Melhores TEDs de Finanças Corporativas

Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Inovação & Tecnologia

Quem atua no mundo corporativo sabe que deve se manter constantemente inspirado para superar os desafios diários. Realizar cursos, ler livros e consultar material na internet costumam ser ótimas opções para buscar conteúdos interessantes. E, dentro dessas opções, algumas delas se destacam, como palestras em vídeo.

Os famosos TED Talks, por exemplo, são considerados materiais riquíssimos para qualquer empreendedor. O TED é uma organização que não tem fins lucrativos e disponibiliza vídeos com palestras de diversas personalidades do universo dos negócios. Pessoas comuns com histórias de superação e sucesso também participam, e os ensinamentos são válidos para as mais diversas áreas de atuação.

As finanças corporativas, por exemplo, estão entre os assuntos mais procurados abordados no canal. Se você precisa de ajuda com o tema, veja nossa lista com os melhores TEDs sobre ele agora mesmo.

Geoff Mulgan – “Post-crash, investing in a better world”

A crise assolou diversos países nos últimos anos e Geoff Mulgan, diretor da Young Foundation, precisam administrar muito bem suas finanças corporativas. Situada nos Estados Unidos, sua empresa é um centro de inovação social que jamais poderia ficar estagnado mesmo nessa situação complicada. Mas então, como fazer isso sem dinheiro para movimentar projetos? Parecia um caso perdido para o empreendedor.

Mas diante disso, em seu TED Talk ele explica como se manteve firme mesmo quando precisou se forçar a alguns retrocessos. Através de sua fala, é possível aprender que todo obstáculo também gera benefícios econômicos se você souber superá-los. Além disso, ele explica por que o capitalismo está desgastado e qual é o conceito de capital social, termo importante quando se trata de potenciais economias para o futuro.

Michael Norton – “How to Buy Happiness”

O cientista Michael Norton leva em conta a seguinte premissa: “quem pensa que dinheiro não compra felicidade, é porque não sabe gastá-lo da maneira correta”. Inclusive, senão principalmente, no mundo dos negócios. E assim ele inicia seu TED Talk, para em seguida expor seus estudos a respeito do tema e como eles servem também para as finanças corporativas.

Norton analisa nosso egoísmo em relação a dinheiro, e afirma que saber aplicá-lo traz prosperidade não apenas para a empresa, mas também para a vida pessoal. Além disso, ele propõe que parte da quantia seja sempre doada para ajudar outras pessoas e projetos a parte dos que são seus, pois se preocupar com o próximo traz mais satisfação pessoal. Vale a pena repensar o modo como você enxerga o dinheiro com a ajuda dessas palavras.

Audrey Choy – “How to make a profit while making a difference”

Em sua palestra para o TED Talks, Audrey Choy, especialista em investimentos, mostra que as finanças corporativas estão intimamente ligadas ao comprometimento da empresa com questões sociais e sustentáveis. Segundo ela, é totalmente possível lucrar enquanto você faz a diferença para o mundo e isso faz um bem considerável para sua consciência.

Seus ensinamentos são similares ao de Geoff Mulgan, especialmente na abordagem sobre capital social. Ela também frisa que práticas de sustentabilidade causam um enorme impacto na sociedade, além de ser considerada um diferencial de mercado. Portanto, se você pensa em implementar essas mudanças na sua concepção de negócio, não pode deixar de assistir ao vídeo da empreendedora.

Laurie Santos – “How monkeys mirror human irrationality”

De fato, a comparação que Laurie Santos faz entre humanos e macacos nesta TED Talk pode ser um pouco assustadora. Porém a palestra tem como principal objetivo discorrer sobre como humanos, com capacidade totalmente superior a outras espécies, insistem em cometer os mesmos erros por várias e várias vezes. E, é claro, isso afeta grandiosamente as finanças corporativas.

Em um mercado que ainda luta para sobreviver à crise, é importante entender mecanismos complexos para acostumar nossa mente a enfrentar desafios e tomar decisões racionais. Com base nessa constatação, Laurie realiza uma comparação com inteligência dos macacos-prego, uma das espécies que mais chamam a atenção quando o assunto é fazer escolhas e lidar com perdas.

Alexa von Tobel – “One Life-Changing Class You Never Took”

Você sabe como as pessoas aprendem a gerir finanças corporativas? Alguém ensina todos os processos ou simplesmente não existem informações específicas a respeito dessa área? Alexa von Tobel explica neste TED Talk porque grande parte da população não sabe administrar seu dinheiro na vida pessoal e como isso pode refletir de forma desastrosa nos negócios.

Assim, ela recomenda mudanças no estilo de vida, que podem ser aplicadas também no universo corporativo. Por exemplo, quitar dívidas e ter uma reserva para emergências. As mudanças impactam de maneira bastante positiva a atuação de sua empresa e podem até mesmo contribuir para viabilizar sua expansão, caso esse grande passo esteja em seus planos.

Cameron Herold – “Let’s raise kids to be entrepreneurs”

Administrar finanças corporativas e entender como o mundo dos negócios funciona requer várias habilidades e conhecimentos. Muitos adultos ingressam nesse meio e não conseguem se manter por muito tempo, além de ficarem endividados e sem sucesso financeiro. Educar crianças, desde a mais tenra idade, para serem empreendedoras é o conselho que Cameron Herold dá neste TED Talk.

Ele defende técnicas de ensino nas escolas e explica que o universo das finanças deveria ser explicado desde cedo. Assim, mesmo que as crianças decidam ser advogadas, médicas e professoras quando crescerem, estarão sempre direcionadas a agir com uma mentalidade empreendedora. Segundo Herold, todos temos vocação para os negócios, basta saber como explorar essa qualidade. Ele conta sua história como vendedor de cabides aos sete anos de idade e enumera hábitos que podem e devem ser passados de pais para filhos como forma de garantir uma boa educação financeira desde cedo.

Viu só como os TED Talks ajudam a se aprofundar a respeito de maneiras diferentes de usar suas finanças corporativas? Com toda certeza, eles podem servir como inspiração para se adaptar ao cenário atual, às exigências de hoje do mercado e às expectativas que os gestores de uma empresa têm de vê-la crescer, se desenvolver e se destacar, sem deixar a segurança financeira de lado.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de curtir a página do LAIOB no Facebook para acompanhar outros conteúdos e novidades.