Por que investir em um curso de Inglês?

Blog Português (Brasil)

Língua oficial de pelo menos 7 dos grandes países, o inglês é hoje considerado o idioma mais importante do mundo. É ele que liga culturas, conecta empresas e é o idioma mais falado no mundo dos negócios. Mas sua relevância não fica restrita apenas no cenário corporativo, o sucesso dos avanços nas áreas da medicina e da tecnologia, por exemplo, depende do inglês como um meio de comunicação, de teste e de mercado para os novos produtos. O que não faltam são motivos para você aprender de verdade esta língua, fundamental para todo o mundo e também para a sua carreira. Se ainda não está convencido, separamos algumas das principais finalidades do inglês. Confira:

Emprego

 

Mesmo que esteja aplicando para um emprego em uma empresa que atue apenas no Brasil, tenha certeza que para os melhores cargos o inglês será considerado item essencial do currículo. Isso porque pode ser necessário fazer contato com empresas ou fornecedores de outros países, sem contar que grande parte do vocabulário de gadgets, softwares e da internet estão em inglês e nem sempre traduzidos. Se estivermos falando de uma multinacional ou empregos no exterior, o inglês (avançado) é mais que uma obrigação. Entenda, este é o idioma oficial do mundo dos negócios e estudos realizados em países onde o inglês é a língua oficial, demostram que as pessoas que sabem falar e escrever no idioma conseguem melhores empregos e também são melhor pagos em comparação com aqueles que não sabem. Compreendeu a importância do inglês para o sucesso da sua carreira profissional?

 

Universidades

 

Quem nunca sonhou em fazer um curso em Harvard, Princeton ou MIT? No entanto, não é fácil entrar numa universidade renomada como estas. Para isso, você deve se preparar e estar com o inglês afiado. E aqui apenas saber não é suficiente, é preciso comprovar, ou seja, ter também uma certificação de proficiência. Para isso, estudar é fundamental. Existem cursos específicos para se preparar para estes exames de certificação, dentro e fora do país. Uma boa dica para aprender mais rápido é investir num intercâmbio. Vivendo em um ambiente onde o idioma estará presente na maior parte do seu dia, tanto na escola, quanto em atividades corriqueiras como ir ao mercado ou pedir uma informação, será bem mais fácil (e rápido) se preparar para a prova. Com a proficiência garantida, você poderá correr atrás da tão sonhada vaga em uma grande universidade.

 

Turismo

 

É claramente impossível aprender o idioma de todos os países do mundo. Imagina ter que saber mandarim para visitar a China ou alemão para viajar para a Alemanha? Não dá, né? Nestes casos o inglês é mais uma vez o salvador das comunicações. Principalmente em lugares onde é alto o fluxo de turistas, o inglês será essencial para que você se comunique e faça uma viagem tranquila e maravilhosa.

 

Cultura

 

São incontáveis os livros, filmes, músicas, artigos científicos produzidos primeiramente em inglês. Apesar das ótimas traduções atuais, alguma sacada, piada ou até mesmo referência pode se perder no meio do caminho. Isso sem falar que algumas obras não são sequer traduzidas. Portanto, para ficar sempre por dentro de todos estes materiais, um bom inglês é essencial. Sabendo o idioma você conseguirá acessar sites de jornais e revistas estrangeiros, compreender publicações científicas e acadêmicas que costumam estar na língua inglesa, entender músicas sem muito esforço e não perder tempo com legendas enquanto assiste a um filme. Ou seja, o acesso a informações é muito maior!

 

Convencido? Aprender inglês não é mais uma opção, é quase um item de sobrevivência. Conte com a LAIOB para encontrar os melhores programas de intercâmbio para garantir um nível avançado no idioma e uma experiência para nunca mais esquecer. Acesse www.laiob.com