Vale do Silício Brasileiro: várias pessoas estão em pé, algumas em frente à janela de vidro, olhando para fora. Três pessoas estão descendo a escada rolante, enquanto outras estão mexendo no celular. O piso é branco, com uma faixa preta do lado esquerdo e outra do lado direito. Há também três pessoas olhando fotos no balcão.

Vale do Silício Brasileiro: cidades de inovação tecnológica

Blog Português (Brasil)

Quais são as cidades que compõem o Vale do Silício brasileiro?

Nosso tour pelo “Vale do Silício brasileiro” começa pelo Nordeste: Porto digital, o vale nordestino, localizado em Pernambuco, representa uma das maiores aglomerações de empresas de tecnologia do Brasil.

Por lá, estão alocadas mais de sete mil pessoas, distribuídas em mais de 200 empresas, e a grande maioria delas estão focadas em sistemas de gestão empresarial, mobilidade urbana, games, animação e aplicações para dispositivos móveis, entre outras modalidades de negócios.

Do Nordeste, descemos para o Sudeste, passando por Minas Gerais, onde está localizado o San Pedro Valley: minas de silício. E esse nome não veio à toa, afinal, é no bairro de São Pedro, em Belo Horizonte, que estão localizadas a maioria das startups mineiras.

Um dos fatores que influenciou nesse crescimento tecnológico na região (por lá estão quase 200 empresas, entre iniciantes, aceleradoras, incubadoras e espaços de co-working) foi a chegada do Google e também da Microsoft.

Ainda no Sudeste, mas agora em terras cariocas, está o Parque Tecnológico do Rio, onde estão situadas 46 empresas e mais de 1.500 profissionais. E no interior do estado de São Paulo, o PqTec (Parque Tecnológico de São José dos Campos), localizado ao lado do ITA — Instituto Tecnológico de Aeronáutica, casa temporária de algumas das mentes mais brilhantes do Brasil.

Por conta destes currículos de peso que empresas do segmento da aeronáutica, engenharia espacial, defesa e tecnologia da informação, e muitas outras nacionais e internacionais escolheram a região para se instalar.

Ao Sul do país, mais especificamente em Porto Alegre, está o parque tecnológico Tecnopuc, onde está um grande número de pesquisadores e especialistas em inovação. São mais de seis mil profissionais, espalhados em 120 empresas nacionais e multinacionais, como Microsoft, Huawei, Dell e HP.

Além disso, o estado de Santa Catarina representa apenas 3% da população brasileira, mas abriga 20% das startups do país. Conhecida como a “Ilha do Silício”, Florianópolis investe na atração e na integração de profissionais qualificados que buscam qualidade de vida e oportunidades em um ambiente voltado para a inovação.

Como fazer parte de um dos principais polos tecnológicos do mundo?

O LAIOB prepara você para encarar os desafios dos principais Vales do Silício do mundo. Com programas específicos, também te transforma em um verdadeiro empreendedor, com chances de brilhar nas principais empresas do mundo e também (por que não?) na sua própria startup.

Além de cursos de curta duração com foco em marketing, administração, gestão de projetos, economia, todos com possibilidade de bolsa de estudo e em parceria com as melhores instituições de ensino dos Estados Unidos, oferece dois programas focados em gerenciamento de empresas de tecnologia. São eles:

Silicon Valley Immersion

Programa formatado com três diferentes tipos de cursos: SV CORP & CUSTOMIZADO (a partir de dois dias), SV DRAPER HERO (de cinco a sete semanas) e o SVI DRAPER (com 11 dias).

Todos eles, além de colocar os alunos em contato com os principais líderes do Vale do Silício, têm o objetivo de apresentar as últimas tendências de gestão e tecnologia, mostrar os maiores cases de sucesso do Vale do Silício, além de oferecer workshops, seminários e networking com especialistas de diversas áreas.

Startup Nation Mission Israel

Além de aulas repletas de conteúdos riquíssimos, os alunos participarão de visitas guiadas com palestras sobre empreendedorismo, inovação e cultura, novas tecnologias e modelos de negócios em Israel, e ainda terão a oportunidade de fazer networking com grandes nomes do Brasil e do mundo.

Se você gostou deste artigo, aproveite para fazer um tour pela página do LAIOB e descobrir como as imersões corporativas podem contribuir para o seu sucesso profissional!