da alta porcentagem de desemprego. As pessoas precisam ganhar dinheiro e continuar ativas no mercado de trabalho. Assim, tentam a imersão no empreendedorismo.

O segundo deles é a oportunidade. Aqui, quem empreende tem um plano estratégico e muito bem construído, desde os métodos de inovação até a divulgação do negócio. É através deste tipo de empreendedorismo que o crescimento econômico do país se desenvolve, pois estimula a geração de empregos, traz mais oportunidades de estudo e também cria novas tecnologias.

Boa parte dos empreendedores brasileiros encontra admirável motivação para trabalhar na oportunidade. Há mais procura por especializações, as instituições de ensino estão mais preparadas para receber pessoas com o perfil empreendedor e existem mais políticas públicas voltadas exclusivamente para empresários.

Quais as melhores maneiras de se preparar para empreender em nosso país?

Seja qual for seu impulso para empreender no Brasil, é essencial se conscientizar sobre o processo. Afinal, esta será sua mais nova fonte de renda. Portanto, existem alguns passos que você pode seguir para se preparar melhor para esta fase que engloba certa insegurança e muitos desafios. Veja só!

Defina um objetivo

Por que você quer empreender? Esta pergunta deve ser respondida com muita sinceridade antes que você continue o caminho para seu empreendimento. Verifique também qual é a sua situação atual, tanto no que diz respeito à vida pessoal, quanto à saúde e outros aspectos importantes como este. Com estas definições em mãos, trace suas metas e descubra o que será necessário para alcançá-las.

Organize-se financeiramente

Este é um conselho indispensável, especialmente para quem empreende por necessidade e precisa voltar para o mercado com urgência. Investimentos iniciais são necessários e relativamente altos, e você precisa ainda de uma reserva para casos de imprevistos ou mesmo de gastos que surgirem juntamente com novas ideias.

Atualize seus conhecimentos

Estudar é a palavra chave para quem deseja empreender. Busque por cursos mais em conta, intercâmbios, workshops, especializações e imersões no exterior para descobrir um mundo novo de oportunidades que podem ser expandidas e adotadas em nosso país.

Com o LAIOB, por exemplo, é viável participar de programas completos em locais de referência para o empreendedorismo, como o Vale do Silício e Israel. Além disso, o instituto transmite uma perspectiva aprofundada e precisa do universo empreendedor, para que você tenha ainda mais segurança em sua atuação no mercado.

Aprenda a resolver os problemas de seu público

O Brasil é um país que proporciona grande visibilidade para empreendedores dispostos a resolver problemas de um público específico. Portanto, ainda que seu nicho seja visto como saturado, mantenha o foco em solucionar estas necessidades de forma precisa e ágil. Inovar é preciso, sempre.

O que ainda precisa mudar no cenário brasileiro?

Empreender no Brasil ainda apresenta algumas dificuldades. Por exemplo, existe muita burocracia para abrir uma empresa. Com isso, muitos empreendedores sentem-se desencorajados a prosseguir com seus projetos. Além disso, as leis governamentais de incentivo ao empreendedorismo são muito pouco divulgadas.

Sendo assim, se você pensa em começar a se enveredar pelo ramo, procure se informar a respeito do Simples Nacional, do programa Startup Brasil e da Lei do Microempreendedor Individual. Além de descobrir benefícios para começar a empreender, você ainda aprende mais sobre as determinações legais que são tão preciosas para manter seu negócio funcionando formalmente.

Outra questão que ainda precisa mudar em nosso cenário é a qualificação de novos negócios. Quem empreende por necessidade, muitas vezes não se dedica a aperfeiçoar sua vertente empreendedora. Deste modo, as empresas não conseguem competir com igualdade e acabam se perdendo dentro de um contexto tão globalizado, moderno e atual.

Depois de todas essas informações, uma análise geral dá conta de que sim, ainda vale a pena empreender no Brasil. A ação ainda é bastante sólida em nosso país e, se você realmente deseja fazer isso, não deve perder a oportunidade. Comece a estudar agora mesmo e monte seu planejamento em detalhes. Com essas táticas, as chances de você conseguir seu lugar ao sol são muito grandes!