Por que o Vale do Silício é o maior polo de tecnologia do mundo?

Blog Português (Brasil)

 

Que o Vale do Silício, região da baía de São Francisco, na Califórnia, é a casa de algumas das principais startups e empresas de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, Apple, Tesla e também de algumas filias de renome, como Amazon, Asus, Dell, Fujitsu, Hitachi, McAfee, Microsoft, Mozilla, Sanyo, Siemens, Sony Erickson, Sun Microsystem, entre outras, você já sabe. Que oito das melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos, sendo que três estão localizadas na Califórnia (Universidade de Stanford , Instituto de Tecnologia da Califórnia e Universidade da Califórnia), a gente também já contou por aqui .

 

A novidade da vez é o que – mais do que mentes brilhantes e startups que parecem ter saído de um baú de ouro – faz dessa região um lugar tão privilegiado em diversos sentidos. Confira!

 

Tem instinto de inovação e mente aberta

Podemos dizer que esses são alguns dos principais ingredientes para um empreendedorismo de sucesso. E quando falamos de mente aberta e instinto de inovação, podemos citar as pessoas que chegaram à região, na década de 1840, na chamada Corrida do Ouro, na qual nem todos conseguiam de cara lucrar com o ouro da região. Para aqueles que não tinham tanto sucesso, não restava outra alternativa senão inventar e reinventar, e quebrar as barreiras de preconceitos ou ideias já concretizadas. Uber e Airbnb são bons exemplos desta disruptura.

 

Tem respeito às diferenças

E quando falamos de quebrar barreiras e conceitos já enraizados, não podemos deixar de citar que, segundo pesquisa apresentada pelo Silicon Valley Indicators, 37,5% da população do Vale do Silício não é norte-americana e cerca de 51% dos habitantes da região falam um idioma diferente do inglês. Isso faz do Vale do Silício mais do que uma nação e sim uma grande escola de línguas, ideias diferenciadas, hábitos e culturas.

 

Tem pensamento global

As ideias que estão no Vale do Silício não são produzidas a fim de atender as necessidades de possíveis clientes que estão na região. São ideias para o mundo. São multiculturais!

 

Tem colaboração

Muita gente que passa por lá afirma: os profissionais do Vale do Silício se ajudam, se conectam, trocam informações e ideias. E essa é a chave para o sucesso e a garantia de bons negócios.

 

Tem foco no propósito

Dinheiro é bom e todo mundo gosta! Mas, para a maioria dos empreendedores do Vale do Silício, este não é o foco principal. Para eles, dinheiro é consequência. O foco está em inovar e transformar. Eles costumam sonhar bem alto!

 

Tem valorização do capital humano

Por lá, o clima de trabalho é bastante diferenciado do que costumamos ver aqui no Brasil. O ambiente é todo preparado para estimular a criatividade dos colaboradores e os grandes CEOs trabalham duro para engajar toda a equipe, independente de cargos e funções.

 

Tem estudo para quem quer crescer

E o LAIOB é uma ótima opção para aqueles que pretendem conhecer o Vale do Silício e aproveitar para entrar em contato com os grandes nomes do empreendedorismo. O Silicon Valley Immersion é um programa realizado em parceria com a Draper University, instituição localizada no coração do Vale, que possui três diferentes tipos de cursos: SV CORP & CUSTOMIZADO  (a partir de dois dias e com aulas que também podem ser realizadas no Brasil), SV DRAPER HERO  (de cinco a sete semanas) e o SVI DRAPER  (com 11 dias). Todos eles têm como objetivo apresentar as últimas tendências de gestão e tecnologia, mostrar os maiores cases de sucesso do Vale do Silício, oferecer workshops, seminários e networking com especialistas de diversas áreas. Além disso, os alunos também vão até algumas das principais empresas sediadas na região (vale lembrar que grande parte das empresas não aceita visitas de turistas ou estudantes desacompanhados). Para mais informações sobre todas as modalidades do programa, você pode acessar o hotsite exclusivo  ou então enviar um e-mail para atendimento@www.laiob.com