Mestrado no exterior é bom para o currículo?

Blog Português (Brasil)

Um bom profissional está sempre em busca de aperfeiçoar seu currículo. O Brasil oferece boas possibilidades de cursos e aprendizado, mas há quem deseje ir mais além ao procurar oportunidades em países estrangeiros. Estudar fora abre um leque de novas opções, como realizar cursos de curta duração e programas de extensão. E o tradicional mestrado também entra nesta lista.

Seu período de duração é mais longo e exige uma carga de dedicação muito maior. Apesar disso, o contato intenso com o ambiente acadêmico e com professores renomados faz com que todos os sacrifícios sejam compensados com uma experiência incrível na linha de pesquisa. Dito isso, ainda resta a dúvida: e para o currículo, fazer mestrado no exterior é uma boa escolha?

A resposta poderia ser pura e simplesmente sim: qualquer curso deste nível acrescenta muito ao documento. Mas para que você entenda o porquê, é preciso ler este artigo: ele detalha muito bem essa conclusão positiva e ainda tira muitas outras dúvidas. Confira!

Ter um diploma de mestrado no exterior confere autoridade à sua profissão

Não pense que esta declaração tem um ar de superioridade. O diploma de mestrado no exterior realmente confere autoridade à sua profissão, a começar pelos processos seletivos rigorosos. Mais do que apresentar documentações, o candidato a uma vaga do curso precisa comprovar uma série de habilidades antes de finalmente ingressar na universidade.

Todo o seu histórico e desempenho escolar são analisados, bem como a certificação de proficiência do idioma estrangeiro. Redações com temas pré-determinados pela instituição de ensino são solicitadas e avaliadas minuciosamente. E, para completar, ainda existem as entrevistas presenciais e a validação do projeto de pesquisa, que são dois fatores determinantes para a admissão.

A seguinte etapa também é levada em consideração, pois diz respeito à aprovação e ao início do aprendizado. As aulas ministradas têm profundidade em conteúdo e carga horária. E não basta assisti-las, é preciso cumprir as atividades nos prazos corretos e com excelência. Os estudos são intensos e é fundamental ter objetivos e metas muito bem traçados para conseguir vencer os desafios propostos.

Todos esses fatores agregam consistência imensurável ao currículo, pois comprovam que o estudante tem foco e determinação para cumprir exigências. Hoje, o mercado de trabalho se aproximou bastante do mercado acadêmico, pois procura em seus profissionais essas exatas características. Quem tem conhecimentos mais profundos, pode contribuir imensamente com o desenvolvimento de bons negócios e é isso que as empresas querem.

A titulação abre outras portas de trabalho

Muitos profissionais consideram enveredar pelos caminhos da vida acadêmica. Enquanto alguns pretendem apenas lecionar, outros desejam seguir no mundo corporativo em paralelo. Seja qual for a escolha, o mestrado é exigido pela maioria das faculdades que disponibiliza cadeiras de docência. E, se ele tiver sido realizado em outro país, será um peso ainda maior para escolha de contratação.

É importante mencionar que muitas instituições de ensino preferem professores com experiência no mundo profissional, mesmo que seja curta. Ou seja, com o mestrado no exterior em seu currículo, você terá os dois principais requisitos para ministrar aulas já garantidos. A partir disso, basta acrescentar esforço, postura e competência e torcer para uma futura efetivação.

Um intercâmbio de mestrado também proporciona a possibilidade de estabelecer networking com pessoas de todo o mundo. Então, dedique-se a estabelecer bons contatos e a conhecer muita gente. O bom relacionamento que for construído lá fora pode render frutos: indicações para grandes empresas ou universidades, propostas para projetos e parcerias de trabalho são só alguns deles. Serão inúmeras portas abertas e em diversos campos de exercício da sua profissão. Você só precisará decidir como deseja atuar e aproveitar as oportunidades que surgirem (ou que você mesmo criar, é claro!).

O impacto sobre o salário é significativo

É fato que, quanto mais completo um currículo for, mais impacto terá sobre a definição salarial de um profissional. E, com o mestrado no exterior descrito no documento, há um aumento significativo de valores. Para completar, acredite se quiser: encontrar alguém que fez mestrado ou doutorado fora do Brasil é raro e é justamente essa raridade que dá um status diferenciado a qualquer cargo de uma profissão.

Assim como as universidades gostam de quem tem visão de mercado, o mesmo vale para empresas. A profundidade acadêmica é muito valorizada e também por isso há uma boa remuneração para detentores do título. Porém, é essencial ter em mente que, de imediato, a titulação apenas confere uma vantagem curricular a mais. Somente a prática diária da habilitação e os resultados trazidos para a organização é que vão conferir um retorno financeiro satisfatório após o investimento no curso.

Você terá um conhecimento globalizado

A experiência de um mestrado no exterior proporciona algo muito especial: o conhecimento globalizado acerca do assunto estudado. Estar lá fora faz com que você tenha acesso a muitas linhas de pesquisa, métodos e práticas que ainda não chegaram ou não são reconhecidas no Brasil. É uma vivência ampla, que permite comparações e que prepara o profissional para pensar em soluções surpreendentes diante de um problema em sua área de atuação.

Saber como as coisas funcionam em outros lugares do mundo também fornece uma percepção ponderada a respeito do assunto estudado. O profissional aprende a ser mais analítico e a buscar respostas nas mais diferentes fontes, ao invés de investir sempre no mesmo. Ele passa a se posicionar de forma inovadora e se destacar por isso é uma mera consequência. De fato, este é um diferencial competitivo: o contratante, sem dúvida alguma, prefere um candidato visionário e com conhecimento de mundo para abastecer sua corporação com novidades e técnicas diferenciadas.

Todos esses fatores tornam o fato de que este tipo de curso mostra mesmo um grande peso em qualquer histórico profissional e acadêmico. E lembre-se: não importa se você passou dos 30 anos de idade ou se sente certo desânimo a respeito do cenário atual. Nunca é tarde para conseguir seu diploma, dar um upgrade na carreira e se sentir realizado em todos os âmbitos da vida.

E agora, está convencido de que o mestrado no exterior é bom para o currículo? Como está o andamento de seus planos para este projeto? Sabe quando conseguirá tirá-lo do papel? Comente e participe!