Como dar um UPGRADE no currículo

Em tempos de crise, o mercado de trabalho fica mais exigente. Por isso, é fundamental manter o currículo sempre atualizado, pois nunca se sabe quando uma grande oportunidade pode surgir. Além disso, ter um bom histórico profissional e acadêmico é o que chama a atenção de um recrutador em meio a tantos concorrentes.

Você pode incluir nesse documento tudo o que julgar interessante, inclusive projetos realizados a parte de sua vida profissional. Lembre-se que as empresas têm interesse em quem pode ir mais longe do que aquilo que é proposto dentro do ambiente corporativo, então vale a pena destacar todas as suas qualidades, habilidades e conhecimentos.

Quer saber um pouco mais sobre como dar um upgrade no seu currículo? Então esse artigo foi feito para você! Prossiga com a leitura e descubra sugestões para se especializar e acrescentar em sua lista de capacidades.

Entre para um curso de idiomas

Falar uma segunda língua é de extrema importância hoje em dia. O mundo corporativo está cada vez mais globalizado, e não é difícil ver empresas expandindo seus serviços para o exterior. E vice-versa: o Brasil também recebe muitas organizações internacionais e se você deseja mudar de emprego ou tentar uma vaga para esse tipo de companhia, não pode escapar de um curso de idiomas.

O inglês é o principal e o indispensável. Mas a depender de seu campo de atuação, vale também procurar outras línguas que podem ser bem utilizadas no contexto. Se há pouco tempo para aprender, não se preocupe! Existem cursos de curta duração e intensivos que trazem excelentes resultados, tanto aqui no Brasil quanto em outros países, como Estados Unidos e Canadá. Estude suas possibilidades e coloque essa meta em prática para garantir um upgrade no seu currículo.

Faça cursos de pós-graduação, especializações e MBA

A graduação é, de fato, muito importante de ser mencionada em seu histórico. Contudo, é muito importante prezar uma formação continuada. O upgrade no seu currículo vem quando você se dedica a fazer cursos de pós-graduação, especializações, mestrado ou MBA. Isso significa que você demonstra interesse em se aprofundar na sua área e buscar mais aprendizado.

Procure por boas instituições de ensino, que tenham um bom reconhecimento no mercado. Outra excelente alternativa é apostar em intercâmbio e partir por algum tempo para estudar fora do país. Embora a dedicação tenha que ser exclusiva, isso não significa que você tenha que abandonar seu emprego, caso já tenha um. Conversar na empresa é uma boa saída para combinar o que pode ser feito e mostrar a ela que você está interessado em trazer novidades e soluções diferentes para sua função. Acredite, ter um diploma internacional em mãos faz toda a diferença tanto para quem procura emprego, quanto para quem já tem o seu garantido.

Participe de eventos em sua área de atuação

Participar de eventos voltados para sua área de atuação tem duas vantagens importantes: dar um upgrade no seu currículo e ampliar sua rede de contatos. Ao estar inserido neste tipo de ambiente, você atualiza seu conhecimento, fica por dentro das últimas tendências do mercado e ainda tem a oportunidade de estar perto de outras pessoas com os meus interesses e objetivos que você.

Procure se envolver em eventos de porte regional, nacional e internacional para se aproximar ao máximo de todas as realidades possíveis. Acrescentar essas participações em seu currículo mostra que você está poder dentro de tudo o que acontece no momento, está disposto a continuar a evoluir profissionalmente e que não tem medo de interagir e circular em seu meio. Distribua seus cartões, anexe o endereço de seu LinkedIn e vários interessados pelo seu novo currículo podem aparecer.

Aposte em trabalho voluntário

Não se engane, o trabalho voluntário conta bastante para dar um upgrade no seu currículo. Uma pequena ação que você coloque em prática algumas vezes no mês já ilustra a sua proatividade e o valor que você dá ao bem coletivo. Para completar, ainda reafirma a sua facilidade para trabalhar em equipe e atender diferentes perfis e necessidades.

Se você tiver a oportunidade de estudar fora do país, essas oportunidades são ainda mais fáceis de conseguir e trazem um contato mais aprofundado com outras realidades e dificuldades. Além de ser também uma oportunidade ótima para treinar a língua e se habituar ao país. E não é preciso fazer muito: veja o que você domina e sabe fazer de melhor e se organize para repassar esse conhecimento a que não teve as mesmas chances que você.

Valorize o que você sabe

De tudo o que fazemos, é possível tirar uma lição. E isso deve ser incluído em seu currículo para dar um upgrade. Não importa se, por exemplo, você teve uma experiência profissional em uma área de atuação que não é mais a sua. Se você esteve lá, conseguiu extrair algum tipo de aprendizado e sabe que eventualmente ele poderá ser colocado em prática, então é válido e você ainda demonstra mais versatilidade.

Por fim, não se esqueça de que manter seu currículo atualizado com agilidade é a melhor forma de fazer com que o que você anda fazendo chegue ao conhecimento de empresas e recrutadores. Preencha as redes sociais, tenha a versão digital e impressa sempre em dia e nunca deixe de colocar aquilo que é importante. Com uma pequena pesquisa na internet, você encontra até mesmo modelos mais dinâmicos e objetivos para resumir sua experiência sem deixar de valorizar os pontos mais importantes.

Não se esqueça: o mundo corporativo caminha a passos rápidos e você não pode ficar para trás. Dar um upgrade no seu currículo deve ser uma prática constante, sem intervalos muito longos, mesmo que você esteja desempregado ou de férias. Tenha foco em seu futuro e disposição para encarar seus objetivos profissionais. Essa dedicação transforma qualquer um em uma pessoa bem-sucedida e que merece se tornar referência naquilo que faz.

E então, o que achou dessas dicas para dar um upgrade no seu currículo? Qual delas considera indispensável? E quais você já colocou em prática? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *