O que significa Vale do Silício?

Blog Português (Brasil)

 

Famoso no mundo dos negócios, nas rodas de amigos e até nas telas de cinema , o Vale do Silício é o assunto da vez quando o tema é tecnologia. Mas afinal, o que é o Vale do Silício? Por que desse nome? Como se formou? A gente te explica!

 

Na definição geral

Vale do Silício (Silicon Valley, em inglês) é o apelido dado a região da baía de São Francisco, na Califórnia, que abriga diversas cidades como Campbell, Cupertino, Fremont, Los Altos, Los Gatos, Menlo Park, Milpitas, Mountain View, Newark, Palo Alto, San José, Santa Clara, Saratoga, Sunnyvale, Redwood City e Union City, e também onde estão situadas várias empresas de alta tecnologia. Google, Facebook, Apple, Ebay, Tesla e GoPro são algumas das gigantes que marcam presença por lá, além de algumas filias de renome, como Amazon, Asus, Dell, Fujitsu, Hitachi, McAfee, Microsoft, Mozilla, Sanyo, Siemens, Sony Erickson, Sun Microsystem, e muitas outras. O nome Vale do Silício vem da quantidade de empresas no segmento hardware localizadas na região. Vale dizer aqui que o silício, encontrado na areia, na argila, no granito e no quartzo, é um dos elementos mais abundantes da terra.

 

A potência da região não está somente nas empresas que fazem dela seu endereço, o Vale do Silício é grande em área também: ocupa cerca de 3 mil quilômetros quadrados e, segundo o Index of Silicon Valley 2011, tem uma população de aproximadamente 3 milhões de pessoas. Por lá também estão diversos centros de pesquisa do governo estadunidense e laboratórios de pesquisas, além da gigante concentração de universidades de peso, como a Universidade de Stanford  (parceira LAIOB). Por falar em universidades, três das melhores do mundo estão na Califórnia (Universidade de Stanford , Instituto de Tecnologia da Califórnia  e Universidade da Califórnia ), fato que também justifica a quantidade de estrangeiros na região: estima-se que 35% da população é composta por pessoas que não nasceram nos Estados Unidos.

 

No dicionário empreendedor

Um lugar de oportunidades. Por lá, dá para estudar, aprender, empreender e crescer. Então, que tal um pacote completo com estudo, visita às empresas da região, network com profissionais do ramo e workshops? O resultado é uma viagem e tanto para a sua vida e para o seu currículo. Gostou? Então o LAIOB te leva! Acesse nosso hotsite exclusivo e conheça o Silicon Valley Immersion, programa realizado em parceria com a Draper University , instituição localizada no coração do Vale e que possui três diferentes tipos de cursos: SV CORP & CUSTOMIZADO  (a partir de dois dias e com aulas que também podem ser realizadas no Brasil), SV DRAPER HERO  (de cinco a sete semanas) e o SVI DRAPER  (com 11 dias). Todos eles têm como objetivo apresentar as últimas tendências de gestão e tecnologia, mostrar os maiores cases de sucesso do Vale do Silício, oferecer workshops, seminários e networking com especialistas de diversas áreas. Além disso, os alunos também vão até algumas das principais empresas sediadas na região (vale lembrar que grande parte das empresas não aceita visitas de turistas ou estudantes desacompanhados). Para mais informações sobre todas as modalidades do programa, envie um e-mail para atendimento@www.laiob.com