Como estudar fora Liderança?

Blog Português (Brasil)

O interesse por cursos profissionalizantes no exterior tem crescido cada vez mais. Afinal, ter uma experiência como essa no currículo faz toda a diferença para conseguir uma contratação, promoção ou mesmo outro emprego. O mercado de trabalho não está apenas competitivo. Ele segue também cada vez mais exigente, e seu maior foco no momento está nos cargos voltados para gestão e liderança.

Deste modo, o assunto se configura como um dos mais procurados por quem pretende obter uma nova certificação. A área, além de ser muito abrangente, é necessária em diversos setores de atuação. Para completar, os programas que oferecem bolsa de estudos costumam priorizar aqueles que têm perfil de líder e habilidades bem desenvolvidas para gerir processos.

Se você se identifica com essas características, leia este artigo agora mesmo e descubra como você poderá estudar fora Liderança. Este, com certeza, será um excelente investimento para a sua carreira!

O que é abordado em um curso de Liderança?

Estudar fora Liderança é direcionar um olhar mais aprofundado para essa tão difícil missão. Através de simulações, visitas a empresas e reuniões com grandes líderes, as capacidades de liderar são desenvolvidas de acordo com o campo de estudos escolhido. Entre os que são mais populares estão as formações em Direito, Psicologia e Neurociência, Negócios, Engenharia, Arquitetura, Educação e Diplomacia Internacional.

De acordo com o programa do curso, o aluno poderá ter acesso a diversas disciplinas como orçamento, planejamento, gestão de projetos, desenvolvimento de produtos e treinamento de equipes. Todas elas, na prática real de uma organização, se transformam em tópicos que só conseguem ser validados com a presença e orientação de um líder.

Contudo, muito além de traçar boas estratégias e visão de mercado, o curso também aborda o aperfeiçoamento das características de Liderança. Ou seja, o estudante terá a oportunidade de trabalhar sua criatividade, motivação, comunicação, capacidade de delegar e executar tarefas, gestão de tempo e a sua confiança em ocupar um posto tão importante.

Por que vale a pena estudar fora Liderança?

Um dos maiores benefícios de estudar fora Liderança é o conhecimento de mercado adquirido. Durante os módulos oferecidos pelo curso, os gestores conhecem ainda melhor a realidade de empresas de porte internacional e como é a atuação de seus líderes para uma administração de sucesso. As técnicas absorvidas poderão ser aplicadas futuramente em sua rotina de trabalho e trazer um grande diferencial para a empresa.

Como a principal característica de Liderança desenvolvida nesta oportunidade é o estímulo ao reconhecimento de talentos e crescimento profissional, o aluno também aprende a inovar no quesito. Ao conhecer pessoas e ambientes diferentes do que está acostumado, ele percebe que a inovação é extremamente importante para destacar e qualificar outros profissionais. E, através deste pensamento fora da caixa, ele consegue implementar estratégias que criarão muito mais engajamento à cultura organizacional de seu local de trabalho.

Por fim, o conhecimento adquirido em uma instituição estrangeira é muito valorizado no mercado nacional. Isso acontece porque quem se propõe a passar um tempo no exterior para estudar demonstra aptidão para ter contato com novas oportunidades, novas culturas e novos aprendizados. E essa destreza para absorver o novo é também uma função muito apreciada nos líderes empresariais.

O que é preciso para fazer o curso no exterior?

Como na maioria dos cursos profissionalizantes no exterior, estudar fora Liderança requer domínio da língua inglesa. Em alguns casos, a instituição de ensino exige a apresentação de resultados de exames de proficiência, como o TOEFL 80 e o IELTS 6.5. Portanto, se você ainda tem dificuldades com o idioma, é válido considerar a oportunidade de estudá-lo em um curso específico antes.

O estudante não precisa ter ainda concluído sua graduação, mas deve estar ciente de que precisará de tempo para ficar longe do Brasil. Em geral, os cursos de Liderança têm duração a partir de 36 semanas e a idade mínima do aluno deve ser de 18 anos. Os programas de bolsa de estudos, por outro lado, costumam divulgar em seus editais o perfil exato que procuram, com idade, experiência profissional e histórico escolar.

Todos os documentos deverão ser devidamente traduzidos para o inglês. Como o líder tem um trabalho também de cunho social e empático, aplicar para o curso com ou sem bolsa costuma exigir pelo menos duas cartas de recomendação profissional. Através do relato, será possível atestar se o candidato está apto para aperfeiçoar suas habilidades de Liderança e ele será devidamente encaminhado para a matrícula final.

Como escolher o melhor treinamento de Liderança?

Estudar fora com segurança e sem desperdício de dinheiro demanda muita pesquisa. Você pode contar com a ajuda de agências de viagem ou instituições de ensino no Brasil que tenham parceria com universidades no exterior. Mas também é importante buscar a opinião de quem já participou e verificar as indicações da sua rede de contatos.

Não se esqueça de confirmar a reputação da instituição escolhida. Algumas delas fornecem treinamentos e cursos específicos para Liderança, enquanto outras atuam de forma segmentada em diversas áreas. É essencial escolher a que se adequa aos seus interesses e que acrescenta ainda mais à sua vivência profissional.

Avalie também o preço do curso. Pelo fato de a maioria deles ter uma duração mais curta, é comum que os custos de acomodações não estejam incluídos no valor final. Para intensificar ainda mais a sua experiência, você pode procurar oportunidades de se hospedar na casa de nativos ou mesmo em alugar um local para dividir com outros colegas e aproveitar para conhecê-los melhor. Em ambos os casos será possível criar um networking maior e se aproximar ainda mais dos hábitos locais.

Estudar fora Liderança é, certamente, um grande desafio. Porém, os benefícios agregados a esta prática gera uma bagagem valiosa para seu futuro, e para o futuro de qualquer organização da qual você venha a fazer parte. Então, comece agora mesmo a pesquisar e saia da sua zona de conforto: ter iniciativa também faz parte da personalidade de um líder.

Este post foi útil para você? Pensa que alguma observação interessante pode complementar o artigo? Possui experiência na área de Liderança e terá a chance de estudar fora? Aproveite os comentários abaixo para deixar a sua opinião!