Como encontrar uma necessidade de mercado?

Inovar e empreender são processos que, além de caminharem juntos, compreendem etapas muito importantes. A principal delas é encontrar uma necessidade de mercado. Isso porque é a partir da identificação de uma oportunidade que novas direções surgem para levar a uma solução, que deve ser a essência de seu negócio.

Para tanto, existem vários fatores que precisam ser analisados, desde as possibilidades de execução até a validação do público. Mas então, o que é preciso fazer para conhecer melhor essas brechas no cenário mercadológico? Ferramentas e recursos não faltam. Em um mundo tão conectado, ouvir a voz do consumidor é mais fácil do que se imagina, mas é preciso se concentrar nas técnicas corretas para identificar necessidades com maior assertividade.

Quer saber como fazer tudo isso e ter ótimos resultados? Então, acompanhe esse artigo com atenção e tire a sua ideia do papel agora mesmo.

Comece pela análise de pesquisas já existentes

A internet e diversos tipos de outras mídias disponibilizam muitas pesquisas que podem ser o ponto de partida para encontrar uma necessidade de mercado. Grandes empresas estão sempre de olho nas últimas tendências e nos comportamentos atuais de consumo, e costumam publicar alguns estudos a respeito desses assuntos.

Isso contribui para que você identifique com quem pretende lidar e como deve se posicionar para estabelecer um contato satisfatório. Conhecer o perfil de seu público é importante, e nada melhor do que ter acesso a fontes confiáveis que já sabem muito bem do que estão falando. Mas a importância dessa análise vai além.

Com elas, você conseguirá ter uma visão mais ampla do mercado, filtrar tendências mais expressivas e iniciar um caminho investigativo para descobrir como você pode se destacar dentro dele. Em suma, você poderá moldar uma ideia pré-estabelecida de acordo com suas percepções, para que ela seja mais bem-sucedida, ou ainda criar um novo projeto do zero, baseado em novas premissas igualmente interessantes para que seu negócio realmente dê certo.

Realize suas próprias pesquisas para encontrar uma necessidade de mercado

Agora é a hora de colocar a mão na massa e realizar suas próprias pesquisas para encontrar uma necessidade de mercado específica. Elas são um pouco mais complexas, porque precisam ser quantitativas ou qualitativas: enquanto o primeiro tipo visa expressar numericamente determinados padrões, perfis e tendências, o segundo permite absorver comportamentos e motivações que dão forma a uma necessidade.

Todos esses detalhes são fundamentais para quem deseja abrir caminho para que o público realmente escolha seu negócio nesse momento, não por senso de urgência, mas porque gosta e confia naquilo que é oferecido. Você poderá descobrir o que ele compra, quando ele compra, por que ele compra e onde ele busca informações para definir esses pontos.

Lembre-se de que a necessidade de mercado nem sempre exige a criação de um novo produto. Ela pode estar ligada ao desenvolvimento de uma nova embalagem, à uma transmissão mais precisa de informações ou a um posicionamento mais eficiente da marca. Mantenha a mente sempre aberta para identificar qual será seu caso e para conseguir explorá-lo ao máximo em busca de uma boa solução.

Investigue a opinião de consumidores

A internet é, sem dúvidas, um grande banco de dados repleto de possibilidades para quem quer encontrar uma necessidade de mercado. Hoje, o consumidor expressa sem medo todas as suas opiniões e desejos em seus perfis de redes sociais, em blogs e até mesmo nos sites das empresas. Por isso, é muito importante acessar cada um desses canais e reunir comentários e observações construtivas que possam ajudar em seu trabalho.

Explorar esse posicionamento online é também uma forma de chegar a necessidades que estão localizadas em grupos muito específicos. Por exemplo, imagine que sua atuação está no campo da estética, com foco em mulheres grávidas. A rede abriga uma série de fontes de apoio para as futuras mamães, que precisam compartilhar seus problemas, transformações e necessidades para encontrar uma solução adequada.

É importante, porém, saber onde procurar. De nada adianta fugir de sua área primordial de interesses e tentar partir para outra opção se este não é seu nicho. Seja realista com a sua proposta e mantenha-se firma na busca por mais respostas. Com um pouco de paciência, você pode descobrir informações que nem mesmo julgava essenciais.

Inspire-se em cases de sucesso

Depois de tanta pesquisa, ainda há um item a se cortar dessa lista: os cases de sucesso. Procure por marcas que você admira ou que costuma consumir e veja que todos os seus produtos ou serviços mais famosos passaram por todas essas etapas até chegar ao sucesso. Essa caminhada foi possível somente porque uma boa necessidade de mercado foi identificada rapidamente e a oportunidade foi bem aproveitada.

Inspire-se nesse caso e tente aplicar hipoteticamente em sua realidade. Ainda que cada situação seja diferente, será possível planejar melhor seus próximos passos e aguçar suas habilidades de percepção acerca do macro ambiente da área na qual você pretende se estabelecer. Não se esqueça de que empreender é sim um desafio, mas que ele pode ficar mais fácil quando você reconhece que pode fazer algo diferente em um cenário já saturado.

Observe também que, em alguns casos, a necessidade existia já há algum tempo, mas o público não tinha total consciência disso. Ou seja, deve partir de você a iniciativa para conseguir acertar seu negócio de modo a surpreender e a atender adequadamente um consumidor ainda em dúvida a respeito do que realmente precisa. Então, faça com que ele entenda a própria necessidade e use essa oportunidade para fazer e acontecer.

Como é possível perceber, encontrar uma necessidade de mercado não é algo fácil, pois exige bastante dedicação e uma análise profunda de inúmeros fatores. Contudo, quem tem perfil empreendedor consegue executar cada um desses passos com maestria e pode até mesmo moldar sua ideia para transformá-la em algo ainda melhor do que foi inicialmente planejado.

Concorda que isso é possível? Conhece outras formas de identificar necessidades de mercado que sejam eficientes e assertivas? Como você colocaria essas medidas em prática? Comente e contribua com seu conhecimento para os leitores de nosso blog.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *