Como é um MBA no exterior a distância?

Blog Português (Brasil) Educação Executiva Estudar Fora

Muitos profissionais desejam realizar um MBA no exterior, mas acabam desistindo do sonho por vários motivos: custos elevados, tempo indisponível para viver em outro país e emprego fixo no Brasil são alguns dos principais. Esperar pelo momento certo para que isso possa ser feito é realmente difícil e adiar os planos por um longo período pode acarretar na desistência de aprimorar o currículo.

As universidades, porém, estão cientes desta realidade. Por isso, começaram a levar em conta todos os fatores e hoje oferecem a modalidade EAD, ou Educação a distância, para boa parte de seus cursos de pós-graduação. Agora, é possível realizar um MBA no exterior a distância e ter contato com o mesmo ensino de excelência ministrado em aulas presenciais. A modalidade há muito tempo não é mais vista com desconfiança e conquista mais e mais adeptos a cada dia.

Quer saber como este tipo de curso funciona? Então acompanhe o restante do artigo para mais detalhes — e prepare-se: esta pode ser exatamente a oportunidade pela qual você estava esperando!

Quais são os requisitos de um MBA no exterior a distância?

Assim como em um MBA presencial, o MBA no exterior a distância exige algumas documentações específicas. Primeiro, o candidato deve apresentar seu histórico acadêmico para comprovar suas notas, realizar a prova de proficiência da língua e também enviar cartas de recomendações e redações. Mas em seguida, as exigências passam a ser um pouco mais específicas devido à natureza do curso. Por ser ministrado online, é preciso ter um bom computador com acesso à internet para realizar e postar as atividades necessárias.

Algumas instituições de ensino também exigem que o aluno relate seus horários de disponibilidade e pedem que algumas datas sejam reservadas para tarefas presenciais, como provas e apresentação de trabalhos. Por vezes, determinado número de aulas também deve ser assistido presencialmente e, em todos os casos, a dissertação, tese ou TCC também deve ser defendida desta maneira. Esta questão, porém, não deve ser de todo preocupante.

Nem sempre os alunos precisam viajar para fora do país e frequentar de fato a universidade. Conforme as determinações estabelecidas por cada escola, consulados, embaixadas e outros polos de apoio a este tipo de ensino podem representar a instituição e receber o estudante para esses fins. Porém, é fundamental pesquisar a respeito das universidades que cedem essa permissão, caso ir para o exterior em algum momento seja realmente inviável para você.

Como as atividades são feitas?

Normalmente, as universidades que oferecem MBA no exterior a distância disponibilizam aos alunos acesso a uma plataforma virtual. Como a premissa do curso é o estudo de casos, existem fóruns para destinados para discussão, interação e resposta de questionários. Os professores ficam disponíveis em determinados horários para tirar dúvidas e fornecer orientações específicas sobre as atividades.

Algumas vezes por semana, os alunos também participam de videoconferências ao vivo para complementar esta integração. Nessas oportunidades, os estudantes têm a oportunidade de testar suas habilidades de negociação e vivenciar o universo corporativo. Existem também atividades que devem ser produzidas e enviadas por e-mail para correção. Tudo isso tem um prazo acirrado para ser feito e, caso a data seja perdida, os pontos não são distribuídos e a carga horária fica incompleta.

Portanto, é fundamental ter bastante disciplina e ficar atento a horários e dias da semana. Com a modernização da modalidade EAD, certas universidades desenvolvem um aplicativo para celular com a versão responsiva desta plataforma. Assim, o aluno pode levar suas aulas para qualquer lugar, acessá-las de qualquer horário e evitar enfrentar qualquer impasse que possa prejudicar o seu desempenho durante o curso.

Qual é a validade do diploma de EAD estrangeiro?

Quem decide realizar um MBA no exterior a distância deve ter em mente que seu diploma ainda não é reconhecido automaticamente no Brasil, assim como no caso do Mestrado. Neste caso, o documento precisa passar por um procedimento de revalidação que permite sua oficialização em nosso país. Esta, porém, não é uma exclusividade da modalidade EAD. Certos cursos presenciais feitos no exterior precisam enfrentar as mesmas exigências, então não desista da oportunidade por este motivo.

O processo leva alguns meses para ser concluído. O estudante deve levar seu diploma até o departamento de pós-graduação de uma universidade brasileira, mas ele precisa representar sua área ou campo de estudos no exterior. Também é importante verificar se esta universidade é devidamente credenciada para realizar a revalidação, para não perder ainda mais tempo tendo que refazer todos os trâmites.

A universidade, então, fará a verificação de equivalência das disciplinas para confirmar se o diploma poderá ser usado no Brasil. Por vezes, o aluno precisa completar sua grade curricular com mais aulas ou realizar provas presenciais para garantir a validade do processo. É importante respeitar as normas impostas, pois existe o risco de a instituição recusar a validação. Neste caso, o aluno pode tentar o processo novamente em outra escola depois de alguns meses.

Qual é o valor deste tipo de curso?

Apesar de toda a comodidade e conforto para fazer um MBA no exterior a distância, a diferença de preços em relação a um curso presencial não é tão diferente. Especialmente se aulas e provas presenciais forem obrigatórias de serem feitas em outro país. Sendo assim, é interessante avaliar seus recursos para ter a certeza de que outros fatores compensam esta questão e tornam esta opção a melhor.

Países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, França e Portugal possuem MBAs dentro da modalidade EAD, então talvez seja interessante verificar se países de menor distância apresentam valores mais baratos e processos mais rápidos para ingressar no curso. De qualquer forma, certifique-se também de que sua escolha corresponde às suas ambições profissionais, pois o custo-benefício pode valer a pena e compensar outros pequenos pontos que não têm tanta importância assim.

E então, depois de todas essas informações, qual é a sua opinião sobre cursar MBA no exterior a distância? O que você acha deste método de ensino? Teve algum contato com EAD e possui uma experiência interessante para contar? Deixe um comentário aqui no blog.