O Programa Líderes Estudar, antes conhecido como programa de bolsas da Fundação Estudar, existe há 26 anos como forma de propiciar que brasileiros estudem nas melhores universidades do mundo – seja no Brasil ou no exterior – e desenvolvam ao máximo o seu potencial. As inscrições para a edição 2018 estão abertas até o dia 26/03!

O LAIOB e a Fundação Estudar possuem uma parceria há alguns anos focada no Programa de Bolsas na Ohio University, outra boa oportunidade para quem deseja estudar em uma tradicional universidade americana.

No Programa Líderes Estudar, podem se inscrever brasileiros que tenham de 16 a 34 anos e que estejam em processo de aceitação, matriculados ou cursando ensino superior. Não há restrição de cursos e nem de universidades.

São quatro categorias de bolsas: graduação completa no Brasil; graduação completa no exterior; intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior; e pós-graduação no exterior (incluindo mestrado e doutorado sanduíche). Para todas estas modalidades, a conclusão do curso deve ser posterior a dezembro de 2018.

Benefícios do Programa Líderes Estudar

O valor da bolsa é definido ao término do processo seletivo, de acordo com o perfil acadêmico do candidato, a duração e o local do curso, bem como sua condição familiar, profissional e socioeconômica.

Além do apoio financeiro, os selecionados também farão parte da comunidade de Líderes Estudar, uma rede de talentos da organização que tem como missão contribuir para grandes transformações no Brasil em diferentes setores. Os jovens escolhidos no processo têm acesso a mentoria e oportunidades de networking com grandes líderes, e também participam de diversos programas de desenvolvimento pessoal e profissional oferecidos pela instituição.

Processo Seletivo do Programa Líderes Estudar

São, ao todo, sete etapas de seleção:

  1. Inscrição
  2. Testes de perfil e raciocínio lógico
  3. Envio de vídeo e questionário
  4. Entrevista de competências
  5. Entrevista para aprofundamento de trajetória
  6. Painel com ex-bolsistas
  7. Entrevista final

Apenas as duas últimas etapas serão obrigatoriamente presenciais. Entre os critérios de avaliação estão alto potencial acadêmico e profissional e competências de liderança.

“Há 26 anos, selecionamos os jovens mais brilhantes do país para integrar a nossa rede. Cada um deles recebe todo o suporte necessário para alavancar sua carreira e, acima de tudo, transformar o país e deixar um legado para as futuras gerações”, conta Leonardo Gomes, que coordena o processo de seleção dos bolsistas. “Nossos bolsistas passam a fazer parte de uma rede formada por gente boa, que é referência nos mais diversos setores de atuação”, completa.