Empreendedorismo e Inovação — Qual é a relação?

Blog Português (Brasil)

O mercado atual segue cada vez mais competitivo. Por isso, quando um empreendedor pretende se destacar em meio a seus concorrentes, precisa pensar em soluções únicas e diferenciadas para oferecer ao público. No entanto, mais do que isso, a alternativa na qual ele decidir por investir também precisará ser expressiva em outros âmbitos.

Ampliar o empreendedorismo aliado a inovação, se torna uma grande oportunidade de estabelecer e proporcionar a evolução no seu próprio negócio ou até mesmo em sua posição dentro de uma empresa como profissional, e sem dúvida, essas atitudes fazem acontecer a evolução diária e promovem um grande desenvolvimento.

Desenvolver e aplicar essas características podem fazer a diferença na sua carreira. Empreendedorismo, inovação e liderança, hoje, podem ser estudados mais a fundo por empreendedores ou profissionais do mercado em cursos de aprimoramento profissional. Um ótimo exemplo disso é o programa executivo internacional de Management do LAIOB Experience na The University of Akron.

Realize seu pré-cadastro para conhecer mais sobre o curso e novas oportunidades de estudar no exterior com bolsas de estudo, confira:

Confira nosso artigo e saiba mais sobre o assunto.

Como empreendedorismo e inovação caminham juntos?

As pessoas com um perfil empreendedor gostam de ser livres para colocar em prática suas próprias ideias. É por isso que muitas delas não se dão muito bem em negócios engessados, como as franquias. Neste caso, a marca e os serviços já chegam com determinações prévias e não oferecem muita maleabilidade para mudanças e novidades que partam do proprietário do negócio.

O empreendedor é visto como muito mais do que mero empresário. Ele consegue identificar oportunidades que surgem quando menos se espera, inclusive dentro do seu próprio ambiente de trabalho. Ele é criativo, arrojado e não tem medo de reestabelecer estratégias que mudem totalmente o curso de seu negócio. E é por este motivo que ele consegue inovar.

Através de uma ampla visão de mercado, é possível envolver consumidores, fornecedores e parceiros em uma grande cadeia que promove a mudança na experiência de consumo. Deste modo, empreendedorismo e inovação caminham juntos e alcançam competência empresarial muito maior.

Qual é o perfil adequado para o empreendedorismo inovador?

A jornada para que empreendedorismo e inovação estejam presentes em um negócio é árdua. Os responsáveis por esta missão devem ter um comportamento exemplar diante de desafios de rotina, uma boa dinâmica interna e capacidade colaborativa. Somados esses requisitos, existem outras características que ajudam a alavancar a iniciativa inovadora:

Pensar além

Estar atento às necessidades do público e do negócio é fundamental para traçar ações futuras. É a partir dessa análise detalhada que ideias surgem e se transformam em soluções de sucesso.

Ética

Pensar além não quer dizer que você pode ultrapassar todos os limites do bom senso em busca de soluções mirabolantes. Para que a inovação funcione, é preciso respeitar valores e princípios que regem seu setor de atuação. É a partir disso que a sua organização conseguirá construir uma imagem pautada na credibilidade e na confiança.

Flexibilidade

Se abrir para o novo, receber feedbacks e opiniões e considerar diferentes pontos de vista são ações importantíssimas para conseguir inovar. Estar disposto a mudar é o ponto de partida para grandes feitos, especialmente em situações de negociação estratégica.

Compromisso

O empreendedor de sucesso deve ser extremamente comprometido com sua causa. Para tanto, é necessário estudar, investir em programas e cursos no exterior e ganhar bagagem. A imersão no Vale do Silício ou em Israel, por exemplo, são oportunidades que oferecem essa visão de mercado tão necessária e ajudam o empresário a manter o foco e a determinação naquilo que deseja realizar.

Foco no cliente

Por mais clichê que pareça, é muito importante ser próximo de seu público. Conhecer bem seus hábitos, costumes e preferências abrirá muitas portas para determinar direcionamentos e tendências inovadoras.

Objetivos claros

Empreender e inovar são ações que pedem objetivos muito claros para dar certo. Portanto, direcione seu trabalho para o que realmente importa. As idéias secundárias não precisam ser descartadas, mas podem esperar um pouco mais para serem colocadas em prática. Especialmente depois que os resultados de suas primeiras metas forem analisados com cuidado.

Como conseguir inovar em um negócio?

Você sabe que empreendedorismo e inovação é uma dupla eficiente em seu negócio quando sabe definir quais e como seus produtos ou serviços serão posicionados no mercado. A combinação de atitude e planejamento resulta sempre em algo inovador e, quando isso não acontece, é possível que o empresário não possa ser definido como empreendedor.

A função principal aqui é quebrar paradigmas e investir na transformação. Assim, um processo dinâmico começará a se formar e riqueza será criada. Quando citamos o termo riqueza, por sua vez, não significa somente gerar renda. Significa também formar valor para a marca e para o que está sendo vendido.

Neste ponto, é comum que surjam dificuldades. Infelizmente, vivemos em a educação e a cultura prepara a todos para atuar como empregados. É difícil, então, empreender e fazer valer a pena. E, mais difícil ainda, é inovar sem saber como proceder diante deste impasse. Empresas de renome mundial já consideram a colaboração interna e externa como um fator crítico para ser bem sucedido na inovação.

Equipes são treinadas e capacitadas para gerenciar e, principalmente, pensar. A Nokia e o Google são exemplos de empresas que defendem este conceito de inovação aberta: seus laboratórios buscam referências totalmente fora dos limites da empresa e com a ajuda de muitas pessoas notáveis. Uma ótima inspiração, não é mesmo?

O que se conclui desta relação?

É fato que empreendedorismo e inovação coexistem de forma íntima e interligada. A dupla é o grande fator de sucesso dos negócios atuais. Mais do que isso, o fracasso de uma empresa também pode ser determinado ao analisar a capacidade de inovação do empreendedor que encabeça a sua liderança.

Adaptar-se a tantas mudanças é imprescindível para vencer essa etapa e conseguir realmente inovar. E, é claro, a própria gestão do negócio não pode ser deixada de lado e deve estar totalmente inserida nesta questão. Do contrário, de nada adianta apresentar uma imagem ao consumidor que de forma alguma existe dentro do ambiente corporativo.

E você, está pronto para estabelecer este paralelo dentro de seus futuros planos? Se este artigo forneceu as respostas que você procurava sobre empreendedorismo e inovação, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Você pode inspirar outros empresários e mais empreendedores a darem valor e atenção especial a estes dois elementos tão importantes para o sucesso.