Sim, sabemos que o Google é o buscador mais famoso de todo o mundo. Quando temos uma dúvida ou precisamos de auxílio, a primeira ação é abrir o navegador para obter respostas.

Mas diante desse sucesso, a empresa se estruturou de uma forma muito mais ampla para oferecer também outros produtos e serviços.

Hoje, lidamos com o Google através de nossos e-mails, através de anúncios publicitários e até mesmo na interface de nossos celulares. Na rotina de trabalho de quem deseja empreender e construir seu próprio negócio, ele também pode se fazer presente de uma maneira muito útil. São dezenas de ferramentas apropriadas para otimizar processos e deixar a vida corporativa muito mais simples.

Quer conhecer as ferramentas do Google que estão ao seu alcance e descobrir como usá-las? Então acompanhe a leitura desse artigo e surpreenda-se com as possibilidades!

G Suite

O G Suite é uma das ferramentas do Google mais abrangentes. Ele reúne dentro de seu sistema todos os recursos tradicionais da empresa, como e-mail, armazenamento de dados e outros, mas um ambiente muito mais organizado. Mas como isso pode ser benéfico para um negócio? Simples: o Gmail pode ser a plataforma adotada em sua organização, assim como o Hangouts pode ser usado como recurso de bate-papo interno para facilitar a comunicação entre a equipe.

E tudo isso ficará de fácil acesso em um único lugar. A maioria das funcionalidades disponibilizadas no G Suite também vem com melhorias, como um campo para buscar conteúdos armazenados no Drive de forma prática. Na agenda, é possível compartilhar compromissos para alinhar o melhor dia e horário com outras pessoas. Ou seja, parece algo muito usual, mas na verdade é um leque de funções muito importantes para o bom funcionamento do cotidiano corporativo.

Google Adwords

O Google Adwords é, sem dúvida alguma, considerada como uma das ferramentas do Google mais populares. É ele que permite que anúncios de empresas apareçam em primeiro lugar nas buscas do site. A plataforma faz com que a sua divulgação esteja sempre no lugar certo e no momento certo, com o maior destaque possível desde que seu investimento cubra aquela proposta. Você pode gastar apenas centavos por dia e ter excelentes resultados quanto a isso.

A inscrição na plataforma do Adwords é grátis, e só há cobrança caso a publicidade funcione. Ou seja, será preciso que alguém clique no seu anúncio. Essa alternativa traz bastante visibilidade para o negócio, potencializa a chance de atrair mais clientes e ainda de gerar mais vendas. Banners de propaganda em páginas da internet e aqueles pequenos vídeos antes de vídeos do YouTube também são provenientes desse recurso.

Google Assistente

Até agora só tratamos de funções práticas, mas as ferramentas do Google estão cada vez mais modernas. A empresa tem apostado bastante em Inteligência Artificial, e utilizou essa tecnologia para criar sua assistente. Ela está disponível desde 2016, mas somente este ano adquiriu algumas funcionalidades novas que permitem conversas inteligentes para até mesmo ligar para lojas e realizar reservas de horários.

O esperado é que a assistente melhore ainda mais e consiga realizar conversas mais aprofundadas por telefone, como um ser humano. Isso afetará inclusive os negócios, que poderão trabalhar com mais agilidade em processos simples e eliminar bastante burocracia. Portanto, vale a pena já testar essa ferramenta, conhecer tudo o que ela pode fazer e aprender a utilizá-la da melhor forma. Assim, na medida em que ela evoluir, será possível aproveitá-la por completo.

Google Meu Negócio

Não há como negar que a presença online de um negócio hoje em dia é indispensável. Um cliente que encontra sua empresa na busca tem chances de visitar a sua loja em até 24 horas. Então, como fornecer as informações de forma fácil para que ele efetive essa ação? O Google, para variar, tem a solução: o Google Meu Negócio, outra ferramenta importantíssima para quem deseja se aventurar pelos campos do empreendedorismo.

Basta acessar a página inicial da plataforma e pronto. Você insere informações básicas sobre seu negócio, como site, endereço, horário de funcionamento e fotos. Com um perfil atrativo, você aumenta ainda mais a curiosidade do usuário e já fornece tudo o que ele precisa de uma vez só, sem que ele precise adentrar em muitas outras buscas e acabe perdendo o interesse pelo que você oferece. De uma simplicidade imensa, e de uma eficiência maior ainda.

Google Lens

A ferramenta Google Lens chegou para impactar o modo de fazer pesquisas e o Marketing Digital. Ela se trata de um buscador, que funciona através da câmera do celular. O recurso também foi desenvolvido com a ajuda da Inteligência Artificial, que capacita o dispositivo móvel Android a interpretar qualquer coisa que lhe seja apontada. Ou seja, se o usuário apontar para um estabelecimento comercial, as informações sobre o local aparecerão na tela.

Ou, se for apontado para uma flor, informações sobre espécies e floriculturas próximas para adquiri-la serão repassadas. Para completar, a ferramenta também trabalha como tradutor: mire em qualquer coisa em outra língua e automaticamente você saberá o que significa aquilo no seu idioma. Esse é tido como um dos recursos mais completos já inventados pelo Google, uma vez que serve tanto para empresas como para consumidores. Com ele, não haverá espera ou demora para obter qualquer tipo de dado, o que é crucial para o mundo em que vivemos hoje, repleto de novidades e transformações a cada segundo.

Infelizmente, esse artigo ainda é muito pequeno para expor tantas outras ferramentas do Google. Com toda certeza, essa lista ainda há de crescer mais e mais nos próximos anos, visto que a empresa já é referência mundial em ambiente de trabalho e conquista colaboradores cada vez mais qualificados e empenhados e trazer soluções vantajosas para a população empreendedora ao redor do mundo.

E por falar em empreender, este artigo mostrou várias ferramentas que podem ou poderão contribuir com a evolução de qualquer negócio. Se você se interessa em ter a sua própria empresa, é chegada a hora de descobrir se vale mesmo a pena empreender e apostar nisso diante de um cenário repleto de mudanças e novas tendências.