Dicas de Ted Talks para sua evolução profissional.

Blog Português (Brasil) Carreira Educação Executiva Empreendedorismo Estudar Fora

Para se obter sucesso na profissão, é essencial se manter motivado. É claro que uma boa motivação ou um grande avanço em uma pesquisa ajudam bastante nesse quesito.

Contudo, isso não são coisas que acontecem todos os dias e, mesmo assim, pode ser que ainda falte algo na vida do empreendedor, em qualquer área de atuação, para que se manter sempre entusiasmado.

Ouvir relatos e conhecer histórias inspiradoras sobre este assunto é uma forma de seguir em frente com maior tranquilidade. Conversar com colegas de trabalho mais experientes é sempre uma alternativa interessante. Mas é importante lembrar também que a internet é uma excelente fonte para esse tipo de conteúdo. É fácil encontrar os vídeos de TED Talks, palestras que atuam justamente com o objetivo de inspirar.

Confira agora uma lista com TEDs de motivação profissional que você deve assistir. Com certeza algum desses títulos poderá mudar a sua vida!

“The happy secret to better work” – Shawn Achor

Pouca gente tem essa percepção, mas a motivação profissional está intimamente ligada à nossa felicidade. Ela influencia não somente a sua produtividade diária, mas também o modo como você trabalha, lida com problemas e desafios e convive com seus colegas. Isso pode refletir até mesmo no desempenho geral da empresa.

Se você não está feliz, não se sentirá motivado, e se seu trabalho não te deixa feliz, isso é ainda mais grave. Caso se identifique com esse cenário, é hora de assistir ao TED de Shawn Acho, que aborda justamente essa questão. Ele alega que, quanto mais realizado e satisfeito você estiver em seu cargo atual, mais facilidade terá ao ter que encarar suas obrigações, por mais complicadas que pareçam a princípio.

“Grit: The power of Passion and Perseverance” – Angela Lee Duckworth

Ser inteligente e dedicado são características indispensáveis em qualquer profissão. Mas somente isso não basta, especialmente diante de um mercado competitivo e que enfrenta inúmeras mudanças a todo momento. Diante disso, é importante também ser apaixonado pelo que se faz, perseverante e corajoso.

E é isso que Angela Lee Duckworth fala em seu TED de motivação profissional. Ela é responsável por uma pesquisa que determina exatamente quão corajoso um profissional demonstra e consegue ser, e como isso interfere positivamente em sua trajetória de sucesso. É uma inspiração perfeita para quem está disposto a enfrentar seus medos e inseguranças e elevar de vez sua carreira.

“How to make a work-life balance work” – Nigel Marsh

Conciliar vida pessoal e profissional não é algo fácil. Contudo, todos nós precisamos encontrar esse equilíbrio de alguma forma. Do contrário, de nada adianta ter um bom emprego se problemas de foram atrapalham a todo momento suas atividades. É desafiador esse processo, mas não é impossível e é isso o que Nigel Marsh reforça neste TED.

Para ele, o funcionário perfeito consegue encontrar esse ponto de convergência de modo a manter sempre uma alta carga de produtividade. E quando tudo funciona bem dentro do ambiente de trabalho, além de motivação profissional é possível encontrar entusiasmo para realizar também outras atividades. Uma coisa reflete na outra e o resultado é ideal. As palavras do palestrante contêm o incentivo que você precisa para percorrer esse caminho.

“A kinder, gentler philosophy of success” – Alain De Botton

Sentir prazer em ocupar um cargo atual na empresa é algo que com certeza eleva a motivação profissional. Mas isso depende de uma série de fatores, como a postura da empresa em relação a seus funcionários e também como a maneira que o funcionário se vê ali dentro. Sobre a primeira parte, dificilmente podemos fazer algo de imediato. Mas sobre a segunda, é possível implementar uma mudança positiva.

Alain De Botton aborda, neste TED, uma discussão a respeito do merecimento daquilo que conquistamos diariamente em nosso trabalho. Além disso, ele fala também sobre a importância de se ter orgulho daquilo que faz e de reconhecer sua importância para os objetivos da companhia. Às vezes, nos desvalorizamos muito e isso acaba por gerar resultados muito ruins em nosso cotidiano.

“Can we all have it all?” –  Anne-Marie Slaughter

Anne-Marie Slaugther defende que a troca de experiências entre funcionários da empresa ajuda a desenvolver motivação profissional. Isso porque os colaboradores passam a contar mais uns com os outros, criam laços de identificação e percebem que fazer parte de uma equipe os torna pessoas ainda melhores.

Em seu TED, ela também pontua que quando esse laço se forma, a igualdade entre as pessoas também aumenta. Então, ainda que seja inevitável um contexto de hierarquia, não há a impressão de superioridade, que são coisas muito diferentes entre si. Em uma fala importante, a palestrante dá dicas de como estabelecer esse clima dentro da empresa e fazer com que todos se sintam felizes, confortáveis e seguros ali dentro.

“The Puzzle of Motivation” – Dan Pink

Por fim, vale citar Dan Pink e seu TED sobre motivação profissional. Nessa palestra, ele conta porque a motivação é um sentimento que merece ser cultivado dentro de cada um de nós. Porém, é preciso ter as razões certas para isso em mente. Por exemplo, não basta pensar apenas em salário, porque isso é algo passageiro. O ânimo aumenta e logo vai embora.

Outros motivos mais importantes estão em jogo quando o assunto é este. E alguns deles são bem particulares, pois variam de pessoa para pessoa e conforme o perfil e ambições de cada um. Para descobrir o seu, basta assistir e ver com o que você se identifica mais. Depois, é só trabalhar para se sentir mais motivado e satisfeito.

De fato, pode ser difícil manter a motivação profissional em alta. Mas para que esses períodos fiquem menos difíceis de serem enfrentados, lembre-se que assistir a um TED Talk que aborde o tema com delicadeza e objetividade pode ser a melhor saída. E não se esqueça: você tem o poder de transformar sua postura no trabalho, sempre para melhor, e alcançar todas as suas metas, então nunca se deixe abater.

Gostou dos TEDs dessa lista? Conhece algum outro para indicar também? Qual deles se aplica melhor em seu momento profissional? Compartilhe sua experiência nos comentários abaixo!