Como é o ambiente de uma startup?

No mundo corporativo, é comum encontrar empreendedores de terno e escritórios sérios, com uma decoração elegante e formal. Mas acredite: este formato está cada vez mais fora de moda. Afinal, a globalização exige que todo mundo seja menos “quadrado” e mostre mais disponibilidade em aderir percepções modernas e socialmente importantes. Por isso, agora esse ambiente caminha para se transformar em um local mais leve, descontraído e harmonioso.

Esse é o conceito por trás do modo de trabalho de uma startup, que ganha vem ganhando mais adeptos ao redor do mundo conforme se dissemina. Como geralmente conta com profissionais jovens na equipe, essas empresas têm um espírito que acompanha esse perfil, mas sem perder o propósito de negociação, liderança e inovação. O resultado disso são colaboradores mais entusiasmados e engajados em seus projetos, além de soluções mais criativas e diferenciadas.

Gostou dessa proposta? Então continue a leitura deste artigo para saber exatamente como é o ambiente de uma startup. Quem sabe ele não pode fazer parte da sua realidade também? Com essas características seguidas a risca, é possível!

Start-up Business Team Working in Office

Flexível e agradável

Uma startup tem total flexibilidade de horários. Afinal, a empresa costuma apreciar bastante que seu colaborador tenha uma vida pessoal ativa e saudável. Por isso, cada um tem total autonomia para definir seus horários de atuação sem sacrificar outras coisas que também são importantes, como a família e os estudos.

Por este motivo, o ambiente de uma startup é bastante agradável. Os funcionários atuam de acordo com seus limites, são muito mais produtivos e desenvolvem convivência leve e sem cobranças. O importante mesmo é nunca deixar de cumprir as responsabilidades e saber que, mesmo trabalhando quando se quer, prazos devem ser cumpridos e projetos precisam ser finalizados.

Aberto e colaborativo

Sabe aquela história de ficar isolado em uma sala ou em uma baía? Dificilmente você encontrará algo do tipo em uma startup. Como o trabalho colaborativo é de suma importância, o ambiente é bem aberto e com bastante espaço para que os funcionários circulem, mudem de sala e interajam entre si.

Isso porque essa integração é que permite a troca de ideias e o estímulo da criatividade para a criação de novas funções. É claro que algumas etapas serão realizadas individualmente, mas ainda assim nada impede que ajuda seja pedida ou que uma dúvida seja tirada. É por isso que o ambiente de uma startup é considerado tão inovador, assim como os projetos que brotam dele.

Diversificado e inclusivo

Embora seja mais comum encontrar jovens no ambiente de uma startup, esse é um conceito que também tem passado por mudanças. Agora, essas empresas abrigam profissionais de todas as idades, com experiências e perfis diferenciados justamente para agregar mais valor a ideias e soluções.

Há bastante estímulo para que opiniões sejam dadas e o melhor: elas são realmente ouvidas. A união dos pontos de vista torna o local mais inclusivo, uma vez que o respeito é sempre incentivado. É impossível sair de uma startup sem ter uma visão de mundo mais ampla, tolerante e rica.

Inovador e digital

A tecnologia é o principal alicerce de uma startup. Ou seja, seu ambiente por si só já é repleto de artefatos e recursos tecnológicos. Por lá, respirar tecnologia é fundamental, pois ela é que permitirá que projetos e soluções tomem forma fora do papel. Além disso, é fundamental que os próprios colaboradores entendam todas as possibilidades que ela oferece.

Essa vivência é importante também para que se defenda uma proposta perante os clientes. Muitos são leigos e precisam receber um material acessível, bastante mastigado, para que entendam e adotem o produto ou serviço. Então, nada melhor do que usá-lo diariamente para aprender como torná-lo mais objetivo e simples.

Cultura organizacional linear

Ainda que a cultura organizacional de uma startup mude ao longo dos anos, seus valores e princípios permanecem. Dessa forma, os funcionários aderem com mais firmeza a seus processos e se adaptam melhor ao ambiente de trabalho: eles sentem mais segurança, compreensão e respeito dentro do local.

Além disso, as cabeças por trás da startup estão realmente preocupadas em manter o ambiente agradável. Sendo assim, continuam em uma busca constante por melhorias e benefícios para não deixar que a cultura fique estagnada ou mude para pior. Não é à toa que tantas pessoas trabalham durante tanto tempo dentro de uma empresa assim.

Colaboradores em primeiro lugar

As startups de sucesso têm outra qualidade muito especial no que diz respeito a seus funcionários: a preocupação. No sentido de que a empresa se importa realmente com o que seus colaboradores pensam dela, o ambiente de uma startup procura sempre deixá-los à vontade, oferecer materiais de trabalho adequados e contar com um clima leve e descontraído.

Tudo isso para que todos se sintam orgulhoso de participar dos projetos e de fazerem parte da organização. É inevitável lidar com pressão e senso de urgência, mas o que é possível realmente ser colocado em prática para tornar esses períodos mais toleráveis e menos pesados, realmente é feito com grande empenho e dedicação.

Por fim, é importante mencionar que embora pareça perfeito, uma startup também é cheia de impasses e imprevistos, como qualquer outra empresa. A diferença é que por aqui, a maneira de lidar com isso é diferente e é isso o que faz o ambiente ser tão atrativo e se sobressair em meio aos outros. Desafios existem em qualquer lugar em que você puder trabalhar, mas estar em um local que fornece apoio suficiente para que você o supere reflete de forma muito mais positiva em seus resultados.

Viu só como o ambiente de uma startup sai na frente de muitas empresas engessadas e tradicionais por aí? Mudar de algo obsoleto para algo totalmente novo é um processo demorado e desafiador, mas não é impossível. As startups já estão tomando conta do mundo inteiro, e é importante para que outras corporações acompanhem essa evolução se quiserem continuar firmes no mercado. Vale a pena se inspirar!

Ficou ainda mais interessado nesse modo de trabalho e tem vontade de abrir uma startup? Então aprenda aqui o que é preciso para que esse sonho se materialize e boa sorte!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *