O mindset das pessoas com sucesso financeiro

Blog Português (Brasil)

Pessoas bem-sucedidas são naturalmente admiradas por todos. Mas quando o sucesso também está relacionado ao lado financeiro, a admiração aumenta ainda mais e gera bastante curiosidade. Afinal, mesmo que toda esta riqueza tenha sido acumulada por meio do crescimento profissional, dedicação e bons investimentos, existe ainda um fator extra por trás de tudo.

Sim, ter um emprego bem remunerado e fazer escolhas inteligentes com o portfólio financeiro são atributos fundamentais em casos como esses. No entanto, esses indivíduos bem-sucedidos financeiramente vivem a vida de maneira diferente. O segredo está na programação de sua mente (ou mentalidade configurada), ideia também conhecida como mindset. Em uma análise detalhada, alguns pontos foram definidos como os principais para que a concentração no desempenho e administração de finanças aconteça.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então é hora de ler este artigo com muita atenção, descobrir o que realmente está por trás do mindset e começar a absorver em sua rotina todas as suas mais incríveis práticas. Confira agora quais são elas!

Cuide mais do valor do que do preço

Muitas pessoas financeiramente bem-sucedidas estabelecem prioridades maiores em relação ao valor de algo. Ao utilizar os serviços de advogados, empreiteiros e outros profissionais de trabalho mais individualizados, as pessoas de êxito buscam um acesso rápido às informações, conhecimentos e fornecedores confiáveis, para não perder tempo com a decisão.

Eles procuram contratar um especialista ou a melhor pessoa possível para cuidar do trabalho: alguém que fornecerá ajuda pontual e que vai direcionar a devida atenção às necessidades específicas, ao invés de considerar apenas uma estimativa mais em conta ou o fator “preço”. O resultado disso é um trabalho extremamente bem-feito, que não deixa pontas soltas e que cumpre sua proposta inicial.

Não se desespere diante de notícias ruins

Muitas pessoas financeiramente bem-sucedidas observam as notícias para obter informações, mas entendem que as novidades não devem ser encaradas com desespero naquele momento. Mesmo que sejam noticiados alguns dados alarmantes a respeito da economia, por exemplo, não há razão para reagir negativamente a eles.

Esses indivíduos são muito mais ponderados e tendem a não entrar em pânico. Suas vidas consistem em mais planejamento a longo prazo, e é por isso que seu mindset funciona bem. Eles procuram investigar, avaliar e planejar seu futuro com bastante cuidado, levando em consideração o máximo de fatores possível. E sem se concentrar naqueles considerados como prejudiciais à saúde de seu projeto.

Assuma toda a responsabilidade pelos acontecimentos

Pessoas que se deram bem na vida não costumam culpar os fatores ou circunstâncias externas. Se algo não correu muito bem para elas, não é culpa de políticos, de impostos mais altos ou de qualquer outra coisa. A responsabilidade pelo ocorrido é toda delas, e é assumida com postura e senso crítico.

Na maioria das vezes, as opiniões pessoais a respeito do cenário em questão são guardadas em segredo. Não há necessidade de fazer alarde ou de compartilhar suas deduções. Mais tarde e em particular, haverá o tempo certo para pensar a respeito e tomar decisões mais assertivas.

Tenha um mindset voltado para abundância e não para a segurança

Indivíduos com sucesso financeiro percebem que há muitos ganhos e negócios em jogo. Eles não temem que, se alguém ganhou algo, isso significa que eles tenham saído perdendo ou em qualquer desvantagem. As decisões inteligentes se refletem a longo prazo.

E não há dúvidas de que elas serão executadas em momentos igualmente inteligentes e que se mostrem oportunos. O foco não é exatamente ter mais dinheiro ou ganhar mais, porém diz respeito a manter o bastante consigo. Até porque a segurança é muito relativa. Cenários e situações mudam o tempo todo e é fundamental estar bem preparado para se adaptar quando isso acontece.

Valorize seu tempo em relação ao seu dinheiro. Há quem use seu dinheiro para ganhar tempo

Um grande diferencial de muitos indivíduos bem-sucedidos nas finanças é que eles valorizam muito mais seu tempo do que sua carteira. Muitas vezes eles contratarão um profissional para realizar um serviço que eles mesmos estão aptos a fazer. Porém, ao contratar outra pessoa, mais tempo livre será dedicado a outras atividades agradáveis, como passatempos e esportes, eventos e convívio social.

É claro que nem todo mundo pode preencher um cheque e pagar para ter algo dentro ou fora de casa substituído ou consertado, por exemplo. No entanto, alguns indivíduos que têm boas condições financeiras e conforto estão usualmente preocupados com os gastos desnecessários e meios de economizar, por isso acabam realizando o conserto por conta própria, se possível.

E, embora isso poupe algum dinheiro, também faz com que se perca um dos maiores luxos da vida. Nosso maior bem é o tempo, e não o dinheiro. É preciso estar determinado a gerenciá-lo muito bem.

Transforme seus pensamentos em ações

Cada uma dessas práticas não levou ninguém ao topo por ter ficado só na teoria. Estabelecer um mindset para o sucesso financeiro consiste em reconfigurar seu modelo mental a fim de pensar de forma mais assertiva, de modo a encontrar respostas. Não colocar isto em prática é o mesmo que correr em círculos e nunca chegar a lugar algum.

Se você entendeu bem o conceito de mindset, compreenda também que, para desenvolvê-lo de uma forma satisfatória, é preciso agir conforme as regras que estabeleceu. Somente assim é possível atingir bons resultados e finalmente  converter boas ideias em negócios expressivos.

Seja persistente

A persistência é uma característica muito bem aproveitada em diversos âmbitos da vida. E, no caso das pessoas financeiramente bem-sucedidas, atua da mesma maneira. Somente através dela é possível manter o mindset estável, mesmo que isso leve tempo. Tempo este que não intimida nenhum desses indivíduos.

Afinal, todos eles sabem que mudanças não ocorrem do dia para a noite. É importante seguir sempre em frente, analisar os próprios comportamentos e moldar pensamentos. Quanto mais empenho houver, mais fácil será identificar os fatores limitantes e descobrir novas formas de ultrapassá-los.

Muitas pessoas com sucesso financeiro têm vários atributos que contribuíram efetivamente para suas conquistas. Mais uma vez, estes não foram os únicos fatores utilizados para traçar um caminho e alcançar estabilidade. Contudo, quem conhece pessoas assim reconheceu com certeza a maioria dessas práticas e ideias, pois elas costumam ser invariavelmente repetidas pelas pessoas que se destacam nos negócios e que concentram alta renda.

E você, como trabalha para estabelecer um mindset com foco no sucesso financeiro? Realiza mais alguma etapa neste processo? Já obteve conquistas importantes? Deixe um comentário abaixo e relate suas experiências.